148
GOODSON, F. Ivor. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu
desenvolvimento profissional In.: Nóvoa, António (org.) Vidas de Professores. Coleção
Ciências da Educação. V.4, 2 ed. Porto, Porto Editora, 1995, p. 63- 78.
GOUVEIA, Maria Cristina. Mestre: profissão professor(a) – processo de profissionalização
docente na província mineira no período imperial. Revista Brasileira de História da
Educação, SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação,Campinas, Editora
Autores Associados, Julho/Dezembro 2001, nº 2, p.39-57.
GRILLO, Marlene. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In.: Délcia, Enricone
(org.) Ser professor. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2001, 2ª ed., p.73-89.
HOLLY, M. Louise. Investigando a vida profissional dos professores: diários biográficos.
In.: Nóvoa, António (org.) Vidas de Professores. Coleção Ciências da Educação. V.4, 2 ed.
Porto, Porto Editora, 1995, p. 79- 110.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In.: Nóvoa, António
(org.) Vidas de Professores. Coleção Ciências da Educação. V.4, 2 ed. Porto, Porto Editora,
1995, p. 31- 62.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História
da Educação, SBHE- Sociedade Brasileira de história da Educação, Campinas, Editora
Autores Associados, Janeiro/junho, nº1, 2001, p. 9-43.
LACERDA, Mitsi Pinheiro de. Por uma formação repleta de sentido. In.: ESTEBAN,
Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (orgs.). Professora-pesquisadora-uma práxis em
construção. Rio de Janeiro, DP&A, 2002, p.71- 84.
LAWN, Martin. Os professores e a fabricação de identidades. In. Nóvoa,
António;Schriewer, Jürgen (eds.). A difusão mundial da escola. EducaHistória: 4, Lisboa,
2000, p.69-84.
LOPES, Eliane Marta T. A educação da mulher: A feminização do magistério. Porto
Alegre, Teoria & Educação, nº4, 1991, p. 22-40.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e Magistério: identidade, história, representação. In.:
Catani, Denice B.[et al.] (org.). Docência, Memória e Gênero: Estudos sobre formação. São
Paulo: Escrituras Editora, 1997, p. 75-84
MOITA, M. da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In.: Nóvoa,
António (org.) Vidas de Professores. Coleção Ciências da Educação. V.4, 2 ed. Porto, Porto
Editora, 1995, p. 111- 140.