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mercado de moda, convencionou-se a chamar esta modelagem de fit
que significa
magro . Como o próprio nome
sugere
, a camisa é toda ajustada no tórax, nas
mangas e também no seu comprimento. O corpo então, passa a ser evidenciado.
Diferentemente dos dois primeiros modelos, em que identificamos reconstruções do
corpo. Na camisa social ocorre uma reconstrução por duplicação,
ao passo que
há
na
camisa funcional, informal uma reconstrução por uma forma quadrilátera variante do
retângulo: o quadrado. Evidentemente que nossa escolha particulariza uma das
muitas reconstruções do corpo efetuada por esse terceiro tipo de camisa existente no
mercado com esta modelagem
e
com diversos tipos de tecidos, cores, estampas e
bordados. No entanto, as características plásticas do plano da expressão são sempre
as mesmas.
O tecido desta camisa, especificamente, é constituído pela tricoline
semelhante da camisa
objetal
, porém, neste caso, os fios de algodão são tingidos
antes de ir para o tear, por isso são chamados de fios tintos.
Os
fios são dispostos no
sentido do urdume e da trama, para que, ao serem batidos no tear se entrelacem,
formando o desenho que, neste
tecido
, é um xadrez. Quando temos o processo
inverso, conforme análise da camisa
objetal
em que os fios são tingidos com o tecido
já batido,
acontece
a neutralização do urdume e da trama. Nesta camisa, o
procedimento de constituição do tecido acentua os dois sentidos: a trama e o
urdume, deixando em evidência o desenho do xadrez.
O xadrez sempre foi tradicionalmente usado por homens do campo, da
fazenda, em
que o trabalho braçal implica necessidade de uma força física. Há muito
tempo também é usado pelos cowboys americanos , e hoje faz parte do
look
obrigatório dos rodeios brasileiros. Assim, o xadrez traz a figuratividade do macho,
da virilidade, da força física como sendo fundamentais para se tornar um homem de
verdade.
Na camisa encontramos, em oposição a este machismo figurativizado
pelo xadrez, o desenho de um florido. Esta estampa foi feita por um processo muito
antigo e manual. Neste tipo de estamparia, o desenho fica chapado sobre a
superfície com aspecto rugoso e áspero que salta para fora como um convite para
aquele que o observa
,
tocá
-
lo
, como se este homem extremamente viril, forte
mostrasse
, o seu lado feminino. O xadrez passou por uma corrosão que apaga
levemente alguns pontos do desenho, como se o lado macho estivesse sendo
suavizado ao mesmo tempo, em que a estampa florida ganha destaque. É o lado