FORMAÇÃO CONTÍNUA:
CAMINHOS E DESCAMINHOS
138
deveria ser assim, deveria ta trabalhando, éééé, bem assim, bem para a idade deles,
pegar a letrinha pendurar no pescoço, várias crianças com aquela letrinha no pescoço,
ah, mais eu não tenho essa paciência, sabe, de estar fazendo, aí tem meia dúzia
berrando, gritando, correndo, né? Aí, se eu começo alguma coisa assim eu já
desanimo, por que eu to vendo aquele povo que não está interessado, pó que tem
aqueles que quê brincar, tenho o Mateus que é bem bebê, que agora está na minha
mesa, sabe? Então, eu tenho que dar atenção para ele, e tenho que trabalhar
diferente com coisas bem de bebê, sabe? Então, ééé ....
Pesq.: que é um estágio a menos .....
Lu: isso a menos! Por que o Mateuszinho era para estar
no primeiro estágio, então, eu dô, assim, pego uma lição para ele separado, então o
que eu faço, “Ô, esse é um quadrado!”, aí eu desenho um quadrado para ele, “Pega o
lápis vermelho!”, ele não sabe qual é, daí eu dou o lápis para ele. “Pinta dentro!”, aí ele
fica pintando dentro, então fica. Antes eu tinha que ficar em cima, por que a gente não
via nem a cor do lápis, lápis de cera né? Agora ele já consegue pintar um pouco mais
forte! “Ô, agora é o círculo!”, faço o círculo para ele, “Pinta dentro com lápis amarelo!”,
então, trabalho as cores primárias primeiro com ele né?, eee, não saí disso ainda, das
cores primárias, por que ele não sabe! E as formas né? E as formas, e colagem que
eu dei para ele, “Cola o barbante no quadrado!”, agora ele já consegue já,
devagarzinho. Ele faz certinho, ele já está conseguindo, né? No círculo, no quadrado
e, eu acho que no retângulo também. Mais, assim, eu tenho que fazer um trabalho
com ele separado, né? Ainda com vinte pulando né, pulando, gritando, correndo, e,
mesmo assim, eu tento dar aquela atenção para ele. Então, eu vou te falar, não, não,
não é fácil viu! Apesar que ééé, como eu gosto do ensino fundamental, eu sou agitada,
então “Vamos gente! Vamos! Vamos! Vamos! Já fizeram?” (risos), então, eles já
pegaram aquele ritmo de fazerem, eu estou dando a lição eles já estão me
entregando, né? Então quer dizer, eles fazem muito rápido, ééé, então, as crianças
copiar eles copiam, a maioria, copia bem, mas entender que é que ta! Não são todos
que compreendem, “Essa é a letra A. Essa é a letra B”, sabe, então copiar eles copiam
muito bem, o entendimento..., sabe aquela, eu tenho ainda comigo na cabeça, ééé, a
quantidade, então eu vou dando, eu quero dar é o alfabeto! Sabe, eles tem que estar
copiando, copiando o nome, ta copiando o alfabeto! Éééé, eles vão saber as letras? Aí
é que ta! Eles vão saber! Então, é um ou outro que sabe, né! Então, para estar
trabalhando esse entendimento deles eu ainda não consigo, estar trabalhando de um
jeito que eles vão estar identificando bem as letras, sabe, aí, aí, eu não consigo, não
consigo chegar ainda aí, essa aula acho que faltei!!!
Pesq.: Éééé, o que você acha de ser professora? E qual é a função do professor?