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consagrada. Podemos dizer que Machado foi incompreendido por alguns críticos, como Sílvio
Romero e outros, que exageravam ao atribuir valor negativo ao seu novo estilo. Assim,
podemos concluir que o escritor sofreu injustiças de caráter crítico por parte daqueles que não
estavam preparados para interpretar sua ficção inovadora e avançada, pois alguns de seus
contemporâneos não conseguiam entender os seus procedimentos narrativos. A técnica
narrativa e sua visão da vida não reproduziam os cânones deterministas do Naturalismo e nem
mesmo do Realismo. Pois, como já disse, ele efetivou a quebra com os ideais do Romantismo,
mas também não se moldou com fidelidade às características do Realismo.
Grande parte das análises do livro de Machado de Assis gira em torno da discussão
sobre as relações entre suas características e os estilos de época que estavam em voga na
literatura brasileira daquela época. Machado viveu em um período perigoso. De um lado, o
Romantismo e seus exageros sentimentais, com desvarios da imaginação; de outro, o ultra-
Realismo e sua sede de minúcias, sua disposição de tratar a realidade com um microscópio.
Enquanto José de Alencar romantizou a relação entre uma cortesã e um burguês,
Machado, que evitou sequer mencionar o termo meretriz ou prostituta, resume o caso amoroso
entre Brás e Marcela numa frase antológica: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze
contos de réis” (p.53). Aprisionado pelo pai, lá vai ele para Portugal, num navio que lhe serve
de cela, indo pelo mar, obrigado a ouvir as lamúrias poéticas de um capitão poeta. Pensou até
em mergulhar no oceano, repetindo o nome de Marcela. Nessa passagem, Machado evoca,
abusando da intertextualidade, uma obra pré-romântica, Caramuru, em que Frei J. Santa Rita
Durão narra a morte de Moema, no mar, gritando o nome de Diogo. O estilo neoclássico, que
abrigou em seu bojo aspectos pré-românticos, também pode ser entrevisto nas formas poéticas
procuradas pelo capitão do navio: ele faz odes horacianas, sonetos, idílios piscatórios, éclogas
e epicédios – espécies líricas próprias do século XVIII, retomando o filão clássico. Brás
Cubas, uma vez na Europa, confessa que assistiu às “alvoradas do Romantismo”, e que
também poetou “no regaço da Itália”. Pode-se dizer, então, que o Romantismo aparece em
dois planos: no plano vivido pela personagem e no plano da enunciação, quando Brás escreve
suas memórias. Deste último ponto de vista, o Romantismo é visto de modo crítico e realista.
Note-se que eu estava em Veneza, ainda recendente aos versos de Lord
Byron; lá estava mergulhado em pleno sonho, revivendo o pretérito, crendo-
me na sereníssima República. É verdade uma vez aconteceu-me perguntar ao
locandeiro se o doge ia a passeio nesse dia. – Que doge, signor mio? Caí em
mim, mas não confessei a ilusão; disse-lhe que a minha pergunta era um
gênero de charada americana; ele mostrou compreender, e acrescentou que
gostava muito de charadas americanas. Era um locandeiro. Pois deixei tudo
isso, o locandeiro, o doge, a ponte dos suspiros, a gôndola, os versos de