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Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita – ADAPE (Anexo 1). Visa
avaliar a dificuldade de representação de fonemas, ou seja, de grafar letras e palavras a partir
de um sistema lingüístico estruturado e arbitrário. Consiste no ditado de um texto composto
por 114 palavras, sendo que 60 delas apresentam algum tipo de dificuldade classificada como
encontro consonantal (lt, mb, mp, nc, nç, nd, ng, ns, nt, rc, rd, rs, rt, sp, st), dígrafo (ch, lh, nh,
qu, rr, ss), sílaba composta (br, cr, dr, gr, tr) e sílaba complexa (ão, ça, ce, ci, ge, sa, sá, se, sé,
si, so). Esse conjunto de palavras engloba as dificuldades mais comuns na escrita entre
crianças de primeiras e segundas séries, identificadas por um levantamento das palavras
comuns utilizadas no material didático dessas séries. Esse levantamento possibilitou a
definição de alguns critérios para a construção do texto, a saber: as palavras deveriam ser
usuais no cotidiano das crianças; uma mesma palavra poderia conter mais de uma dificuldade
e deveria haver pelo menos um terço de palavras trissílabas e/ou polissílabas.
Vale ressaltar que esse instrumento apresenta evidências de validade de critério e índices
de precisão satisfatórios (Sisto, 2001). O estudo original empregou o ditado, como um
instrumento de avaliação da escrita, em 302 crianças freqüentadoras da primeira série do
ensino fundamental, na cidade de Campinas. Dentre elas, foram escolhidas 154 alunos de
ambos os sexos, em sua maioria (94%) com 7 anos de idade e que estavam sendo
alfabetizadas de forma tradicional por professoras reconhecidas como boas alfabetizadoras.
Assim, foram consideradas como crianças critério e usadas como referência para determinar o
quanto poderiam alcançar, em termos de aprendizagem, com um profissional experiente.
Numa segunda etapa, foram estabelecidas normas de comparação do aluno com seus
pares e a classificação dos níveis de dificuldade de aprendizagem da escrita. O ditado foi
aplicado em outras 616 crianças de primeiras e segundas séries do ensino público da cidade de
Campinas e região, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 7 e 13 anos. Para a