Tabela 8: Resumo das Respostas dos Pfs referentes ao Questionário de Dificuldades Comunicativas dos Pas
Questionamento Zilma e Silvio Tina e Ciro Saula e Duda
Padrão
comunicativo dos
Pas
Não solicita o que deseja, não comunica suas
emoções, pega e faz tudo o que quer.
Dificilmente responde a ordens e tem atenção
seletiva. Emite somente sons sem função
comunicativa.
Quase não comunica seus desejos e expressa de
forma confusa seus sentimentos. Raramente procura
as pessoas para expressar algo; pega pela mão das
pessoas e a leva até o item desejado. Responde a
ordens de forma assistemática. Grita e chora, emite
sons /ãw – ãã/ sem função comunicativa.
Comunica bem o que deseja mas nem sempre é clara
na sua comunicação. Aponta e leva as pessoas para
obter o que deseja. Expressa sentimento por meio de
gritos e choro e expressões faciais. Responde ordens
somente quando tem interesse. Emite palavras
isoladas sem função comunicativa, ecolalia e jargão.
Habilidades dos
Pas
Toma banho, come e bebe com independência,
guarda os objetos, usa o banheiro, ajuda a mãe,
fica sentado, fecha as portas, arruma a dispensa
da casa, enxuga os utensílios domésticos.
Às vezes comunica-se espontaneamente quando tem
sede, fome e quer tomar banho. Sabe passear de
carro, ouve música, bebe sozinho, fica sentado,
anda a cavalo, brinca, fecha a porta e sabe esperar.
Come, bebe e usa o banheiro com independência.
Guarda os objetos, carrega as coisas, sabe passear de
carro, atende a porta, não estraga os objetos, ouve
música, assiste TV, fecha as portas.
Pontos negativos
descritos pelas Pfs
em relação aos
Pas
Não comunica seus desejos e sentimentos,
dificilmente é compreendido e não comunica
algo espontaneamente. Não demonstra alegria,
cansaço, medo, raiva, tristeza, dor, ciúmes,
saudade e descontentamento.
Quase não demonstra sentimentos e desejos, pouca
espontaneidade, somente às pessoas da casa o
compreendem. Responde a poucas ordens. Não é
compreendido quando tem dor, saudade e
descontentamento.
Fala muito porém não é clara em sua fala. Muito
agitada, não pára muito tempo sentada. Dificuldade
de atenção. Resistente à mudança e em aceitar
limites impostos pelas outras pessoas.
Comportamentos
indesejáveis dos
Pas
Se auto-agride unhando, pula, levanta os
braços, bate e unha quando contrariado, grita e
chora. Fica muito isolado. Comportamento
auto-lesivo e bate nas pessoas quando
contrariado
Não tem noção de perigo, sai correndo, leva objetos
à boca, não usa o vaso sanitário, emite sons com
muita intensidade, incomodando as pessoas e senta
no chão em qualquer lugar.
Agride puxando o cabelo das pessoas e bate quando
imposto algum limite ou regra. Sai correndo e não
tem noção de perigo. Grita quando quer alguma coisa
e fala muito alto. Não permanece muito tempo
sentada.
Prioridade
comunicativa
para as Pfs em
relação aos Pas
Comunicar seus desejos, necessidades e seus
sentimentos. Comunicar dor, sair de casa,
quando não quer sair ou alguma coisa não
desejada e quando quiser ficar sozinho.
Comunicar o que deseja de forma mais clara,
aprender a falar. Pedir para ir ao banheiro e usar o
vaso sanitário. Expressar sentimentos de dor e algo
que não está a seu alcance.
Comunicar quando está com dor. Solicitar para
passear ou ir a outros lugares. Pedir para assistir
algum programa ou quando quer ver fita de vídeo e
DVD. Solicitar algo que não tenha em casa.
Ambientes que os
Pas freqüentam
Casa de parentes, supermercado, escola, praça,
clube, casa do vizinho, casa de amigos.
Casa de parentes, supermercado, viagem de férias,
escola, médico, clube, casa do vizinho, dentista,
casa de amigos e o bar do padrasto.
Casa de parentes, supermercado, escola, praça,
médico, casa de amigos, parque de diversão e casa de
vizinhos.
O uso e da CAA e
as preferências da
CAA pelas Pfs
Refere ter utilizado a CAA em casa, mas não
teve sucesso, porque o filho não quis. Acha boa
e prefere as figuras grandes. Quer receber
orientação da pesquisadora e prefere o horário
da tarde, após o filho acordar e não fez
imposição de dia da semana.
Refere ter utilizado a CAA em casa, mas não deu
continuidade por falta de tempo. Acha excelente e
prefere as figuras em tamanho grande. Quer receber
orientação da pesquisadora e prefere o horário do
almoço, de preferência de 5ª feira ao sábado.
Nunca utilizou a CAA em casa. Acha que pode
ajudar muito a filha a ser compreendida por todos da
casa. Quer receber orientações da pesquisadora em
casa e prefere o horário do almoço, todos os dias da
semana.