206
Vânia : Ou então, desculpa, perdão... (risos)
Cristiane: Pode não ser, a gente pode até decidir que não, mas.... [falas
sobrepostas].
Vânia: Então, ó, todos os grupos daí, então vamos supor cinco, né.... ai meu
Deus, eu estou passada mesmo...... (risos)
[...]
Vânia: Então, já que você gostou da atividade, qu e tal as sim vocês são um
grupo, por exemplo, vamos supor que estamos em cinco grupos. Eles t roca m
os p lanos... então, quantos papéis são? Papel de observador, papel de aluno,
papel de professor, que mais? Só? Ah, se tivesse mais dois papeis, é...
Elaboração
Débora: (inc) pensa bem que os grupos são pequenos, Vânia... Relação contrastiva
Vânia: Porque ai troca.... por exemplo, troca. Você me dá o seu plano, eu dou o
seu. Você vai dar para o seu grupinho, entendeu? Ah, vários alunos, né. Claro,
vai ter quantos alunos na sala?
Elaboração
Débora: Pode ser que sejam seis.
Cristiane: Ah, então três grupos... dois grupos... três grupos [falas
sobrepostas].
Débora: Ah, o ano que vem? Você? Quarenta. Podem ir... (risos)
[...]
Cristiane: Ta, são três grupos que eu tinha feito. Então vai ter três papéis:
observador, aluno e professor. Daí, não capte i....
Solicitação de
esclarecimento
Vânia: Não sei se são três grupos. A gente trocaria os planos, ou seja, eu não
vou dar a aula que eu planejei. Eu daria outra aula. Não sei se precisa trocar.
Eu estou elocubrando.
Elaboração
Maria Hilda: Eu acho que is so já é uma outra atividade. É diferente. Você
planeja uma aula, vai lá dar essa aula
Avaliação
Relação contrastiva
Cristiane: com o plano na mão.... Elaboração
Maria Hilda: aí tem um observador ali que fala assim, ó, mas ela planejou isso
aqui e não está fazendo nada disso, olha... disse que tinha tal objetivo essa
atividade e não estou vendo atingir esse objetivo. Então, dentre, dentre as
crenças vamos dizer de um check list do que deve ser um plano de aula, né,
ela está conseguindo ou ela não está conseguindo, é, atingir esse, né....?
Elaboração
Vânia: Então, tem que (inc)... check list (inc) Referência lexical:
repetição
Maria Hilda: e depois tem uma outra que é essa da, da instrução ao sósia ai
que é isso. Eu planejo uma coisa, né, e, e, quero que você faça isso. Será que é
possível? Então, daí é, essa, essa outra atividade. Eu planejar e, e eu mesmo
não vou aplicar aquilo que eu planejei. Passo adiante esse, esse meu plano.
Adição / Elaboração do
que foi adicionado
Cristiane: Mas eu acho que nessa unidade a gente podia parar naquela. Avaliação / contrastiva
Maria Hilda: É. Concordância
Cristiane: E não vir para essa.... Elaboração
Vânia: Então, os grupos preparam e daí dentro dos próprios, do... não tem, não
tem troca de nada.
Elaboração
Maria Hilda: Não. É ... um grupo é escolhido, é, é... um plano é escolhido
dentre os planos dos grupos. Um membro do grupo vai lá dar aula, certo?
Correção da proposição de
Vânia / elaboração
Vânia: Ai tem a boiada....[risos] Elaboração
Maria Hilda: Dessa boiada um punhadinho observa e outro faz... assume o
papel de aluno.
Referência lexical:
repetição / Elaboração
Vânia: Ai, e depois?
Cristiane: E o que observa fica com o plano? Elaboração da proposição
de Maria Hilda
Maria Hilda: Fica com o plano e tem que ter depois [falas sobrepostas] Elaboração
Débora: Tem esse, esse.... você quer mais um pape l ? Pode ser o que observa
sem plano e daí ele infere o plano.
Referência a uma fala de
Vânia bem anterior (
Ah,
se tivesse mais dois
papeis
)
Vânia: Isso! Avaliação/ concordância
Maria Hilda: Ai que lindo! Avaliação/ concordância
Débora: Ele, ele tenta..... Elaboração
Maria Hilda: Maravilhoso! Avaliação/ concordância
Vânia: Isso! Avaliação/ concordância
Débora: Ai tem os colegas dele que vão ver se o... os que ajudaram ele a
planejar, saber quanto que ele está se distanciando plano, né? Então, tem o
observador infere. O... o co-planejador de aula... é... ele registra, o....
Elaboração