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escolas, tanto particulares como estaduais, sobretudo. Também se tem a questão da visualidade,
tão difundida hoje em dia: sente-se um domínio da cultura visiva sobre a cultura auditiva.
Não se compreende o mundo que não se vê, que se sente; que não se lê, que se escuta.
Esquecemos que a vida faz barulho, faz sons e rumores, como sons do trabalho, sons dos
homens e sons dos animais. Nada de essencial vem sem que o som esteja presente. O mundo – e
a escola tem papel importante – precisa aprender a entender uma sociedade com seus sons.
Com o surgimento de uma nova Lei, a LDB, nº 9394/96, surge a garantia do ensino de
Arte como componente curricular obrigatório da Educação Básica representado por várias
linguagens – música, dança, teatro e artes visuais –, raramente a música é abordada, talvez pela
prática do supra citado, seja pela falta de especialistas da área nas escolas, seja pelo despreparo do
professor ou seja pela ‘desorganização’ que gera no ambiente escolar.
Assim, as aulas de Educação Artística, cujo caráter “menos formal” poderiam possibilitar
uma maior movimentação e interação das crianças em sala de aula, tendem a priorizar os
trabalhos em artes visuais, cujas atividades o aluno acaba tendo de permanecer sentado.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - ARTE - vol. 6, publicado pelo Ministério da
Educação em 1997, para auxiliar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, propõem as funções
de comunicação, de prazer estético, de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura,
de contribuição para a integração da sociedade e representação simbólica.
Os estudantes gostam e admiram música tanto quanto os professores, mas, se eles não
ampliarem os universos de referência, nem se aproximarem do patrimônio musical que a
humanidade construiu e constrói, como já citado, através de música folclórica, popular e erudita,
“vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da escola” (PCN,
1997, pg.78), a função de comunicação não se concretizará plenamente. Construindo sua
competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o
aluno poderá desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano,
através da fantasia, da imaginação e da criação.