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RESUMO
Introdução: Este estudo, descritivo, de corte transversal, teve por objetivo avaliar os
conhecimentos sobre sexo e sexualidade, na população de alunos de ambos os
gêneros, com idade entre10 e 15 anos de idade, nas cinco escolas públicas de
Pitangui-MG, em 2006. Métodos: Como instrumento de pesquisa para coleta de
informações, utilizou-se um questionário contendo 23 questões baseadas nos
conteúdos curriculares do MEC (PCNs), SEE-MG e manuais de ensino neles
baseados. Quatro questões procuravam avaliar a origem dos conhecimentos sobre
sexo e sexualidade: Quem? Onde? Quantas vezes no ano? Quais assuntos foram
mais discutidos no ambiente escolar? Foram coletados dados referentes ao nome da
escola, idade o aluno em anos e meses, série em curso, gênero e turno. Em todas
as questões havia a opção "Não sei", para ser marcada se o adolescente
desconhecesse o tema. Foram providenciadas medidas para que não houvesse
comunicação entre os alunos, para que houvesse tempo suficiente para as
respostas, professores treinados em aplicação de testes, conferência de
questionários entregues e devolvidos (faltosos) pelo pesquisador. Resultados: De
um total válido de 1421 adolescentes (86,4%), participaram da pesquisa 524 alunos
(31,9%), sendo que 863 (52,5%) não consentiram em responder e 34 alunos (2,1%)
não compareceram. 58,2% eram do gênero feminino e 41,8% do gênero masculino.
Em relação às respostas válidas houve 39,6% de erros, 43,3% de acertos e 17,1%
de desconhecimentos. Os adolescentes das idades e séries mais avançadas e do
gênero feminino mostraram maior percentual de acertos nas questões. Quanto à
anatomia dos aparelhos reprodutores a resposta mais errada foi o local anatômico
da ocorrência da fecundação (79,1%); o nome da célula reprodutora masculina a
mais acertada (83,3%) e a que mais desconhecem é o local anatômico da produção
dos espermatozóides (16,7%). Em fisiologia 63,7% acertaram a primeira
transformação feminina na puberdade, 38% erraram a relação entre gravidez/ ciclo
menstrual e 60,8% desconhecem a definição de menarca. Nos conhecimentos de
sexualidade 73,8% acertaram a definição de sexualidade responsável, 71,7%
erraram a concepção de relação sexual e 23,1% desconhecem a definição de
masturbação. A mãe e a televisão são as duas principais fontes de conhecimentos
sobre sexo e sexualidade; a escola ensina em média duas vezes por ano; sendo os
aparelhos reprodutores o assunto melhor explicado na escola sobre sexo e
sexualidade. Conclusão: Pode-se concluir que o gênero feminino apareceu em
maior porcentagem. Houve maior percentual de acerto nas questões de anatomia,
fisiologia e sexualidade em alunos das séries mais avançadas (7ª e 8ª séries), e em
relação ao gênero existe um maior percentual de erros e desconhecimento entre o
gênero masculino e aproximadamente o mesmo percentual de erros. Adolescentes
de 5ª a 8ª séries das escolas públicas de Pitangui-MG demonstram erros e
desconhecimentos sobre sexo e sexualidade, e a alta falta de consentimento tende a
comprovar os dados estatísticos.
Palavras-chave: Sexualidade; Adolescente; Educação sexual; Sexo.