auxiliou muito. Eu pensava assim: tenho a prática sei tudo, mas não é assim. Hoje olho pra trás e assim
vejo coisas que eu fazia e muitas, muitas coisas foram mudadas. A teoria me ajudou muito.(PROF. 01).
Na escola que fiz o magistério o grau de exigência era grande em todos os sentidos, tudo que se fazia
deveria ser o melhor possível, os planejamentos eram exaustivamente refeitos até aprendermos,
materiais didáticos, todos feitos em sala de aula e apresentados para as colegas as formas de utilização.
Foram os anos como aluna que mais trabalhei, me dediquei e muito aprendi. Minhas aulas têm muito de
como vivi enquanto aluna daquele colégio.Até as coisas mais simples como maneira de escrever no
quadro, de como orientar o aluno a ter essa habilidade no caderno, formas de apagar o quadro(...).Ainda
era muito jovem quando iniciei a graduação e pensava por uma questão de nível de dificuldade que iria
aprender muito mais na graduação do que no ensino médio, mas foi ao contrário,(...). (PROF. 02).
Tem disciplina que a gente se decepciona, por exemplo, o caso das metodologias, eu esperava muito da
arte, porém ficamos só assistindo teatro feito por outros, o que isso contribuiu para a minha prática de
arte?Algumas metodologias como Português, Matemático deram-nos muitas dicas de como atuar na
sala de aula, de como nos desligarmos dos livros didáticos, como trabalhar com boas produções textuais
e o trabalho com jogos. (PROF. J 03).
Pontos que antes tu não paravas para analisar, a partir da graduação tu paras, tu pensas, tua analisas, tu
pensas se a teoria que tu estas estudando tem a ver com a tua prática. Antes tu via só o global, a aula, o
grupo, sem reflexão. Ajudou e muito, a partir da graduação comecei a trabalhar com a pesquisa em sala
de aula como forma de produção de conhecimento. E aí tu te envolves mais, tu queres saber mais, tu
buscas mais. Tu não ficas limitada. A pesquisa na sala de aula é fundamental para mim.Até iniciar o
trabalho com pesquisa na sala eu não via o prazer das crianças em aprender. Elas se desenvolvem a
mais. . (PROF. 04).
A faculdade de pedagogia trabalhou muito bem com os fundamentos da educação: Sociologia,
psicologia, filosofia, metodologia. E em especial a professora de Fundamentos metodológicos de
Matemática, me ensino uma metodologia para trabalhar o desenvolvimento de conceitos que pude
transferir para todas as outras disciplinas. Ela era um general, todos levantavam quando ela entrava e
saia, porém nos ensinou que não existe ciência desvinculada do que o aluno vive lá fora. E eu trouxe
isso como ensinamento para minha profissão. (PROF. 05).
O magistério me trouxe grandes contribuições, exercício para a minha carreira profissional, (...) No
magistério com o estágio, ali eu aprendi, tinha um professor supervisor que nos acompanhava,
questionava as professoras regentes como estávamos, acompanhava os planejamentos. Na minha
opinião, a graduação pouco contribuiu, nos estágios não houve orientação, supervisão, nem
participação na elaboração dos projetos que seriam desenvolvidos nos estágios. Os estágios eu fiz
sozinha, minha professora só foi à escola quando pedi para que ela fosse ver situações que eu não
concordava na escola de educação infantil que eu estava estagiando. Na sala era muita teoria sem quase
relação nenhuma com a prática. Na graduação era assim, teoria sobre projetos, mais nunca elaboramos
um para aplicar e ver os resultados. (PROF. 06).
Eu já estava trabalhando então procurava ao máximo aproveitar a graduação para tirar as dúvidas. Claro
que todas as expectativas d e aprendizagens não foram atendidas, mais muito depende da busca do
aluno também. Enquanto aluno e professor tu tens que estar num movimento de busca constante. Mas a
melhor foi à mudança de comportamento que já começou no magistério e na graduação então me soltei
tanto que diziam que eu falava demais. (PORF. 07).
Na graduação só os conteúdos e muito mal explorado. Porém tive uma professora de prática, no último
período, que compensou tudo, trabalhava a prática numa perspectiva interdisciplinar e nos ensinava
como não deixar o aluno ocioso e como ser um professor mediador no trabalho de envolver os alunos
para o trabalho. (PROF. 08).
As disciplinas de fundamentos penso que deram algum suporte, Psicologia, Sociologia, Filosofia, e
refletem na sala de aula é claro.(PROF. 09).
(...) eu ouvia falar de teoria e prática, a necessidade de conciliar essa duas coisas. Na realidade posso
dizer que algumas coisas ficaram a desejar, pois muito do que aprendi eu fui buscar, não que tenha ido
buscar receitas na graduação, mas eu queria o teórico desse base a prática. Não foi a graduação que
trouxe o que procurava, mas confesso que o fato de estar lá, ela funcionou como uma ponte.O fato de
eu estar lá me despertou para muitos estudos. Acredito que tenha contribuído. (PROF. 10).
Formação
institucionalizada
D2
D2- Pós-graduação (...) por ser uma pós-graduação específica para o ensino da pesquisa (...) (PROF. 01).
O meu curso de pós-graduação me auxiliou muito, Trouxe para as discusões assuntos que são da
atualidade e necessidade de se trabalhar e que eu tinha algumas dificuldades, exemplo a questão da
educação inclusiva, sexualidade, relação professor aluno, professor comunidade e outros. A pós-
graduação me ajudou muito mais na prática do que a graduação. (PROF. 02).
Esse curso de pós para a sala de aula não auxiliou em nada.Foi muito teórico, faltou a prática, faltou
empenho por parte de muitos professores.(PROF. 04).
(...) houve muitas leituras e cresci muito na questão da fundamentação teórica, fui apresentada a
Vygotiski, eu o conhecia superficialmente, (...) Muitas coisas que aprendi foram logo aplicados. Os
conteúdos foram voltados para a ação docente e com aquela idéia de que só seríamos um bom
supervisor se fossemos um bom professor. Então bons projetos foram desenvolvidos e aplicados de
imediato. (PROF. 05).
Muita teoria sem se vislumbrar uma prática. De novo o trabalho prático, na pós a monografia, a
professora olhou só uma vez e dizia estava maravilhoso. (PROF. 06).
Com certeza considero o melhor curso de formação que fiz. Nos prepararam tb para o trabalho de sala
de aula. Relatávamos nossas dificuldades e baseados em suas experiências práticas e teóricas nos
davam estratégias para o trabalho. (PROF. 08).
(...) me ajudou muito mais do que a graduação, porque o curso que fiz de interdisciplinaridade não é
definido para nenhuma área e muitos dizem que o fato de ser interdisciplinaridade ele não é específico.
Na verdade ele me deu subsídio em tudo. Os professores eram excelentes. Filosofia da educação fiz
uma revisão da história da filosofia desde a idade antiga até os dias atuais, fizemos um panorama geral,
o professor muito bom. Na disciplina de avaliação trabalhamos muito essa questão na sala de aula com
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