pastores sobre como deveriam agir na arrecadação de ofertas e na ousadia de conduzir a
massa de fiéis:
Você tem que chegar e diz er: ó pessoal! Você vai ajudar agora na
obra de Deus. Se quiser ajudar, amém. Se você não quiser aj udar ,
então Deus vai ajudar outra pessoa a ajudar, amém! Ou dá ou desc e!
Entendeu como é que é? Porque aí o povo vê c oragem em você. O
povo tem que ter confiança no pastor. Quer ver o pastor brigando
com demônio! Se você mostra aquela maneira “chocha”, o povo não
vai confiar em você. (...) Tem que ser o super-herói para o povo e
dizer: Olha pessoal, vamos fazer isto aqui? É o grande desafio. Eu
fiz isso. Eu peguei a Bíblia e disse: O h! Deus! Ou o Senhor honra a
sua palavra (...) e então joguei a Bíblia, que se despedaçou no chão.
Fiz isso na igreja e na televisão. Então isso cha ma a atenção. O
povo diz: Esse aí, pô, briga até com D eus! Cuidado, heim! Então
tem aqueles que são tradicionais e dize m: Hi! Esse aí é um falso
profe ta... esse aí, então, não vai ser abençoado. Agora, têm outros
que di ze m: Puxa, há quanto tempo que eu queria isso, “ poxa”, eu
estou cansado de ler a Bíblia, de ler tantas palavra s e não acontecer
nada na minha vi da. Então esse vai fi ca r do nosso lado. É tudo ou
nada! E ele põe tudo lá. Quem embarcar está abençoado. Quem não
embarcar fica. Então você nunca pode ter vergonha, timidez. Peça,
peça, peça. Se, tem alguém que não quer dar, há um montão que vai
dar. (...) O povo está cansado de falsa humildade. O padre é tão
humil de, e não dá nada, não oferece na da. O pa dre com aquela
maneira ( ...) e nós vamos l á, é isso mesmo, (sic) e bota pra quebrar,
e vira cambalhot a, e faz o povo f ic ar louco (...). Vejam o caso de
Moisé s, que se apresentou perante o povo com um cajado na mão –
aquele mesmo que ele havia usado para abri r o Mar Vermelho e
fazer t antos milagres no deserto - e perguntou: “acaso pode sair
água dessa pedra?” Ele bateu com o cajado na r ocha e então jorrou
água e o povo ficou ma ravilhado. É também isso que vocês precisam
dizer ao povo: quem aqui tem um cajado? O cajado é a fé e o “toque
na rocha” signif ic a a oferta de dez mil, cinc o mil ou dois mil
cruzados novos... Desafiem: se você tem o cajado, então use -o
agora! Assim, as pessoas vão dar a ofe rta e o milagre vai
acontecer...
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Vários jornais e revistas, na ocasião, reproduziram denúncias sobre esse
tema, como por exemplo, a revista Isto É (27/01/1996) e a Folha de S. Paulo (02/01/1996),
que publicaram reportagens, apontando aspectos empresariais e de exploração financeira
praticados pela IURD e apresentando dados de arrecadações, consideradas “exorbitantes”, de
vários templos iurdianos.
Edir Macedo juntamente com a IURD também têm sido alvo de diversos
processos criminais sob acusações de práticas escusas envolvendo dinheiro, tais como
charlatanismo, vilipêndio do culto religioso etc.
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Exemplo disso se deu no dia 24 de maio
de 1992, quando Macedo foi preso em São Paulo, acusado de charlatanismo, curandeirismo e
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Fita de vídeo gravada pelo ex-pastor iurdiano Carlos Magno de Miranda e levada ao ar pela Rede Globo de
Televisão, em horário nobre – no Jornal Nacional - poucos dias antes do Natal de 1995. Esses episódios vieram
a público durante a polêmica entre a Rede Globo de Televisão e a IURD, no segundo semestre de 1995.
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Ver JUNGBLUT, Airton Luiz. Deus e nós, o diabo e os outros: a construção da identidade religiosa da Igreja
Universal do Reino de Deus. Cadernos de Antropologia, Porto Alegre, UFRGS, n. 09, p. 45-61, 1995.