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Universidade de São Paulo
12) PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
CURSO DE PEDADOGIA – FE/USP/SP. - Disciplina: LES0241
Faculdade de Educação/USP/SP.
Carga
Horária
Total:
90 h
Tipo:
semestral
Ativação: 01/01/2007
Objetivos
Promover a análise e o debate sobre as concepções construtivistas e suas implicações para a
formação de professores autônomos, críticos e capazes de promover o desenvolvimento de seus
alunos. 1) Conhecer e aprofundar diferentes perspectivas teóricas sobre os processos psicológicos que
fundamentam as práticas educacionais. 2) Relacionar distintos enfoques teóricos e metodológicos
sobre os processos psicológicos com grau de pertinência para descrever e explicar fatos educacionais
e sua potencialidade de aplicação na resolução de problemas psicopedagógicos. 3) Desenvolvimento
habilidades e disposições cognitivos e metacognitivas vinculadas ao pensamento crítico e a
consideração de pontos de vista alternativos nas situações de intercâmbio grupal (no processo de
ensino de aprendizagem). 4) Planejar e executar projetos de educação rural formais e não formais.
Programa Resumido
Psicologia Educação e Escolarização. Teorização Sobre o Processo de Aprendizagem. Desenvolvimento
Psicológico e Processos Educacionais. Fatores Intrapessoais, Sócio-Ambientais e Interpessoais do
Processo de Ensino e Aprendizagem. Análise Psico Educativa e Processo de Ensino e Aprendizagem. A
Construção do Conhecimento em Sala de Aula. A Educação Formal e não Formal. A Pedagogia da
Alternância. As Práticas Educativas como Contexto de Desenvolvimento. Avaliação no processo de
aprendizagem e de desenvolvimento.
Programa
1) A Psicologia Educação e Escolarização - A função social da escola e a escolarização na perspectiva
do século XXI. 2) Teorização sobre Aprendizagem: o papel das teorias sobre aprendizagem. Teorias
estímulo - resposta e teorias cognitivas - vertentes históricas e atuais e perspectivas integradoras. 3)
Aprendizagem, Desenvolvimento e Pensamento. A natureza, diferenciação e modificabilidade dos
processos cognitivos; o papel do ambiente; aprendizagem e estruturas de conhecimento; a hipótese
de zonas de desenvolvimento proximal e suas implicações educacionais; o desenvolvimento de
valores e juízos morais. 4) Aprendizagem e Inteligência. Evolução do constructo inteligência; o estudo
dos processos intelectuais; o pensamento contextualizado; projetos e programas para o
desenvolvimento de habilidades e disposições cognitivas. 5) Aprendizagem e outros processos
cognitivos: a resolução de problemas - a aprendizagem orientada e por descobrimento; apropriação,
facilitação, acesso e construção nos processos de desenvolvimento e mudança cognitiva;
metacognição e criatividade; linguagem e suas relações com o pensamento e a aprendizagem; a
formação de conceitos; processos cognitivos e afetivos; estilos cognitivos. 6) Aprendizagem e
pensamento no contexto social. O pensamento reflexivo; os processos implicados nos enfoques
centrados no conteúdo e nas habilidades; os fatores interpessoais: o papel do professor mediador; a
aprendizagem através dos pares e da interação social. Contribuições da Psicologia Educacional para
"encarar" a diversidade cognitiva. 7) A Avaliação da Aprendizagem e a Evolução no Processo de
Ensino e Aprendizagem;8) A Pedagogia da Alternância.
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