9
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................................................... 10
1 FORMULAÇÃO TEÓRICA DE INTERPRETAÇÃO DOS SENTIDOS..................... 17
1.1 I
NTERPRETAÇÃO DISCURSIVA – O GESTO INTERPRETATIVO DO PESQUISADOR............... 17
1.2 I
NTERDISCURSO – O PERCURSO HISTÓRICO DAS NARRATIVAS ........................................ 20
1.3 F
ORMAÇÃO DISCURSIVA – A CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS E A IDENTIFICAÇÃO DO
SUJEITO ...................................................................................................................................... 24
1.4 I
NTEXTUALIDADE – O DIÁLOGO HISTÓRICO DOS SENTIDOS ALHEIOS .............................. 28
2 REDES SIGNIFICATIVAS DE SENTIDOS HUMANOS.............................................. 32
2.1 M
EMORIAL DE SENTIDOS – UMA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL........................................ 33
2.2 O
NTOLOGIA DO CONVERSAR NA PERSPECTIVA DISCURSIVA.......................................... 37
2.3 T
ECNOLOGIAS INTELECTUAIS: A ESCRITA NO AMBIENTE TELEMÁTICO......................... 41
3 ABORDAGEM METODOLÓGICA................................................................................. 44
3.1 D
ESDOBRAMENTO TEÓRICO DA PESQUISA ..................................................................... 44
3.2 O
TEXTO SOB A MIRA DA ANÁLISE DE DISCURSO........................................................... 50
3.3 L
OCUS INTERDISCIPLINAR DA PESQUISA ........................................................................ 52
3.4 O
TRAJETO DA PESQUISA............................................................................................... 55
3.5 C
ONTEXTO HUMANO DE INTERLOCUÇÃO ....................................................................... 58
3.6 C
ONTEXTO TECNÓLOGICO DE INTERLOCUÇÃO............................................................... 60
3.7 C
ONTEXTO INSTITUCIONAL DE ENSINO – O ASPECTO PEDAGÓGICO .............................. 61
4 FORMULAÇÃO ANALÍTICA DE COMPREENSÃO DOS SENTIDOS.................... 64
4.1 PRODUÇÃO
DISCURSIVA NO MEMORIAL........................................................... 64
4.1.1 O Acontecimento Histórico - Atualidade e Memória............................................ 64
4.1.2 O Gesto de Interpretação – O olhar sobre a Palavra Alheia ............................... 75
4.1.3 Processo de Assimilação das Palavras do Outro.................................................. 76
4.1.4 Processo passivo de compreensão da fala do ouvinte .......................................... 80
4.1.5 O Gesto de Leitura: A Palavra Alheia Apropriada............................................... 86
4.1.6 Teorias do Conhecimento apropriadas como transformadoras da prática
pedagógica ............................................................................................................................ 92
4.2 PRODUÇÃO
DISCURSIVA NO FORCHAT .............................................................. 98
4.2.1 Organização Temática do Memorial e sua Ordem Significativa.......................... 99
4.2.2 Conseqüências Teóricas das Interlocuções......................................................... 111
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................. ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................ 12929
ANEXO....................................................................................................................................... 132