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trabalhar matemática, eu aproveito o material. Eu até tenho brinquedos, carrinhos
que eles possam fazer contagem, utilizar em situações de compra.
Agora o grupo maior é complicado, por falta de material e de... Por questão da
indisciplina mesmo, a gente juntar para fazer grupos e, eu acho assim, quando a
gente trabalha em sala, se a gente consegue ajuda de estagiários (né) aí a gente
consegue. Você tem que estar atendendo as crianças nos grupos, não adianta
você dar o material e deixar elas...(né), você tem que dar orientação. Então eu
acho que a dificuldade em sala de aula é isso, que eu sinto, e que eu sentia
quando eu estava em sala de aula e que eu sinto dos professores também, que é
essa a dificuldade, não se tem material para todo mundo (né), mesmo, às vezes,
confeccionando alguma coisa, não é a mesma coisa que se fosse material gráfico,
que se confeccione no papel, não é a mesma coisa (né). A criança quer pegar o
material, eu acho que esse prazer de sentir o próprio material, também é
interessante (né), de ver as dimensões (né), ele é tridimensional, agora no papel
não (né). Até isso faz certa diferença. E eu penso assim, que as crianças de hoje
em dia, com bastantes informações que são passadas, todas elas têm muitos
jogos em casa (né), então a criança vem com a vivência, e essas crianças que
não conseguem aprender e você tirando ela num pequeno grupo, então ela acha
que... Às vezes, é isso também que acontece. Vamos supor, numa sala de aula
você trabalha com desenhos, ou mesmo com livros didáticos ou no quadro
explicando. Vai ter sempre aquele grupo que não vai conseguir dominar, pra esse
grupo, se você consegue trabalhar individual, fora da sala (né), em atendimentos
contra turno, então facilita mais, porque não é toda criança que não consegue
abstrair (né), mesmo probleminha. Então, porque, pelo menos o nosso nível de
criança, elas já vêm com crianças que têm o hábito de trabalhar com jogos (né),
eles todos conhecem a dama, conhecem xadrez. Antigamente, vamos supor, eu
não consegui aprender xadrez de pequena, e as crianças, de hoje em dia, é difícil
você perguntar para uma criança que não consegue manusear algumas peças de
xadrez. Crianças pequenas já conhecem as peças, já movimentam no tabuleiro e
tal (né), e já é uma prática na educação física eles trabalharem com jogos de
xadrez.
Por exemplo, dois de meus filhos já aprenderam desde pequenos, já sabem jogar
xadrez, esses jogos comuns: xadrez, dama, sem contar o vídeo game, todas as
crianças já vêm com essa participação, isto ajuda bastante na sala de aula. Aí
você trabalha no quadro com os palitos, mais com a contagem dos palitos, que é
um material mais fácil, que dá para cada criança ter o seu material, que não deixa
de ser um tipo de jogo (né), você pode fazer aquela trouxinha com unidades,
dezenas e centenas que para criança ir trabalhando a troca. Então daí é fácil de
trabalhar, mas quando envolve outros materiais, igual o material dourado, o ábaco
maior, então aí você usa um lá na frente, você mostrando um material dourado e
um ábaco, lá na frente. Você vai contando, quer dizer, não é a mesma coisa dele
estar manuseando, e ele estar percebendo. Você dá a oportunidade dele
descobrir também (né). Ta entendendo? Então, quando você usa um material
dourado, lá na frente, mostrando pra todos, é a mesma coisa de você estar
trabalhando no quadro com desenhos, não muda muito (né). Então, você junto
com a criança, por isso que eu acho que esse material na matemática, ele
funciona muito, com a criança com dificuldade. Quando você trabalha no
individual, em contra turno, mesmo na sala de reforço, numa sala onde você
possa... Onde ele possa manusear, ele possa ir descobrindo. Você propõe a