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desenvolvimento da escrita nos alunos, de modo que eles consigam dominar aquilo que lhes
pertence: sua língua materna.
Diante da falta de uma preparação técnica para a atividade escrita, a hipótese que
procura sustentar este assunto é o fato de que o trabalho de redação em sala de aula deve ser
feito a partir da preparação dos alunos para um trabalho de rascunho. Isto é, uma produção
começa na preparação de um esquema que organizará a primeira escrita sobre um assunto.
Esse rascunho, lido pelo aluno - cuja correção é mediada pelo professor -, levará à reflexão
sobre a disposição do assunto, articulação das idéias e o aperfeiçoamento no estilo e forma
escrita
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. Esta revisão da primeira escritura possibilitará outras reescrituras que constituirão em
uma redação definitiva que, por sua vez, não se esgota nela mesma. Concordamos, assim, com
CÂMARA JR. (1986:69) quando afirma:
Com ela diante de nós, podemos então encetar a redação que deve ser definitiva,
com a consideração posta nos problemas de gramática, de escolha de vocábulos, de
harmonia e efeito estético das frases. É um verdadeiro novo escrito, antes do que a
rigor o rascunho passado a limpo.
E mesmo uma pessoa altamente exercitada em escrever não deve ainda ver nisso
seu trabalho final.(...).
Este trabalho, Escrita e Reescrita: produção de textos no Ensino Médio sob a
perspectiva dos rascunhos, retoma o objetivo de demonstrar como a escrita de rascunho por
parte dos alunos, e a análise dele pelo professor para uma devolução, pode levá-los a um
entendimento maior sobre a necessidade de reflexão do processo de escrita. Só assim, as
produções de texto se tornariam menos escolarizadas para poderem figurar como uma
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É necessário esclarecer que, embora o aperfeiçoamento do estilo e forma seja almejado, o aluno não
necessariamente consegue aprimorar-se nisso. Desde já, quero enfatizar que dar-se-á mais atenção, na minha
pesquisa, às modificações que os jovens fazem na articulação das idéias no texto que produziram.