15
Demanda Técnica:Estudos em ordem
cronológica
Mão Direita Mão Esquerda
Op.6 n° 1 – Allegro moderato
(n° 4 – Ed. Segovia)
Movimento do polegar: uso do
polegar para voz cantante
Posições fixas
Op. 6 n° 2 – Andante allegro
(n° 3 –Ed. Segovia)
Toques diferenciados de dedos
p,i,m
Emprego de meia pestana
Op. 6 n° 3 - não há indicação –
(n° 11 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Ligados descendentes com três
notas
Op. 6 n° 6 – Allegro
(n° 12 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Mudanças de posição em terças
Op. 6 n° 8 – Andantino
(n° 1 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Movimentos de outros dedos,
mantendo um dedo fixo
Op. 6 n° 9 – Andante allegro
(n° 13 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Mudanças de posição
Op. 6 n° 11 – Allegro moderato
(n° 17 - Ed. Segovia)
Arpejos Emprego de dedo eixo
Op. 6 n° 12 – Andante
(n° 14 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Emprego da meia pestana
Op. 29 n° 13 – Andante lento
(n° 19 – Ed. Segovia)
Arpejos Emprego da pestana inteira
Op. 29 n° 17 – All° moderato
(n° 20 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Ligados, trinados, escalas,
mudanças de posição; posições
fixas e emprego da meia
pestana
Op. 29 n° 22 – Andantino
(n° 18 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Ligados, trinados, escalas,
mudanças de posição; posições
fixas
Op. 29 n° 23 - não há indicação
(n° 16 – Ed. Segovia)
Movimento do polegar Mudanças de posição, aberturas
e pestanas
Op. 31 Leçon XVI – Moderato
(n° 8 – Ed. Segovia)
Movimento de polegar Posições fixas
Op. 31 Leçon XIX – Andante
(n° 10 – Ed. Segovia)
Notas repetidas: regularidade,
alternância de p,i
Aberturas
Op. 31 Leçon XX – Andante
allegro
(n° 9 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Mudança de acordes de três e
quatro sons
Op. 31 Leçon XXI – Andantino
cantabile (n° 7 – Ed. Segovia)
Condução melódica em
diferentes vozes
Mudanças de posição; ligados
Op. 35 n° 13 – Andante
(n° 2 – Ed. Segovia)
Arpejos Posições fixas
Op. 35 n° 16 – Moderato
(n° 15 – Ed. Segovia)
Acordes de três sons, com ou
sem separação de dedos
Melodia em terças e sextas;
apogiaturas descendentes.
Op. 35 n° 17 – Moderato
(n° 6 – Ed. Segovia)
Arpejos Dedos Fixos
Op. 35 n° 22 – Allegretto
(n° 5 – Ed. Segovia)
Arpejos Emprego da pestana inteira e
meia pestana
Quadro 1: Levantamento das demandas técnicas identificadas nos Estudos de Sor
Fonte: Segovia, A. Twenty Studies for the Guitar by Fernando Sor. Los Angeles: Marks Music
Corporation, 1945. Sor, F. Complete Works for Guitar. Facsimile edition. New York Shattinger
International Music Corporation, 1977.