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MARIO GERALDO ROCHA FONSECA
AGONIA DE UM MITO PÓS-MODERNO:
NARRATIVAS MÍTICAS ARCAÍCAS E O RELATO
JORNALÍSTICO DO 11 DE SETEMBRO
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2
MARIO GERALDO ROCHA FONSECA
AGONIA DE UM MITO PÓS-MODERNO:
NARRATIVAS MÍTICAS ARCAÍCAS E O RELATO
JORNALÍSTICO DO 11 DE SETEMBRO
Dissertação apresentada junto ao Programa de Pós-
Graduação em Estudos Literários da Faculdade de
Letras da Universidade Federal de Minas Gerais,
como requisito parcial para a obtenção do título de
Mestre em Letras.
Linha de pesquisa: Literatura e Outros Sistemas
Semióticos
Orientadora: Profa. Dra. Tereza Virgínia Ribeiro
Barbosa
Universidade Federal de Minas Gerais
BELO HORIZONTE – MG
Universidade Federal de Minas Gerais
2006
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3
A d. Raimunda, o meu querido “eterno retorno
”.
4
AGRADECIMENTOS (OU À INQUIETAÇÃO)
à Tereza Virgínia,
que acolheu, incentivou e orientou esta busca inquieta
ao Marcelo Marques,
que ajuda a pensar minhas inquietações
aos professores Élcio Cornelsen e Luiz Gonzaga Motta,
que aceitaram o convite para refletir e corrigir estas inquietas(e maus traçadas) linhas
à UFMG e, particularmente, à FALE,
“mães” que acolheram esta saudável e dramática inquietação
à minha família:
meu pai, Ornélis, e meu irmão, Geraldo Magela;
minha mãe, Raimunda, e minhas sete irmãs (Rita, Ângela, Filó, Graça, Jacinta, Cássia e
Lucy), passado, presente e futuro das minhas inquietações
ao pe. Virgílio Resi e aos amigos de CL,
lá e aqui, eterna companhia desta inquietude que é viver
aos diretores, colegas e, particularmente, aos alunos da FUMEC,
com quem aprendo a respeitar e amar a minha inquietação
a alguns e tantos amigos
cujos nomes me enchem de silêncio e de uma amorosa inquietude.
5
Porque é já noite, os bárbaros não vêm
E gente récem-chegada das fronteiras
Diz que não há mais bárbaros.
Sem os bárbaros o que será de nós?
Ah! Eles eram uma solução.
(Konstantinos Kaváfis – à espera dos bárbaros)
6
SUMÁRIO
RESUMO
_______________________________________________________________8
ABSTRACT _____________________________________________________________9
INTRODUÇÃO: UMA SITUAÇÃO-LIMITE _____________________________10
PRIMEIRO CAPÍTULO: RITUAL-NARRATIVA-IMAGEM ______________19
1.1 – Mito e ritual _________________________________________________________19
1.1.1 – Cosmo ____________________________________________________________20
1.1.2 – Caos ______________________________________________________________22
1.1.3 – Situação-limite ______________________________________________________25
1.2 – Mito e Narrativa ______________________________________________________26
1.2.1 – Mito e mitologia _____________________________________________________26
1.2.2 – Agon ______________________________________________________________30
1.3 – Mito e Imagem _______________________________________________________32
1.3.1 – Imagem que-não-se-vê________________________________________________33
1.3.2 – Agonia da representação ______________________________________________35
1.3.2.1 – O pior____________________________________________________________35
1.3.2.2 – Pior do pior _______________________________________________________37
1.3.3 – Espanto____________________________________________________________37
SEGUNDO CAPÍTULO: O ACONTECIMENTO _________________________40
2.1 – Primeira-página ______________________________________________________42
2.2 – O notável ____________________________________________________________46
2.3 – Meta-acontecimento ___________________________________________________50
2.4 – “Atemporalidade”_____________________________________________________58
TERCEIRO CAPÍTULO: A OBJETIVIDADE APARENTE _______________62
3.1 – Estragégias __________________________________________________________66
3.2 – Mito de Apolo ________________________________________________________68
3.3 – Argumentos quase-lógicos ______________________________________________72
3.3.1 – Duplo sentido _______________________________________________________72
3.3.2 – Sujeito-oculto _______________________________________________________75
3.4 – Fuga _______________________________________________________________82
QUARTO CAPÍTULO: “O MUNDO ESTÁ COM MEDO” ________________91
4.1 – Heródoto e o maravilhoso negativo _______________________________________94
