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TABELA 3.2: Re sul ta do s das velocidades do padrão.
Ponto de
Calibração
Período do
padrão [s]
Desvio padrão
do período [s]
Velocidade tangencial
média [m/s]
Incerteza expandida
(95%) do padrão [m/s]
Incerteza
relativa [%]
1 0,02632 7,53E-06 4,991 0,004 0,078
2 0,02930 5,56E-06 4,482 0,003 0,066
3 0,03282 6,14E-06 4,002 0,003 0,065
4 0,03772 8,22E-06 3,482 0,002 0,069
5 0,04324 7,36E-06 3,037 0,002 0,064
6 0,05226 7,66E-06 2,513 0,002 0,061
7 0,06594 9,67E-06 1,992 0,001 0,061
8 0,08648 1,60E-05 1,519 0,001 0,065
9 0,13285 2,41E-05 0,989 0,0006 0,065
10 0,25434 3,74E-04 0,516 0,0015 0,294
3.3.2.
Resultados da calibração do LDA
No experimento da calibração do LDA, foram adquiridos 120 valores de velocidade pelo
LDA, para cada ponto de calibração, enquanto que, no padrão, o calibrador, utilizou-se uma
freqüência de aquisição de 50 kHz, ou seja, 50 mil valores por segundo. O processo de
aquisição dos dados ocorreu da seguinte maneira: iniciava-se, ao mesmo tempo, o processo de
aquisição do LDA e do calibrador; ao serem coletados 120 valores de velocidade pelo LDA,
encerrava-se o processo de aquisição do LDA, porém, no calibrador, a aquisição só era
finalizada, após um tempo pré-estabelecido. Na etapa seguinte, a análise dos dados,
ajustavam-se os períodos de tempo do calibrador e do LDA, retirando-se o período de tempo
que excedia o tempo necessário, para o LDA adquirir os 120 valores de velocidade. Dessa
forma, os dados foram comparados no mesmo intervalo de tempo. Entretanto, a quantidade de
valores adquiridos era diferente. Na TABELA 3.3 estão representados os tempos necessários
para a aquisição dos dados desse experimento.