109
Por fim, a terceira subdivisão do banco de dados contém as probabilidades dos pesos por
eixo de cada caminhão de um determinado modelo e suas respectivas distâncias entre eixos. A
Tabela 7.5 mostra esses dados para os caminhões da configuração 3S2. O método da roleta, des-
crito no Capítulo 6 e utilizado no algoritmo genético que calibrou o simulador CORSIM, foi usa-
do na definição das características dos caminhões a partir do banco de dados.
Tabela 7.5 – Probabilidades dos pesos por eixo e distâncias entre eixos (configuração 3S2)
Peso por Eixo (kg) Distância entre Eixos (m)
Marca/Modelo Probabilidade
1º 2º 3º 4º 5º 1 2 3 4
Scania 124G 16,66% 4.420 8.150 0 4.730 5.350 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 124G 16,66% 5.850 9.350 7.730 8.730 7.770 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 124G 16,66% 5.790 9.430 7.290 9.430 8.190 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 124G 16,66% 6.230 9.250 6.940 9.000 8.000 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 124G 16,66% 4.500 6.150 0 5.500 4.950 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 124G 16,66% 4.650 7.200 4.450 6.800 7.400 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 113H 33,33% 4.240 6.930 0 4.330 0 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 113H 33,33% 4.400 6.640 0 1.810 2.560 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 113H 33,33% 5.450 8.290 6.050 5.650 5.700 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 142H 50,00% 4.660 8.940 2.980 6.760 5.640 3,55 1,31 7,57 1,25
Scania 142H 50,00% 5.200 9.100 4.600 4.950 4.800 3,55 1,31 7,57 1,25
Mercedes-Benz 1944S 50,00% 5.390 5.120 3.600 7.540 4.140 4,20 1,36 7,57 1,25
Mercedes-Benz 1944S 50,00% 5.290 9.150 7.500 6.200 5.970 4,20 1,36 7,57 1,25
Um aspecto que foi observado durante o uso da macro é que o CORSIM considera que um
veículo se encontra no tramo a partir do instante de passagem do seu pára-choque dianteiro pelo
nó à montante do tramo. Da mesma forma, ele só identifica a saída do veículo do tramo após a
passagem do seu pára-choque traseiro pelo nó à jusante. Assim, mesmo que apenas uma pequena
porção do veículo esteja no tramo (por exemplo, o seu primeiro ou último eixo), a sua presença é
detectada.
A posição do veículo que consta no arquivo TSD é a do seu pára-choque dianteiro. Logo,
para efeito de posicionamento das cargas por eixo, foi feita a suposição de que o balanço diantei-
ro de todos os caminhões era igual a 1,35 m. Essa suposição deu-se em virtude da grande varie-
dade de modelos de caminhões existentes na amostra e o valor adotado corresponde à média
encontrada para os balanços dos modelos cujas especificações técnicas disponibilizadas pelos
fabricantes eram mais completas.