4.2 – Thôma e acontecimento ________________________________________________98
4.3 – O modelo e o anti-modelo______________________________________________102
4.3.1 – Modelo ___________________________________________________________103
4.3.1.1 – Inversão_________________________________________________________103
4.3.1.2 – Falha ___________________________________________________________105
7
4.3.1.3 – Excesso _________________________________________________________105
4.3.2 – Anti-modelo _______________________________________________________106
QUINTO CAPÍTULO: O ETERNO RETORNO _________________________110
5.1 – O Akîtu ____________________________________________________________114
5.2 – Enûma elish ________________________________________________________117
5.3 – Caos-fim-cosmo _____________________________________________________122
CONCLUSÃO: “À ESPERA DOS BÁRBAROS” ________________________129
BIBLIOGRAFIA ______________________________________________________134
ANEXOS _____________________________________________________________140
8
RESUMO
Este é um trabalho de comparação entre o relato jornalístico e algumas narrativas
antigas. O objetivo é encontrar afinidades estruturais entre as narrativas contemporâneas e as
narrativas arcaicas. Para isso, tomou-se como objeto de estudo o relato dos atentados
terroristas aos Estados Unidos da América (EUA) que ficaram conhecidos pelo dia e pelo mês
11 de Setembro em que ocorreram, em 2001. Para a análise, escolheu-se 15 primeiras
páginas de jornais de várias partes do mundo, a maioria dos EUA, mas também da Espanha,
Peru, Inglaterra e Filipinas. Destas, vai-se dedicar uma atenção particular aos jornais de maior
circulação nas principais cidades do Brasil, a saber, o Estado de Minas (Belo Horizonte), o
Correio Brasiliense (Brasília), O Globo (Rio de Janeiro) e a Folha de São Paulo (São Paulo).
Os relatos do Estado de Minas e da Folha de São Paulo serão comparados com a estrutura
retórica do Édipo-Rei de Sófocles; o Correio Brasiliense, com alguns trechos das Histórias de
Heródoto e o Globo, com o poema Enûma elish, épico no qual os antigos povos da
Mesopotâmia narram a Criação do Mundo. Com isso, não se quer perseguir as origens
arcaicas do jornalismo, mas apenas situar o relato jornalístico dentro de uma das mais
fecundas tradições narrativas do Ocidente: aquela que narra o mito.
Palavras-chave: mito-narrativa-imagem-imaginário-relato jornalístico acontecimento 11
de Setembro
9
ABSTRACT
This is a comparison work between modern journalistic narrations and other
antique ones. Its objective is to find structural similarities between the contemporary and the
archaic narrations. For that, we have used as study tool the narrations on terrorism criminal
assaults in the USA known by their date of occurrence September 11
th
in the year 2001.
For this analysis, 15 first pages of newspapers from several locations of the world, the
majority from the US, but also from Spain, Peru, England and Philippines, were chosen.
Particular attention was also given to the newspapers of larger distribution in the main
Brazilian cities, such as, Estado de Minas (Belo Horizonte), Correio Brasiliense (Brasília), O
Globo (Rio de Janeiro) and Folha de São Paulo (São Paulo). Reports from Estado de Minas
and Folha de São Paulo are compared to the structural narration of Oedipus King by
Sofocles. Reports from o Correio Brasiliense are compared to some passages of Herodotus
Stories and the ones from O Globo to the epic poem Enûma elish, where antique peoples from
Mesopotamia tell the Creation of the World. This way, it aims not to the archaic origin of
journalism but to situate the journalist narration into one of the most fertile narrative traditions
of the western world: the narration of myth.
Keywords: myth-narrative-image-imaginary-journalistic narration event – September 11
th
.
10
INTRODUÇÃO: UMA SITUAÇÃO-LIMITE
Existem várias maneiras de narrar o mito. Neste estudo iremos privilegiar algumas,
tendo como objetivo incluir o relato jornalístico na tradição ocidental das narrativas míticas.
Colocado assim o problema, surgem algumas palavras-chave que vão nortear o
nosso percurso. Mito e narrativa serão aquelas às quais vamos dar maior atenção. Mas, para
associarmos os dois vocábulos recorreremos a outro imagem que será necessário para
fazer a comparação entre as narrativas antigas e o relato jornalístico referente ao 11 de
Setembro
1
, que constitui o corpus desta pesquisa.
