13
redobrada,para significar os sentimentos de dúvida da
personagen, anseios, medos, sofrimentos e angústias.
DOM CASMURRO é o sétimo entre os nove romances
escritos por Machado de Assis. Publicado em 1990, porém, com
uma edição datada de 1899, foi o primeiro volume de seus
romances, uma vez que as obras anteriores foram editadas,
primeiramente, em periódicos (folhetins).
Aristóteles considerava que literatura é mímesis
3
, ou
seja, é a representação da realidade. Desse modo, Bentinho é
uma personagem, (do grego persona), uma máscara e representa a
humanidade, podendo ser acometido por erros trágicos.
Para entender o erro trágico em DOM CASMURRO,
partimos dos estudos dos filósofos gregos, que foram os primeiros
a usar essa expressão, mostrando qual era a sua função na
construção da tragédia.
Segundo Aristóteles, para que a tragédia suscitasse pena
e temor, a platéia precisaria se identificar com as situações
apresentadas no palco. Tais sentimentos surgem quando o público
presume que é suscetível de sofrer de um mal semelhante ao que
é representado. Essa identificação da platéia com os fatos
apresentados no palco é chamada por Aristóteles de mímesis, a
qual, por sua vez, provocaria a kátharsis
4
.
A mímesis, associada à kátharsis, está intimamente ligada
à recepção de uma obra pelo público. Isso ocorre até os dias
3
Do grego mímesis, imitação. É com Platão que a palavra surge pela primeira vez. No livro III e
sobretudo no X, da República, o filósofo expõe suas observações acerca da matéria: partindo da idéia
de que há um modelo no céu, ou seja, que o real é o ideal, considera os três graus de realidade, a
criada por Deus, a do artífice e a do artista. E tomando o exemplo da cama, aponta a cama, que
existe na natureza das coisas e da qual podemos afirmar, penso, que Deus é o autor, a segunda
cama, que é a do marceneiro é o artífice, e o pintor, imitador. Assim sendo, o imitador seria o autor de
uma produção afastada a três graus da natureza. Vale dizer: o pintor, bem como o autor, o
dramaturgo, procedem a uma imitação da aparência, representada pela cama do marceneiro, não da
realidade, que seria a cama que Deus criou.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1974. p.336).
4
Do grego kátharsis, purgação, purificação. A catarse é uma das questões mais controvertidas e
debatidas da história das idéias estéticas. Aristóteles colocou-a pela primeira vez, ao proceder à
exegese da tragédia, afirmando que esta. ” Suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a
purificação desses sentimentos. Sabe-se que o filósofo grego tomou a palavra de empréstimo à
Medicina, onde simplesmente designava a eliminação dos humores corporais maléficos para