129
GLÓRIA, D. M. A.; MAFRA, L. de A. A prática da não-retenção escolar na narrativa
de professores do ensino fundamental: dificuldades e avanços na busca do sucesso
escolar. Educação e Pesquisa. vol. 30, n. 2, São Paulo, Maio/Ag/2004, p. 231-250.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. 5
O
. Indicador Nacional de Analfabetismo
Funcional – um diagnóstico para a inclusão social pela educação. São Paulo, set.
2005. Disponível em <http://www.ipm.org.br/an_ind_inaf-5.php > .Acesso em: 15 mai
2006.
JESUS, L. de F. O. de. A sala de aula: uma análise de pesquisas produzidas na
década de 1989-1999. São Paulo, 2002. 105 p. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2002.
KRAMER, S.; PEREIRA, A. B. C.; OSWALD, M. L. Um mergulho na alfabetização
(ou: há muito o que revelar sobre o cotidiano da escola). Revista Brasileira de
Estudos Pedagógicos. n. 68 (158), Brasília, jan./abr. 1987, p. 65-97.
LERNER, D. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto
Alegre: Artmed, 2002, p.17-51 (Capítulos I e II).
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagem qualitativa. São Paulo:
Epu, 1986.
MARIANO, A. L. S. A construção do início da docência: um olhar a partir das
produções da ANPED e do ENDIPE. 2006. 142p. Dissertação (Mestrado em
Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2006.
MARIN, A. J.; BUENO, J. G. S.; SAMPAIO, M. das M. F. Escola como objeto de
estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998. Cadernos de Pesquisa. v.
35, n. 124, jan./abr. 2005, p. 171-199.
_____.; GIOVANNI, L. M.; GUARNIERI, M. R. Formação e ação docentes: tempos
sombrios os que se delineiam para o futuro. In: ROMANOWAKI, J. P.; MARTINS, P.
L.; JUNQUEIRA, S. A. Conhecimento local e conhecimento universal. Práticas
sociais: aulas, saberes e políticas. Curitiba/PR: Champagnat (XII ENDIPE), p.
171-182.
MATENCIO, M. de L. M. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o
processo de letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1994.
MICOTTI, M. C. de O. Alfabetização: métodos e tendências. In: ______. (org.)
Alfabetização Estudos e Pesquisas. Rio Claro: Univesrsidade Estadual Paulista,
1996, p. 9-60 (Curso de especialização “Alfabetização” departamento de Educação
Instituto de Biociências de Rio Claro).
ORDONHES, M. I. O papel pedagógico do diretor escolar na produção discente
dos cursos de pós-graduação em educação das Universidades paulistas (1970-
1999). 2002. 145p. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo, 2002.