O ponto de partida do nosso estudo, portanto, é o vocábulo mito. Mas, ocorre
esclarecer que não se pretende encontrar e defender um conceito para essa realidade cultural
extremamente complexa. O que pretendemos é apenas delimitar o uso do termo, de modo que
possa servir como parâmetro para desenvolvermos as duas relações que vão estruturar a nossa
exposição: mito-narrativa e mito-imagem.
Sob esse aspecto, os estudos do pesquisador romeno Mircea Eliade, mais
conhecido pelos seus trabalhos na área da história comparativa das religiões, serão muito
importantes. A sua noção de mito-vivo é imprescindível para fazer a delimitação a que
aludimos anteriormente. Em um dos seus livros mais conhecidos, Mito e Realidade, ele
dedica atenção especial a esclarecer o que entende por mito, abordando temas como “a função
e a estrutura do mito” e o “sentido do mito e o mundo contemporâneo”.
De fato, Eliade (2002) parte da compreensão de que o mito diz respeito ao
problema do homem e, assim, é uma questão perene, mesmo que a maneira de abordá-la
mude a cada momento histórico e de acordo com cada cultura. Diante das mutações que o
11
vocábulo mito tem sofrido ao longo dos tempos, o historiador romeno mostra-se atencioso em
saber o que é essencial no mito e, dessa forma, o que permanece nas narrativas míticas.
Assim, Eliade empreende um estudo comparativo, que começa com o estudo de mitos e
mitologias de vários povos antigos até chegar ao que chama de “os mitos do mundo moderno”
(ELIADE, 2002, p. 156). No final do referido livro, dedica um capítulo aos meios de
comunicação social, aspecto que nos interessa de maneira específica.
Assim, para fazer essa espécie de “história do mito”, Eliade (2002) coloca uma
questão metodológica, que ajuda a explicar o termo em questão: de que situação partir para
definir uma noção de mito que seja a mais abrangente possível? Para Eliade, convém tomar,
como ponto de partida, a situação em que o mito é vivo no sentido de que “fornece os
modelos para a conduta humana, conferindo, por isso mesmo, significação e valor à
existência” (2002, p. 8). Dessa forma, ele define como objeto privilegiado do estudo do mito
aquelas situações históricas que chama de “sociedades arcaicas” (2002, p. 8). O termo
“arcaico” é utilizado pelo autor em dois sentidos:
a) o sentido apontado anteriormente, das sociedades antigas que tinham o mito
como valor fundamental
2
;
b) e o sentido de “modelo” e “princípio” ou, para usar uma palavra bastante
utilizada pelo estudioso romeno, “arquétipo”.
1
Iremos grafar 11 de Setembro com o inicial maíscula para se referir a esta data como um fato histórico, assim
como salientam vários autores que tomamos como referência, o que ficará explicado ao longo do texto.
2
Karen Amstrong divide a “história do mito” em seis grandes períodos: o Paleolítico (c. 20.000 a 8000 a.C.); o
Neolítico (c. 8000 a 4000 a.C.); as primeiras civilizações (4000 a 800 a.C.); a Era Axial (800 a 200 a.C.); o
período pós-Axial (c.200 a.C. e c.1500 d.C.) e a grande transformação (c. 1500 a 2000) (ARMSTRONG, 2005,
p. 6). Historicamente, o que Eliade considera a era “arcaica” do mito corresponde ao período anterior à formação
das grandes mitologias; estas vão se constituir dentro do momento que Amstrong chama de “grandes
civilizações”.
A fim de não repetir, em abundância, a palavra “arcaico” vamos usar o termo “antigo” e, com menos freqüência,
“primitivo”.
12
Sendo assim, o mito como era vivido pelas sociedades arcaicas, é, para ele, o
paradigma da maneira como o vocábulo veio a ser usado. O mito-vivo, portanto, é o arkhé do
vocábulo mito, o seu princípio e a sua origem. O historiador romeno aborda esse tema por
meio do estudo de algumas celebrações antigas que, de alguma forma, permaneceram até na
atualidade, como, por exemplo, o ritual do Ano Novo, como veremos na primeira parte do
próximo capítulo.
