Afetividade e Formação em Educação Física: um estudo com Professores Formadores
Aparecida de Fátima Ferraz Querido
______________________________________________________________________________________________________
132
14)Entrevistador: Que sentimentos e emoções podem facilitar o processo de ensino-
aprendizagem
Que você considera, assim, na sua prática que facilita o seu relacionamento, você dando
aula, durante esse processo de ensino-aprendizagem. Facilita tanto pra você quanto pro
aluno.
Sujeito: Então, é... o que facilita é quando o aluno tem confiança. A gente percebe que ele
confia se eu dou um... por exemplo um exemplo clássico prático, é uma... uma atividade de
saltos é... até teve o caso de uma aluna, citando até um exemplo, que ela tinha muito medo,
um medo enorme de saltar altura... é... qualquer obstáculo. Então a gente tava dando aula de
salto em altura e eu percebia que essa aluna, uma ótima aluna, a Carol, que ela ficava no... no
fundo e... quando eu falava com ela eu percebia a mão... as mãos muito geladas e ela não
conseguia olhar pra mim, né. Até que... e ficava enrolando atrás dos alunos, lá né, dos
colegas, conversando, tal. Falei: ela não é assim alguma coisa tá acontecendo. E aí no final
da... da aula eu fui conversei com ela, né. Falei: Carol, você espera um pouquinho? E ela ficou
comigo e eu perguntei Carol o que que tá acontecendo, você não está participando das aulas e
tudo... Ela falou: Ó professora, eu tento em casa eu faço isso, mas eu morro de medo de
altura. Eu num... eu tenho muito medo e começou a chorar e ficar muito nervosa e tal. Aí eu
falei: Ô Carol, calma, né, vamos ficar calma, fica... vamos acalmar um pouquinho e tal, andei
com ela, conversei um pouquinho, e falei pra ela assim: Olha Carol, eu não quero que você
salte dois metros de altura, eu quero que você faça o que você consegue fazer. Aqui ninguém
está... tá... tá... querendo que você seja uma atleta, eu quero que você faça o movimento. Mas
eu tenho medo de sair do chão. Falei assim: Então vamos lá, vou começar desde o início.
Coloquei uma linha no chão ela foi só passou a perna. Pronto, tudo bem agora vamos lá,
vamos aumentar vinte centímetros do chão. Passa andando, ela passou andando. Carol,
quarenta centímetros, passa andando, ela passou, né, andando. Falei: Carol vamos aumentar
um pouquinho mais, agora você vai sair do chão um pouquinho, tá, a... quarenta centímetros
ainda. Você vai fazer isso saltando. Ela tremendo, foi e saltou. Falei: tá bom, viu como você
consegue, uma a... outra vez, e foi. Um pouquinho mais alto, cinqüenta centímetros. Tá,
passou. Agora vamos colocar barrinha de ferro, é a mesma altura só tem a barrinha de ferro.
Ela foi passou andando. Falei: agora saltando. E assim sucessivamente até que no final da...
da aula, né, depois que todos já tinham ido embora, ficamos só eu e ela e mais uma amiga
dela, ela conseguiu saltar, ficou muito feliz e... e... e isso me satisfez bastante, né. Porque eu
acho que a gente tem que tá.. te... esse... eu senti que ela confiou em mim, né, e que ela... que
ela aceitou a proposta. Então acho que a confiança é um... um sentimento que... que ajuda
bastante. Você confiar no professor, né, enfim acho que isso facilitou bastante.
Transmite a você uma certa segurança.
Exato. É isso aí.
15)Entrevistador: E que tipo, é, de comportamento dos alunos que você, ééé... considera...
e...que tipo de comportamento dos seus alunos que não é ou é satisfatório para você?
Sujeito: É... ah... que não é satisfatório. Eu acho que o... o.... falta de respeito entre
eles, que eu num... num tolero isso. É... tirar sarro um do outro, de... né... que eles que... eles
tem muito disso, né, realmente. E a Carol é um caso desse que ela não fazia por medo de