153
Porque é significativo
para os alunos?
Bom no estagio eu tenho a
impressão que o que eu
procuro mais com elas é
assim! Vê se o aluno
consegue desenvolver seu
potencial, tá! De
nutricionista da área clinica,
um pouco mais independente
do que, daquela rotina que o
local tem.
Na verdade eu não deixei
essa disciplina, ela virar uma
disciplina desestimulante, ta,
porque é os alunos que
apresentam seminário e os
alunos falam, ah eu vou
assistir um seminário do meu
aluno que não sabe nada, que
preparou ontem porque eu vi
que ele não tinha preparado,
eu não permiti isto!
Eu acredito que seja assim,
ele se testa ele nem pensava
que poderia ir tão longe né?
Ele começa a perceber que
nem sempre a referencia
maior é a equipe do local! E
ele vai descobrir, outras
referencias, ele vai descobrir
a bibliografia, ele vai
descobrir os artigos
científicos, ele vai descobrir
tudo que é novo naquelas
patologias é que ele pode
somar essas referencias ai!
Somar! Com as que a equipe
faz, somar mais esta, ele se
descobre como alguém que
ele nem sabia, que ele
poderia buscar tanto.
- Acontece que tive um
trabalho eu vivenciei isto e
muitas vezes eu dizia assim,
“olha eu acho que você
entendeu errado porque não
é!, então essas questões
faziam com que os alunos se
interessavam então eles
terminavam a disciplina de
seminários.
“Eu sempre, sempre,
complementei muito, muito
com a minha experiência,
então os alunos em seminário
aprendiam muito com todo o
temazinho, eu contava um
caso, eu contava uma
estória”,
Eu acho que é por trazer
muita da vivência, quando
eles começam a exercitar a
prática, né. Então que eles
vêm com o conteúdo de
Teoria do eixo da vida e daí
no Estágio II eles tem a
oportunidade de exercitar
isso, eu acho que eu
particularmente que trabalho
nos Ciclos, né, e se tu fizer o
gancho com o HPV onde eu
faço supervisão também, tem
tudo haver,né, da pra junta a
questão de sala de aula com a
questão prática, acho que
eles vêem a evolução vamos
dizer, efetivado aquilo que
eles vêem em sala de aula,
eles podem ver na prática
aquilo que a gente discute em
sala de aula, eu acho que isto
dá uma certa satisfação, né.
Por trazer muita da vivência,
quando eles começam a
exercitar a prática.
acho que isto tem haver, não
só com a disciplina, mas
também, talvez, com o tipo
de recepção que eles têm
nesta disciplina, porque eu
tenho o cuidado de na
primeira aula fazer uma
revisão tentado colocar pro
aluno tudo que ele pode
indagar a respeito da nutrição
na disciplina.
- Então quando eu começo a
ler isto, né, eu começo que o
aluno participe disto, eu
questiono um pouco se tem
algum conhecimento sobre
tempero, o quê que sabe, se
tem alguma estória, se
conhece, isto geralmente
quando eu falo sobre o
assunto, preparo a aula sobre
condimento, então é claro a
aula bem