Se para definir o conceito mito-vivo Eliade parte das sociedades arcaicas, que
momento histórico convém tomar como parâmetro para entender a relação entre mito-vivo e
narrativa? Acreditamos que a interpretação que os gregos deram para os seus mitos é decisiva
para situar a questão. Desse modo, a outra pergunta a que pretendemos responder é: o que
vem a ser a vivência do mito como narrativa? Para os gregos, segundo Vernant (1990), o mito
transforma-se em um “problema”, ou seja, viver o mito é também refletir e criar um discurso
sobre ele. Em Mito e pensamento entre os gregos antigos, Vernant busca entender o aspecto
discursivo do mito grego. Este estudo nos interessa porque, para enquadrar a notícia como
uma maneira de narrar o mito, a análise do aspecto discursivo é uma etapa necessária.
Podemos afirmar, com Clóvis Barros Filho (1995), que o jornalismo é um discurso
com suas regras próprias e com finalidades bem determinadas, que serão importantes para
extrair as estratégias discursivas usadas no relato do 11 de Setembro, de modo que possamos
compará-las com as narrativas antigas. Veremos, no terceiro capítulo, que a regra da
“objetividade”, fundamental para o exercício do jornalismo, pode ser problematizada por essa
comparação.
Um outro momento do percurso que Eliade faz da “vivência” do mito é exposto na
parte de Mito e Realidade que recebeu o título de “mitos e mass media(2002, p.159). O
autor considera que a notícia pode ser incluída nesta lista por dois motivos: seja porque o seu
consumo tornou-se uma espécie de “vício” do homem das sociedades atuais, que esse
13
precisa se informar para se sentir cidadão do mundo, seja porque o relato jornalístico carrega
a pretensão, de certa forma, de dar “ordem” a uma situação histórica, como a nossa, que se
apresenta cada vez mais “caótica”. Os dois termos “ordem” e “caótico” serão importantes
para fazer a ligação entre o relato dos atentados terroristas com as narrativas antigas.
De fato, as noções de cosmo (ordem) e de caos, assim como aparecem nos relatos
antigos e assim como o uso delas no relato jornalístico do 11 de Setembro, serão a base para
que possamos comparar os dois tipos de narrativas. Para entender o uso dessas duas palavras,
recorremos aos estudiosos do imaginário e da retórica contemporâneos, como Durand e
Perelman. As noções de locutor, contrato e auditório, como são apresentadas no Tratado da
Argumentação de Perelman, serão importantes para entender a questão. O seu conceito de
retórica, como a “arte de raciocinar a partir de opiniões geralmente aceitas” (1996, p. 5), foi
de grande utilidade para incluir o discurso jornalístico nas categorias do imaginário.
Mas, foi uma metáfora de Durand (2002) que nos ofereceu maiores elementos para
aproximar o relato jornalístico da estrutura de alguns mitos antigos. Para definir as estruturas
antropológicas do imaginário, ele compara a cultura com uma bacia fluvial, que tem um curso
principal e vários afluentes. Para Durand (2002), o imaginário, para fluir, precisa de um curso
principal, que ele chama de “imagem”.
A diferença entre imagem e imaginário deu-nos condições de entender que a
noção de mundo, por exemplo, tal como se mostra nos relatos jornalísticos, acusa, certamente,
uma categoria muito forte do imaginário das sociedades globalizadas, mas não deixa também
de sinalizar para procedimentos e rituais que podem ser associados a crenças e valores muito
antigos.
Para desenvolver essa ligação, recorremos igualmente aos estudiosos do
imaginário antigo, como o historiador francês François Hartog. A sua obra intitulada O
Espelho de Heródoto é valiosa para nossa pesquisa, porque, nela, Hartog mostra como o
14
antigo historiador grego construiu a sua narrativa no que chama de “saberes compartilhados”,
ou seja, no contrato que se estabeleceu entre o narrador e o seu público. Por exemplo, para
falar de animais fantásticos, assim como são descritos particularmente no livro II das
Histórias, Heródoto recorreu às categorias do imaginário do público para o qual escrevia. No
capítulo que dedica a entender os costumes e valores dos citas, Hartog faz uma interpretação
que estabelece Heródoto como um grego que fala para gregos. Assim, defende que para
analisar a narrativa é necessário confrontar os enunciados das Histórias com o saber
compartilhado pelos gregos do século V.
