19
esses Estados é mais crítica ainda pela evidência de que seus
problemas tendem a se espalharem. Apesar de aliviar o
sofrimento do mundo em desenvolvimento ser a tempos uma
considerável tarefa, salvar os Estados fracassados se mostrará
ser um novo — e em muitas maneiras diferente — desafio”.
36
No mesmo ano, Madeleine Albright, então embaixadora dos Estados
Unidos junto à O.N.U., justificou a intervenção na Somália com o argumento de
“ajudar a mover o país e seu povo da categoria de Estado fracassado para
aquela de democracia emergente”
37
. A C.I.A., em 1994, estabeleceu a “Força-
tarefa do Fracasso Estatal” (“State Failure Task Force”) — rebatizada, em
2003, para “Força-tarefa de Instabilidade Política” (“Political Instability Task
Force”) —, destinada a estudar os casos de fracasso estatal baseando-se em
dados estatísticos sobre guerras revolucionárias ou étnicas, mudanças
adversas de regime e genocídios ou politicídios
38
. O novo conceito ganhou
36
“(…) the failed nation-state, utterly incapable of sustaining itself as a member of the
international community. Civil strife, government breakdown, and economic privation are
creating more and more modern debellatios, the term used in describing the destroyed
German state after World War II. As those states descend into violence and anarchy —
imperiling their own citizens and threatening their neighbors through refugee flows, politica l
instability, and random warfare — it is becoming clear that something must be done. The
massive abuses of human rights — including that most basic of rights, the right to life — are
distressing enough, but the need to h elp those states is made more critical by the evidence
that their problems tend to spread. Although alleviating the dev eloping world's suffering has
long been a major task, saving failed states will prove a new — and in many ways different
— challenge”. HELMAN e RATNER, 1992:3.
37
"The decision we must make is whether to pull up stakes and allow Somalia to fall back
into the abyss or to stay the course and help lift the country and its people from the
category of a failed state into that of an emerging democracy”. Albright, ”Yes, there’s a
reason to be in So malia”, 1992. Apud KRAUTHAMMER, 1999.
38
A então “Força-tarefa do Estado Fracassado” define esses eventos, em seu Relatório de
2000, da seguinte maneira:
“Guerras Revolucionárias: Episódios de conflito violento sustentado entre governos e
desafiantes politicamente organizados que procuram derrubar o governo central para
substituir seus líderes ou tomar poder em uma região.
“Guerras Étnicas: Episódios de conflito violento sustentado nos quais minorias civis
nacionais, étnicas ou religiosas desafiam os governos, buscando significativas mudanças
no status.
“Mudança adversa de regime: alterações significativas nos padrões de governança,
incluindo o colapso do Estado, períodos de severa instabilidade da elite ou do regime, e
alheamento da democracia em direção de um controle autoritário.