como a energia elétrica produzida por pilhas e baterias, temos vários
aspectos da realidade humana que podem ser trabalhadas pelo professor
junto aos alunos. Em minha opinião, uma das discussões essenciais sobre
este tema seria sobre a questão ambiental. O que fazer com as pilhas e
baterias descarregadas? Será que os alunos têm consciência das
conseqüências de se jogar estes objetos em lixos domésticos? Sobre a mesma
questão poderia se juntar [sic], ainda, discussões sobre aspectos sociais,
econômicos, éticos e históricos. Para exemplificar, a cidade de Bauru está
sofrendo as conseqüências sociais, mais especificamente da saúde [sic], pela
falta de ética de alguns e por conta das questões financeiras de uma indústria
de fabricação de baterias de carros. As questões apresentadas até o momento
são exemplos do aspecto ruim associado ao tema apresentado. No âmbito
histórico, pode-se falar sobre as origens e a descoberta das pilhas e baterias.
Poderíamos contextualizar estas descobertas com as necessidades sociais e
econômicas da época em que ocorreram. (Alberto)
Chama nossa atenção o fato de o estagiário tentar abordar aspectos da temática
ambiental a partir de uma controvérsia diretamente relacionada com dejetos químicos.
Também é significativo que o estagiário faça referência a uma ocorrência que se deu numa
situação amplamente divulgada pelos meios de comunicação social.
No trabalho de outro estagiário, Almir, encontramos a construção de um longo e
interessante texto no qual há uma tentativa de se construir um argumento crítico em relação
ao modelo atual de organização social. O estagiário inicia seu texto a partir da discussão do
significado da revolução industrial, apontando as importantes mudanças sociais e ambientais
provocadas pelo surgimento da articulação definitiva entre a atividade científica e a produtiva.
Abaixo apresentamos alguns trechos de um longo texto escrito pelo estudante nessa atividade,
Em primeiro lugar, cabe identificar um tema da área de Física que
proporcione margem à discussão de temas controversos. Assim sendo, uma
das áreas que satisfazem tal condição seria o advento e desenvolvimento da
Ciência termodinâmica. A escolha desse tema poderia ser explicada pela
diversidade de conseqüências por ela produzida. Assim, o professor poderia
trabalhar aspectos ecológicos, econômicos, sociais, políticos, histórico-
científicos, etc, detalhados abaixo [...] Com o advento das máquinas
térmicas, foi possível organizar um novo tipo de produção, mais eficiente, e
que funcionava em grande escala, atendendo a um número cada vez maior de
consumidores. Desta maneira, o progresso científico acarretou
transformações econômicas, uma vez que influenciou de forma excessiva a
economia dos países que iniciaram a revolução industrial (o exemplo da
Inglaterra). O professor poderia localizar a controvérsia ao chamar a atenção
dos alunos para o fato de que, entre outras coisas, o desenvolvimento
científico permite o crescimento econômico [...] O professor poderia analisar
as diferenças sociais entre os países que detêm e aqueles alheios ao
desenvolvimento científico–tecnológico. Seria possível analisar, por
exemplo, qual o grau de desenvolvimento de sociedades tecnológicas e não
tecnológicas, como estão estruturadas suas classes sociais, como é sua
produção artístico–cultural, o quão dependente ela é dos países ditos de 1
o