56
GRAVES, JR., William L. Twentieth Century Fugue – A Handbook. Washington, D.C.: The
Catholic University of America Press, 1962.
HINDEMITH, Paul. The Craft of Composition – Book 1. Mainz: Schott, 1970.
KOELLREUTER, Hans Joachim. Terminologia de uma nova estética da música. Porto Alegre:
Movimento, 1990.
LANSKY, Paul; PERLE, George & HEADLAM, Dave. Atonality. In: SADIE, Stanley
(Ed). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan Publishers
Limited, 2001, v. 2, p. 138 – 145.
LESTER, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: W. W. Norton
and Co., Inc., 1989.
MANN, Alfred. The Study of Fugue. Westport: Greenwood Press Pub., 1958.
MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
MÜLLER-BLATTAU, Josef. The Fugue, vol. 2. London: Oxford University Press, 1968.
NALDEN, Charles. Fugal Answer. Oxford: Oxford University Press, 1969.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
PILLIN, Boris William. Some Aspects of Counterpoint in Selected Works of Arnold Schoenberg.
Los Angeles: Western International Music, Inc., 1970.
PISTON, Walter. Counterpoint. New York: W. W. Norton and Co., Inc., 1947.
RAHN, John. Basic Atonal Theory. New York: Longman, 1980.
RETI, Rudolph. Tonality, Atonality, Pantonality. London: Rockliff, 1958.
RIBAS, Geraldo Magela Brandão. Camargo Guarnieri: Uma análise das fugas das Sonatinas n
º
3
e n
º
6 para piano. Dissertação (Mestrado em Música). Porto Alegre: Universidade Federal
do Rio Grande do Sul, 2002.
SACHS, Kurt-Jürgn & DAHLHAUS, Carl. Counterpoint. In: SADIE, Stanley (Ed). The
New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan Publishers Limited, 2001,
v. 6, p. 551 – 571.
STOLBA, K. Marie. The Development of Western Music – A History. Dubuque: WCB –
Brown & Benchmark Publishers, 1994.
STRAUSS, Joseph N. Introduction to Post-Tonal Music. New Jersey: Prentice Hall, Inc., 1990.
VALENTIM, Zaída de Freitas. A interpretação da obra ‘Terra Selvagem’ de Bruno Kiefer através
do conhecimento das características composicionais utilizadas pelo autor. Dissertação (Mestrado em
Música). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990.