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Tabela 37. Percentual de consumidores leais e fieis a níveis de RI nas 3
categorias de bebidas
Lealdade a RI 1 27,6% 2,6% 6,7%
Lealdade a RI 2 0,0% 16,6% 15,0%
Lealdade a RI 3 25,2% 24,5% 1,7%
Fidelidade a RI 1 2,4% - 8,3%
Fidelidade a RI 2 0,0% 3,3% 20,0%
Fidelidade a RI 3 4,9% 13,9% 10,0%
Os níveis de lealdade a um único nível de RI foram elevados. Se em refrigerante
houve uma boa divisão entre leais (e / ou fieis) a marcas com nível de RI 1 e 3 (em
um total de 60,1% dos consumidores), para cerveja a lealdade foi de 60,9% e
concentrada nos níveis de RI mais elevados. A categoria de sucos apresentou
uma lealdade total de 61,7%, mais concentrada no patamar intermediário de RI.
Esses percentuais de lealdade a níveis de RI são um pouco inferiores aos
verificados no estudo de Foxall, Oliveira-Castro e Schrezenmaier (2004), com
coleta de 16 semanas, que encontraram lealdade de 92% para feijão, 91% para
chá, 84% para café e margarina, 81% para manteiga e 68% para sucos (este
último um número mais próximo dos níveis encontrados neste estudo), o que
corrobora a visão de que quanto mais dilatado o prazo de um estudo, menor será
o nível de lealdade encontrado.
Se a lealdade a níveis específicos de RI foi elevada, a lealdade a marcas
específicas também foi expressiva. Para um estudo com dados coletados em 12
meses (8 meses para suco) os níveis verificados são altos. Para explicar este fato
algumas hipóteses são levantadas: no caso de sucos, em parte esse resultado
pode ser creditado ao menor tempo de estudo (8 meses), em parte ao menor
número de marcas compradas no período (média de 2,8 marcas). Se o primeiro
fato é uma causa provável, o segundo pode ser apenas conseqüência,
permanecendo a dúvida. Uma possível explicação está no benefício que o suco
entrega ao consumidor. Não é uma bebida como a cerveja ou o refrigerante cuja