83
“Compreender a importância do acervo do museu” ou “reproduzir obras do
acervo” são os objetivos de aprendizagem claramente definidos no plano do sujeito
32, porém sem relação com a avaliação, que para os nove objetivos bem
especificados, propõe que a avaliação ocorra por meio da “participação e
envolvimento nas atividades de pesquisa [...]”, portanto, falta acompanhamento dos
resultados a serem alcançados. Nesse sentido, Gauthier et al. (1998, p. 235), citados
por Roy (1991), apontam que “a avaliação [...] serve para determinar se os objetivos
do assunto tratado foram atingidos”. Assim, compreendemos que os objetivos
propostos precisam estar contemplados de forma clara no processo de avaliação.
Outra constatação nascida da análise de dados desta pesquisa é a de que os
planejamentos dos graduandos em pedagogia apresentam relação parcialmente
entre a avaliação e os objetivos. O Quadro 6 aponta um exemplo de avaliação
parcialmente relacionada aos objetivos. A avaliação prevê quatro tópicos, todos muito
amplos. Já os objetivos estão muito claros e bem definidos.
Avaliação Objetivos
- Avaliação contínua e cumulativa, durante
todas as atividades feitas em sala de aula e
em casa, percebendo o interesse dos
alunos, estimulando sua participação.
- Avaliações escritas e orais, por meio da
revisão dos textos, lições de casa,
apresentação dos trabalhos para a turma,
confecção de mapas simples, discussão oral
dos temas e socialização das descobertas e
dificuldades.
- Diagnóstico, registros dos progressos e
dificuldades dos alunos, durante todo o
processo.
- Trabalhos e pesquisas, sempre com a
orientação do professor sobre o assunto que
está sendo dado, refazendo e
complementando as pesquisas, se
necessário.
- Distinguir as semelhanças e as diferenças
entre os modos de vida nas cidades e no
campo.
- Observar, descrever, explicar e comparar
paisagens urbanas e rurais.
- Entender algumas conseqüências das
transformações da natureza causada pelo
homem.
- Utilizar a linguagem cartográfica para
representar e interpretar informações.
- Ter uma atitude responsável em relação ao
meio ambiente.
- Identificar a ascendência e a descendência
das pessoas que pertencem ao Norte do
Paraná, quanto a nacionalidade, etnia, língua,
religião e costumes.
- Compreender a história e a origem da
palavra sagrada na história das tradições
religiosas, relacionando-a com as práticas
significantes para os diferentes grupos.
- Aprender a respeitar as diferenças de
culturas e costumes dos povos.
Quadro 6 – Avaliação parcialmente relacionada aos objetivos
Fonte: Sujeito 35
Por exemplo, a avaliação é: “Diagnóstico, registros dos progressos e
dificuldades dos alunos, durante todo o processo”, já o objetivo traz: “Identificar a
ascendência e descendência das pessoas que pertencem ao Norte do Paraná,