114
Márcio - Eu acho que toda iniciação é válida.
Ana Paula - Eu acho que ajuda bastante, porque, por meio da representação
gráfica, nós podemos visualizar como é que vai ficar a função que está sendo
representada algebricamente. Portanto, é importante o aluno saber o que está
fazendo. Saber jogar no gráfico e usar essas visualizações.
Marcela - Conforme, a professora coloca um desenho na lousa - um gráfico pra
explicar o aquela representação algébrica, com certeza “vai dar uma luz” para o
aluno entender melhor o assunto. Há! era isso que eu tinha que fazer? E então ele
vai para a parte algébrica o que acaba ficando um pouquinho mais fácil. É
importante o aluno saber o que está fazendo, aonde quer chegar. Pelo desenho é
mais fácil.
Gabrielle - Há! Eu acho legal, pois no Ensino Médio ou você faz uma coisa ou faz
outra. Aqui, na universidade a gente tem mais possibilidade de usar várias
representações, acho que dá um esclarecimento maior pra gente, no momento em
que estamos estudando a disciplina Cálculo.
Laura - Olha eu acho interessante, porque em Matemática, ela tem toda uma parte
prática também muita teoria. E os gráficos, meio que ilustram o que a gente está
vendo e fazendo na resolução de um problema não é? Ajuda a entender a teoria (a
estudante refere-se às demonstrações)
Henrique - Eu acho que, se o professor usar várias representações Matemáticas
para explicar os conteúdos matemáticos, ajuda o aluno, visualizar melhor o que
está sendo feito. Ajuda. mas, o mais importante é entender a parte algébrica, pois,
nem sempre vamos ter a ferramenta gráfica. Se a gente for trabalhar numa função
com muitas variáveis, é difícil esboçar o gráfico dessa função, podemos até dizer
que é impossível. Então é importante a parte algébrica.
Clara - Eu acho super importante, porque você vê as várias maneiras de estar
resolvendo o problema, seja algebricamente ou graficamente, neste ultimo caso,
você não consegue provar, mas se orientar. Mas, algebricamente nós podemos
provar aquilo que vemos graficamente.
Alexandre - Além de ajudar muito, acho que é essencial. Porque as aulas que eu
assisti na escola pública, os professores podem não ser, mais bem capacitados, por
motivo de não saber usar melhor algumas representações Matemáticas. Mas, eles
têm muita prática de ensino. Lá no Ensino Médio, a gente começa aprendendo
funções, no primeiro ano, é por tabelinhas mesmo. Há! se substituir x aqui, vai ter
um pontinho aqui. E assim monta o gráfico. Assim, é importante o aluno conhecer
o gráfico, bem como saber analisar esse gráfico. O professor deve mostrar o que
aconteceu no gráfico pro aluno, dizendo: olha gente, nós analisamos isso, esse
pedaço aqui, essa inclinação, essa curva. Porque às vezes o aluno resolve uma
equação do segundo grau e acha as raízes, então diz: nossa! o que são esses dois
números? Muitas vezes ele faz o cálculo e nem sabe o que é, se aquilo é uma
parábola, sabe? Então eu acho o gráfico essencial e deve ser explorado no curso
inteiro, desde que você ensine das mais primitivas funções até as mais complexas
funções. Eu acho que gráfico é um jeito de mostrar pro aluno, uma função de outra
maneira. Torna-se mais nítido pro aluno. Ele enxerga melhor. Quer ver, quando a
gente calcula um limite, por exemplo, Há! o limite da função, indo pra alguma
coisa, vai pro infinito. Mas, como assim vai pro infinito? Mas, se o professor
mostrar no gráfico o que está acontecendo com a função, ele vai entender na hora.
Ha! agora eu sei, porque vai pro infinito. Ou seja, no gráfico, ele consegue perceber
bem melhor do que você mostrando só algebricamente.
Patrícia - Eu acho que ajuda demais no entendimento do assunto, ou um conceito
qualquer. Por exemplo, o professor está falando de uma teoria lá, vamos fazer um
“deseinho” aqui, pra tentar entender, acho muito importante a exploração de várias
representações, pois ajuda a compreender o conteúdo sim.
Robin - Eu acho importante o professor usar todos os recursos, para poder explicar
alguma coisa. Se precisar usar um gráfico, usar um gráfico, se precisar usar uma