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instrumentalizar o aluno para o livre trânsito entre esses gêneros para que possa se
apropriar do conhecimento produzido pela humanidade, acredito ser possível, no
ensino de língua portuguesa, aliar os gêneros do discurso e as formas gramaticais
(sintáticas) como instrumentos didáticos, para uma contextualização do ensino de
língua (teoria-prática) e, por conseguinte, para uma aprendizagem significativa
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da
língua portuguesa – quando, então, novos conhecimentos passam a significar algo
para o aprendiz e o capacitam para explicar situações com suas próprias palavras,
para resolver problemas novos, enfim, quando, então compreende –, o que também
contribuiria para o desenvolvimento das habilidades requeridas para a formação de
conceitos nas demais disciplinas do Ensino Fundamental, já que é por meio da
língua que representamos e atribuímos sentido ao mundo que se nos dá a conhecer.
Segundo Bakthin (2003),
todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso
da linguagem. Compreende-se perfeitamente que o caráter e as
formas desse uso sejam tão multiformes quanto os campos da
atividade humana, o que, é claro, não contradiz a unidade nacional
de uma língua. O emprego da língua efetua-se em forma de
enunciados
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(orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos
integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses
enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de
cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo
da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais,
fraseológicos e gramaticais da língua, mas, acima de tudo, por sua
construção composicional. Todos esses três elementos – o conteúdo
temático, o estilo, a construção composicional – estão
indissoluvelmente ligados no todo do enunciado e são igualmente
determinados pela especificidade de um determinado campo da
comunicação. Evidentemente, cada enunciado particular é individual,
mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos
relativamente estáveis de enunciados, os quais são denominados
gêneros do discurso.
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A aprendizagem significativa, conforme Ausubel (apud Moreira, 1987), se caracteriza pela interação
entre os novos conhecimentos e aqueles especificamente relevantes já existentes na estrutura
cognitiva do sujeito que aprende.
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Conceito situado pelo próprio autor no campo da parole saussuriana, que significa o ato de
enunciar, de exprimir, transmitir pensamentos, sentimentos, etc. Bakhtin, segundo seu tradutor, usa
indiscriminadamente os termos enunciado e enunciação, sem distingüi-los.