Já naquela época, 1982, o próprio Plano Nacional de Desenvolvimento (II
PND), 1975/1979, e o Plano Setorial de Educação e Cultura (III PSEC),
1980/1985, davam o devido respaldo ao interesse do Ministério, apontado o
uso das tecnologias educacionais e dos sistemas de computação como
possíveis instrumentos catalisadores de vantagens para melhoria da
qualidade da Educação e que era importante manter-se em dia com os
progressos na área mediante a atualização de conhecimentos técnico-
científicos (MORAES, 1993, p. 18).
Esta citação mostra que mesmo se a Informática fosse inserida na
Educação como uma forma de termos autonomia, havia uma crença de que a
inserção de tal tecnologia
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, fosse capaz de garantir uma melhor qualidade no
processo do ensino e da aprendizagem. Para definir o que é a tecnologia,
procuramos uma explicação cientifica colhendo informações em uma dissertação:
Tecnologia:teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos,
métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade
humana. A origem da palavra tecnologia, na sua etimologia, está na palavra
grega tekhnología, que significa: “tratado ou dissertação sobre uma arte,
exposição das regras de uma arte”, pois é formada a partir do radical grego
tekhno que vem de tékhné que significa: “arte, artesania, indústria, ciência” e
do radical grego -logía que vem de logos, que significa: “linguagem, proposição
(ZACARIOTO, 2004,p.36)
A rigor, toda atividade que possa ser utilizada como “facilitadora”, ou como
meio para proporcionar ao educando uma melhor integração entre o saber tácito e
o saber cientifico a fim de que este se integre a sua realidade, não ocorre pela
técnica ou como um recurso simplesmente, mas devido a uma mudança estrutural
na maneira utilizada para modificar as relações entre professor e aluno e entre
8 Como podemos compreender a palavra Tecnologia, que muitas vezes é motivo discussão
resolvemos adotar o significado proposto pelo Mestrando William Antonio Zacarioto na sua
dissertação apresentada ao Mestrado em Educação, PUC- Campinas, 2004, na qual Chaves (1999)
observa que o termo “tecnologia” se refere a tudo que se inventou, tanto artefatos como métodos e
técnicas, para estender a capacidade física, sensorial, motora ou mental do homem, facilitando e
simplificando o seu trabalho, enriquecendo suas relações interpessoais, ou simplesmente lhe dando
prazer.
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