“Estratégias Digitais para o Cinema de Animação Independente” - Daniel Leal Werneck
outros objetos feitos com a mesma massinha.
Hoje em dia já é fácil e barato encontrar nas lojas brasileiras um tipo diferente de massa de
modelar chamado plastilina (ou, em inglês, plasticine). É uma massa feita de cera, pigmento e
carga mineral. É atóxica, não mancha, não endurece, e é fácil de ser reaproveitada. Vem em
diversas cores e pode ser comprada em grandes pedaços de meio quilo de uma cor só, ao invés de
pequenas caixinhas com 12 cores como as massinhas de antigamente.
Esse material é praticamente o mesmo usado por grandes empresas de stop-motion do
exterior, inclusive a maior delas, a Aardman. Seu filme “Fuga das Galinhas” foi um grande sucesso
de público e crítica em todo mundo, estabelecendo um marco na história do stop-motion, tanto de
massinha quanto de bonecos.
Mas os bonecos do filme não eram feitos de massinha pura. A partir de um determinado
tamanho, os modelos de massinha não sustentam o próprio peso. Para o nível de complexidade que
os cineastas queriam para esse filme, foi preciso usar bonecos de resina e metal, com algumas partes
recobertas com massinha. Isso permitiu fazer bonecos grandes e complexos, mas sem perder a
textura, as cores e a metamorfose da massinha.
31
Enquanto a parte rígida do corpo era feita de
silicone e plástico, as partes mais expressivas – a cabeça e as mãos – eram feitas inteiramente de
massinha, permitindo máxima expressividade dos personagens
32
. Esse processo é um híbrido entre o
filme de massinha e o de bonecos, que veremos a seguir.
Além de bonecos, também é possível usar a plastilina de outras maneiras. O animador
indiano Ishu Patel fez um filme chamado “After Life”
33
onde construiu imagens utilizando plastilina
sobre uma placa de vidro. Quando o vidro era aceso, as partes mais finas modeladas na massa
deixavam a luz atravessar a plastilina, enquanto as partes mais grossas ficavam pretas. Assim ele
31 Infelizmente muitas pessoas não deram atenção a esse detalhe por pensar que se tratava de um filme feito
com computadores.
32 Usando um velho truque dos desenhos da Hanna-Barbera, os artistas da Aardman também dotaram todas as
galinhas de enfeites no pescoço, que cobriam a marca deixada pela cabeça destacável. Geral elas aparecem
no filme usando cachecóis, lenços, e outros apetrechos.
33 “After Life”, CAN, 1978, dir. Ishu Patel
70