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Rocha, A.C. (2007). A Psicologia de acordo com o relato de um meio de comunicação de
massa. São Paulo (p.80). Dissertação de Mestrado. Programa de Estudos Pós-Graduados
em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo
Orientador(a): Dra. Paula Suzana Gióia
Linha de Pesquisa:
Desenvolvimento de Metodologias e Tecnologias de Intervenção
RESUMO
Alguns analistas do comportamento, seguindo e ampliando as contribuições de
B.F.Skinner para o estudo do comportamento social, vêm abordando questões referentes a
fenômenos sociais de grande escala. Dentre as questões abordadas a análise do “relatar” da
imprensa vem sendo apontada como fundamental para a compreensão dos controles
exercidos sobre o comportamento humano e as formas pelas quais os indivíduos passam a
“conhecer” o mundo a partir deste relato da mídia. O objetivo deste trabalho foi o de
analisar como o profissional da área da psicologia está sendo apresentado à comunidade
pela revista Veja e para quais assuntos este profissional é chamado a opinar, quais as
principais características destas matérias que este profissional está sendo mencionado. Para
isso, foram coletadas por meio eletrônico, as matérias que foram veiculadas pela revista
durante um ano que faziam referência a esses profissionais e/ou à área da psicologia.
Encontrou-se como resultados que o profissional que foi mais chamado para opinar ou
escrever sobre algum assunto foi o psicólogo seguido pelo psicanalista. O tipo de matéria
em que o profissional da área da psicologia mais apareceu foi categorizado como sendo
reportagem e que este profissional estava participando apenas à nível de consultoria. As
matérias encontradas foram categorizadas de acordo com o tema da matéria, e o tema mais
encontrado foi relações (comportamento) seguido logo após por estudos de saúde e logo
depois matérias que faziam referencia a auto-ajuda. Assim foi possível concluir com esta
pesquisa que o profissional da área da Psicologia é chamado a dar explicações psicológicas
e/ou opinar sobre os mais diversos temas. As matérias foram analisadas também quanto às
estratégias do nível de gerenciamento de atenção do leitor, a estratégia mais utilizada nas
matérias selecionadas foi de arrebatamento que se refere à presença de foto na matéria ou
algum tipo de atrativo gráfico na matéria. As matérias selecionadas para esta pesquisa em
sua maioria havia a presença de fotos. Por fim, pode-se concluir que o conhecimento que
está sendo construído acerca do profissional da área de psicologia pela mídia é formado
pelas informações que este meio de comunicação publica sobre estes profissionais. O
profissional da área da psicologia é mostrado pela mídia impressa como um profissional
sempre pronto para tratar de qualquer assunto. Pois durante a análise dos temas percebemos
que este profissional é chamado para falar dos assuntos mais diferentes.
Palavras – chave: mídia, psicologia, conhecimento socialmente construído.