4.4 Avalia¸c˜oes do Sistema de Recomenda¸c˜ao 38
colch˜ao, o processo normal de um Sistema de Recomenda¸c˜ao seria a partir deste
hist´orico tentar predizer quais produtos seriam de interesse deste cliente. Portanto,
dividir um ticket de compra em treino e teste certamente aumenta a acur´acia pois
em in´umeras situa¸coes a base de treino j´a possui outros produtos fortemente relaci-
onados, entretanto n˜ao segue o processo normal de recomenda¸c˜ao.
Optou-se por utilizar a base M1 por parece ser a mais adequada por trˆes mo-
tivos: primeiro, reflete a qualidade da recomenda¸c˜ao na primeira compra (ticket)
realizada pelo cliente logo ap´os a gera¸c˜ao da recomenda¸c˜ao; segundo, com este tipo
de forma¸c˜ao a avalia¸c˜ao com pessoas ´e feita simulando-se exatamente um sistema
onde as recomenda¸c˜oes s˜ao apresentadas ao cliente considerando todo o seu hist´orico
de compras; e por ´ultimo, como consequˆencia do segundo motivo, torna p oss´ıvel
comparar o resultado da avalia¸c˜ao baseada em logs e avalia¸c˜ao com pessoas.
Hits HR ARHR Cob.Cliente
u(A,B) M1 M2 M1 M2 M1 M2 M1 M2
F1 2429 3742 0,081 0,147 0,0385 0,0824 29664 25353
F2 3692 3963 0,124 0,156 0,0605 0,0882 29664 25353
F3 697 1580 0,023 0,062 0,0083 0,0288 29658 25348
F4 1304 2395 0,044 0,094 0,0146 0,0422 29658 25348
F5 3707 4042 0,124 0,159 0,0598 0,0919 29663 25352
F6 2809 3916 0,094 0,154 0,0411 0,0854 29653 25342
F7 3568 4115 0,120 0,162 0,0568 0,0933 29661 25350
F8 2623 3999 0,088 0,157 0,0410 0,0890 29661 25350
Tab. 4.4: Resultado do Hits, HR, ARHR e Cobertura de clientes utilizando as
forma¸c˜oes de base de teste M1 e M2
4.4 Avalia¸c˜oes do Sistema de Recomenda¸c˜ao
Ap´os geradas as recomenda¸c˜oes foram realizadas 2 avalia¸c˜oes de qualidade das
recomenda¸c˜oes: a primeira, baseada em logs e a segunda, com pessoas. O resultado