A obra citada de Hartog é referência para o nosso estudo porque a sua análise das
Histórias de Heródoto forneceu-nos alguns procedimentos metodológicos importantes para
considerar o relato do 11 de Setembro como uma forma de narrar o mito. Ele explica assim o
seu método:
Confrontando-se assim os enunciados do texto com o saber compartilhado, a questão
não se reduz a avaliar a descrição ou medir a informação, mas trata-se sobretudo de
sondar a maneira como se faz a descrição, considerando-se o tratamento dado à
informação. Essa questão do como (como se relacionam os enunciados com o saber
compartilhado?) levanta finalmente a questão das condições que possibilitam a
construção da narrativa ou, pelo menos, de uma dentre elas (HARTOG, 1999, p. 50).
Assim, entendemos a notícia como um elemento de informação, mas, sobretudo
como um discurso no qual os saberes compartilhado do jornalista e do seu público podem ser
identificados e problematizados. Em outras palavras, vamos tratar o relato jornalístico como
matéria discursiva-informativa e como um fenômeno guiado por uma gramática mais ampla,
que diz respeito às crenças, valores, expectativas, medos e esperanças do homem
contemporâneo. A nossa produção, portanto, deve muito aos estudiosos que fazem uma
abordagem antropológica da notícia. De modo especial, somos gratos ao texto de Luiz
Gonzaga Motta, Para uma antropologia da notícia, que nos ajudou a identificar os três
momentos da análise da nossa pesquisa, a saber:
15
1 – A análise do discurso jornalístico
Foram selecionados 15 jornais de vários países, dando preferência para aqueles
que circulam em cidades norte-americanas, pois o nosso interesse, nesse momento da análise,
visa a entender o impacto que os atentados causaram in loco, uma vez que eles foram
considerados, não somente como um acontecimento, com a sua carga forte de excesso,
inversão e falha, como veremos no segundo capítulo, mas também como “modelo” de
acontecimento. Foi também por este motivo que, para compor o corpus da pesquisa,
escolhemos sete jornais dos EUA (College Heights Herald, The Globe and Mail, The Patriot-
News, Greely Tribune, The Journal News, Daily-News e The Diamond Back), uma vez que os
atentados tocaram diretamente no imaginário dos norte-americanos, que se vêem como
cidadãos do “país mais poderoso do mundo”. As noções de notabilidade de Barthes (1982) e
de acontecimento de Adriano Duarte Rodrigues (1993) nortearam o desenvolvimento da
questão. Foi igualmente para observar a força do impacto no relato que escolhemos as
primeiras-páginas de cada edição do dia seguinte aos atentados (12 de setembro de 2001)
que estas páginas são consideradas a “vitrine” dos jornais.
2 – Análise da narrativa
Depois de mostrar as qualidades narrativas da notícia, no segundo capítulo, vamos
empreender a análise, objetivando demonstrar que a narrativa dos atentados é estruturada por
um enredo bem particular, que, de certa forma, inverte o padrão de contar uma história pelo
começo, mas que atende a uma expectativa bem marcada do imaginário contemporâneo.
Neste caso, o começo é o fim e o fim, um recomeço. Para isso vamos defender a hipótese de
que o relato do 11 de Setembro representou, de um lado, os atentados como um ataque não a
16
um país, mas ao mundo e, por outro lado, esse ataque foi visto como o fim, ou pelo menos
como o começo do fim, desse dito mundo. Assim, as estruturas das narrativas que contam o
Fim do Mundo como condição para criar um novo Mundo será a base da nossa comparação.
Por motivos facilmente compreensíveis, o último aspecto, que representou os atentados como
sinal do fim dos EUA como maior potência mundial, não apareceu tão claramente no relato
dos jornais norte-americanos. Assim, para estudar o imaginário de fim e de mundo recorremos
a jornais de outras partes como Peru (La Industria), Filipinas (Sun Star), Inglaterra (The
Independent) e Espanha (El Pais). Mas o nosso interesse maior foi para com os jornais
brasileiros, até porque é a escola que melhor conhecemos, na qual adquirimos experiência,
trabalhando mais de 20 anos em redações de várias cidades brasileiras. Escolhemos quatro
jornais tendo como base a circulação e o raio de influência nas maiores metrópoles do país:
Folha de São Paulo (São Paulo), O Globo (Rio de Janeiro), Correio Brasiliense (Brasília) e
Estado de Minas (Belo Horizonte).
