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O modelo de gestão proposto por Le Boterf está claramente alinhado com o
que o autor chama de “modelo B”. Percebe-se uma certa identificação entre o
“modelo A” e a linha do próximo autor que será trabalhado, Robert Quinn. Não se
pode garantir que a visão de Robert Quinn está totalmente alinhada com o “modelo
A” acima apresentado, mas acredita-se que algumas características da proposta de
Quinn permitam esta correlação.
O quadro abaixo que propõe um resumo das principais características do
profissional, na visão de Le Boterf. Ele contém os cinco saberes que serão
abordados na pesquisa, além de uma breve explicação de cada um dos saberes.
Quadro 1.5 – Características esperadas do profissional
O profissional:
aquele que
sabe
administrar
uma situação
profissional
complexa.
saber agir e reagir
com pertinência
saber combinar
recursos e
mobilizá-los em
um contexto
saber transpor
saber aprender e
aprender a
aprender
saber envolver-se
- saber o que fazer;
- saber ir além do prescrito;
- saber escolher na urgência;
- saber arbitrar, negociar, decidir;
- saber encadear ações de acordo
com uma finalidade.
- saber construir competências a
partir de recursos;
- saber tirar partido não somente de
seus recursos incorporados (saberes,
saber-fazer, qualidades), mas
também dos recursos do seu meio.
- saber memorizar múltiplas
situações e soluções-tipos;
- saber distanciar-se, funcionar em
“dupla direção”;
- saber utilizar seus
metaconhecimentos para modelizar;
- saber determinar e interpretar
indicadores de contexto;
- saber criar as condições de
transponibilidade com o auxílio de
esquemas transferíveis.
- saber tirar as lições da experiência;
- saber transformar a sua ação em
experiência;
- saber descrever como se aprende;
- saber agir em circuito duplo de
aprendizagem.
- saber envolver sua subjetividade;
- saber assumir riscos;
- saber empreender;
- ética profissional.
O profissional:
aquele que
sabe
administrar
uma situação
profissional
complexa.
saber agir e reagir
com pertinência
saber combinar
recursos e
mobilizá-los em
um contexto
saber transpor
saber aprender e
aprender a
aprender
saber envolver-se
- saber o que fazer;
- saber ir além do prescrito;
- saber escolher na urgência;
- saber arbitrar, negociar, decidir;
- saber encadear ações de acordo
com uma finalidade.
- saber construir competências a
partir de recursos;
- saber tirar partido não somente de
seus recursos incorporados (saberes,
saber-fazer, qualidades), mas
também dos recursos do seu meio.
- saber memorizar múltiplas
situações e soluções-tipos;
- saber distanciar-se, funcionar em
“dupla direção”;
- saber utilizar seus
metaconhecimentos para modelizar;
- saber determinar e interpretar
indicadores de contexto;
- saber criar as condições de
transponibilidade com o auxílio de
esquemas transferíveis.
- saber tirar as lições da experiência;
- saber transformar a sua ação em
experiência;
- saber descrever como se aprende;
- saber agir em circuito duplo de
aprendizagem.
- saber envolver sua subjetividade;
- saber assumir riscos;
- saber empreender;
- ética profissional.
Fonte: Le Boterf, 2003, p. 92.