- O jornalismo é definido por quatro características: periodicidade,
atualidade, difusão e universalidade (GROTH). Essas mesmas
características podem ser encontradas nas publicações de
empresa, que seguem uma periodicidade determinada,
apresentam assuntos da atualidade da empresa, escolhidos
para ser difundidos pela amplitude de interesses que despertam.
Ao identificar a paridade das características do jornalismo com as
encontradas em revistas e jornais de empresas, Gaudêncio Torquato destaca
que cada um dos itens (universalidade, periodicidade, atualidade e difusão)
assume, no jornalismo empresarial, significado específico. A periodicidade, por
exemplo, pode abarcar intervalos mais espaçados que os tradicionalmente
adotados no jornalismo, e a universalidade abrange os assuntos relevantes sob
o ponto de vista da empresa, excluindo os que não lhe são interessantes,
mesmo que importantes para o público-leitor (ibidem: 85). Toda essa
similaridade sustenta a terminologia defendida na tese para identificar o que se
pratica nos jornais e revistas empresariais: jornalismo empresarial.
3.3 – Cenário da comunicação empresarial dos anos 1970
O modelo para publicações internas, proposto por Gaudêncio Torquato
na última parte da tese, fundamentou-se na pesquisa preparada pelo jornalista
envolvendo 24 publicações empresariais. Os boletins, jornais e revistas
selecionados
22
foram por ele analisados quanto ao formato, tamanho, relação
22
Foram pesquisados os jornais Monograma (General Electric do Brasil, agosto/setembro de 1972),
Pãozinho (Supermercado Pão de Açúcar, setembro de 1972), Ligação (Superintendência de Água e
Esgotos da Capital, setembro de 1972), O Registro (Duratex/Deca, setembro de 1972), Ondas e Estrelas
(Organização Philips Brasileira, setembro de 1972), Sade-Sulando (Sade Sul Americana de Engenharia,
setembro de 1972), Fibras Unidas (Grupo Suzano Feiffer, setembro de 1972), Sanbrino (Sociedade
Algodoeira do Nordeste Brasileiro, setembro de 1972), Vig Jornal (Sonnervig, outubro de 1972),
Panorama (General Motors do Brasil, setembro de 1972), Informativo Souza Cruz (Companhia de
Cigarros Souza Cruz, setembro de 1972) e O Chapa (Companhia Siderúrgica Paulista, setembro de
1972); as
revistas Foto Notícias (Kodak Brasileira, setembro/outubro de 1972), O Telhadinho (Eternit
do Brasil, setembro/outubro de 1972), Notícias Pirelli (Pirelli S/A, setembro/outubro de 1972), NA-
Novidades Abril (Abril S/A Industrial e Cultural, agosto de 1972), Revista Nacional (Grupo Nacional,
outubro de 1972), Encontro (Companhias Gessy Lever e Mavibel, setembro de 1972), Alavanca
(Secretariado Nacional dos Cursinhos de Cristandade, setembro de 1972) e GLP-Revista do Gás
(Associação Brasileira dos Distribuidores de Gás, julho de 1972); e os
boletins Sudameris em Revista
(Grupo Sudameris, outubro de 1972), Informativo Aberje (Aberje, setembro/outubro de 1972),
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