3 – Análise do mito
A nossa análise é comparativa. Três textos antigos vão nos servir para a realização
desse estudo: Édipo Rei de Sófocles, Histórias de Heródoto e o poema épico mesopotâmico
Enûma elish. Assim, no terceiro capítulo, a análise do Édipo Rei, feita por Vernant, subsidiará
o entendimento das estratégias retóricas para a construção dos efeitos de objetividade no
relato dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de Minas.
no quarto capítulo, o estudo de Hartog da narrativa de Heródoto servirá como
parâmetro para entender como as categorias do imaginário são utilizadas na construção do que
se entende por um fato histórico, não somente como acontecimento, mas, sobretudo como
modelo de acontecimento, como ocorreu com o 11 de Setembro. Neste sentido, a noção de
17
thôma, a expressão grega para designar o maravilhoso e o extraordinário, aplicada às
Histórias de Heródoto, propiciará uma análise, por meio da qual se pretende entender como o
jornal Correio Brasiliense representou o 11 de Setembro como um fato notável e como
modelo de fato notável.
No quinto capítulo, recuperaremos as questões levantadas nas outras análises
comparando o poema Enûma elish, recitado por ocasião do ritual do Ano Novo praticado
pelos povos da antiga Mesopotâmia, com o relato do jornal O Globo, que usou amplamente a
expressão “fim do mundo”, entre outras.
Ao considerar o relato jornalístico como uma forma contemporânea de narrar o
mito, estamos, de certa forma, recolocando uma velha questão que era objeto de reflexão
dos antigos filósofos gregos: por que narrar o mito? Muitos estudiosos do mito partem desta
questão para entender algumas noções presentes nas narrativas antigas, como a noção de
realidade, por exemplo, que consideram estar na origem do pensamento ocidental.
Eliade (1992) chega a falar em “ontologia arcaica”, termo por meio do qual pensa
a relação entre o homem e o tempo, a realidade e o ser como podem ser tematizadas por meio
de narrativas míticas arcaicas. Para o estudioso romeno (2002), os mitos e os símbolos são a
expressão de como os povos arcaicos procuravam refletir sobre o que é “viver” ou “morrer”, o
que é “ser”, o que é a “realidade”, o “mundo”, etc., que, mais tarde, veio constituir a base do
que se convencionou chamar de metafísica ocidental
3
. Ele defende que, ao se fazer a pergunta
sobre a origem da vida e a existência da morte, os homens das sociedades arcaicas
formularam narrativas em que procuravam mostrar que o problema sobre a existência da
realidade é algo que ultrapassa a noção de tempo que se convencionou chamar de “histórico”.
Ao fazer essa reflexão, o estudioso romeno chega ao conceito de situação-limite, definido por
3
“É óbvio que os conceitos metafísicos do mundo arcaico nem sempre eram formulados em linguagem teórica;
mas o símbolo, o mito e o ritual expressam, em planos diversos, e com meios que lhes o apropriados, um
complexo sistema de afirmações coerentes sobre a realidade final das coisas, um sistema que pode ser visto
como aquele que constitui a metafísica” (ELIADE, 1992, p. 17).
18
ele dessa forma: “Os símbolos, os mitos e os ritos revelam sempre uma situação-limite do
homem e não apenas uma situação histórica” (ELIADE, 1991, p. 30). Esse conceito ficará
mais claro quando explicarmos a relação entre mito e ritual, mito e narrativa e mito e imagem,
no próximo capítulo.
Por ora, queremos salientar que, ao desenvolvermos um percurso sustentado na
definição de mito, assim como era entendida e vivida nas sociedades arcaicas, pretendemos
mostrar que nas mais diversas formas de narrar o mito (por exemplo, na grega e na
contemporânea) o que está em jogo é sempre a representação de uma situação-limite.
Escolhemos o 11 de Setembro justamente porque a carga de espanto e de perplexidade que o
acontecimento gerou, acabou por despertar uma questão que, nas sociedades antigas, os mitos
tinham por função lembrar a sua importância, à medida que traduziam a curiosidade do
homem a respeito da origem e do destino do Mundo.
Desta forma, entendemos a palavra agonia, que aparece no início do título da
nossa dissertação (A agonia de um mito pós-moderno), como um outro nome para situação-
limite. É uma maneira de traduzir a expressão grega agon no sentido de luta e de conflito. No
caso, o agon do relato jornalístico (o mito pós-moderno) para representar um fato que entra na
categoria de acontecimento. Nessa dramatização do evento encontra-se o principal elemento
de aproximação do relato noticioso das narrativas arcaicas. Faremos isso por uma análise que
aponta, primeiramente, as afinidades entre a retórica do jornalismo com algumas estratégias
usadas nas histórias que giram em torno do Oráculo de Delfos, depois usaremos as categorias
do imaginário para entender quais as estratégias que entram em cena na construção de um fato
histórico tanto em um texto antigo como na reportagem em questão, e, para relacionar as
estratégias com as categorias do imaginário, chegaremos à comparação entre a estrutura da
narrativa jornalística e das narrativas antigas.
