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Com relação a essa filosofia da Disney, há também o outro lado dessa visão,
que é a questão dos negócios que regem a organização:
Só que não se pode esquecer que um parque temático é um
empreendimento baseado na magia e na fantasia. É óbvio que o
principal motivo do parque temático existir é porque atrás dele existe
uma corporação que visa ao lucro com seus negócios. E se o
fundador queria um ambiente seguro, limpo e organizado, para que
seus convidados se divertissem, esquecessem um pouco da vida
externa, a corporação atendeu a seus pedidos. Mesmo que os
fatores subliminares do negócio, de gerar lucro, estejam
comandando tudo (ALCOBIA, 2004, p. 21).
É importante destacar que, como raciocina Nader (2003), uma das principais
razões do sucesso dos parques da Disney está no fato de que existe uma poderosa
indústria cinematográfica muito atuante e forte, e que dá sustentação e
principalmente, perpetua a fantasia e encantamento dos personagens. Além disso,
são milhares de produtos de merchandising
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comercializados em todo o mundo, o
que reforçam as marcas e, mais, garantem que os personagens sejam conhecidos
de geração em geração. Essa estudiosa da Disney apresenta os seguintes dados:
A Disney Consumer Products controla, só nos Estados Unidos,
quase três mil empresas que fabricam mais de quatorze mil
produtos licenciados em mais de cinqüenta países, com uma venda
anual de US$ 300 milhões e, em constante crescimento (NADER,
2003, p. 67).
Para reforçar essa tese da amplitude e interelacionamento dos negócios da
Disney, bem como de outras grandes empresas no setor, como a Universal, que se
beneficiam de um estúdio cinematográfico para dar sustentação aos seus parques,
vale lembrar que:
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Outra estratégia de merchandising utilizada e muito eficiente, é que na saída de todas as atrações dos parques
da Disney, o visitante obrigatoriamente depara-se com uma loja que vende uma enorme quantidade de produtos
confeccionados usando aquela atração como tema. Assim, incentiva-se a compra através do impulso, onde o
consumidor ainda envolvido emocionalmente com aquela atração tem uma propensão muito maior a gastar,
gerando uma enorme receita à operação do negócio.