19
PRIMEIRO CAPÍTULO
RITUAL-NARRATIVA-IMAGEM
O objetivo deste capítulo é aprofundar o conceito de situação-limite, aplicando-o,
primeiramente, ao que Eliade (2002, p. 8) chama de “narrativas arcaicas do mito” e, em
seguida, à interpretação que os gregos deram para os seus mitos, conforme as análises feitas
por Vernant (1990). Por fim, abordaremos as categorias do imaginário contemporâneo, que
vão preparar o estudo comparativo, realizado a partir do terceiro capítulo, entre as narrativas
antigas e o relato do 11 de Setembro. Desenvolveremos esse tema em três partes, para abordar
alguns conceitos-chave desta pesquisa.
1. 1 – Mito e Ritual
Aqui, a diferença e a relação entre as noções de caos e cosmo vão nortear nossa
reflexão. De acordo com o que Eliade (2002, p. 21) chama de mitos e ritos de renovação”,
buscaremos entender porque alguns povos antigos, como aqueles que habitavam na antiga
Mesopotâmia, celebravam o Ano Novo recitando ou representando narrativas que lembravam
a Criação do Mundo. A abordagem vai servir de base para uma comparação entre a estrutura
narrativa de um dos relatos do 11 de Setembro e a estrutura narrativa do poema Enuma elish,
que narra a luta de Marduque e Tiamat, que deu origem ao Mundo
4
4
Para seguir a interpretação de Eliade de que o termo, na maioria das vezes, refere-se à realidade por excelência,
vamos grafar o vocábulo “Mundo” com inicial maiúscula e em itálico a cada vez que nos referirmos à utilização
daquela palavra nas narrativas arcaicas.
20
1.1.1 – Cosmo
A noção de mito que estamos adotando está explicitada na obra Mito e Realidade,
de Eliade, especialmente na parte que trata da “estrutura dos mitos”. De acordo com o autor,
não é possível entender mito no sentido arcaico sem antes compreender a noção de realidade.
Mas, como estamos dentro de um período histórico em que as duas palavras seguiram
caminhos opostos e conflitantes (se é mito não é realidade), convém ater-nos a essa questão.
A relação mito e realidade é introduzida pelo estudioso romeno a partir da análise
das narrativas míticas, particularmente as que contam como o Mundo foi criado. Ele considera
que o mito cosmogônico é o “pai de todos os mitos”, porque, para o homem arcaico, nada
poderia existir se o Mundo não fosse criado (ELIADE, 2002, p. 25). Disso, podemos tirar
algumas conclusões a respeito das crenças que entram como moldura para enquadrar a noção
arcaica de realidade.
Primeiramente, a noção de que antes o Mundo não existia. Aliás, uma das
compilações mais interessantes de narrativas míticas, publicadas nos últimos tempos, nasceu a
partir da pesquisa feita por dois índios dessanas a respeito das suas próprias tradições e que
recebeu justamente o nome de Antes o Mundo não existia
5
, o que implica deduzir que o
Mundo foi criado, ou como tratam as narrativas dos dessanas que, em um determinado
momento, algo inédito aconteceu e criou-se o Mundo. Assim, em narrativas desse tipo, que
partem do pressuposto de que antes o Mundo não existia, o surgimento do Mundo dar-se-ia,
evidentemente, “fora” do Mundo. Para expressar tal crença, as narrativas atribuem o gesto
criador do Mundo a seres “além” do Mundo e, portanto, seres extra-muros”, seres “extra-
naturais”. Logo, o Mundo é apresentado em muitas narrativas arcaicas como fruto da ação dos
5
Os índios Firmino Arantes Lana e Luiz Gomes Lana recolheram o material no próprio território onde
atualmente habitam os dessanas, no Alto Rio Negro, Amazonas. O material foi objeto de uma tese de doutorado
do antropólogo amazonense, Marcos Frederico Krüger, publicada com o título de Amazônia: mito e literatura,
em 2005.
21
seres sobrenaturais que, usando do poder que tinham de criar, produziram o gesto que deu
origem ao Mundo:
O Senhor de Todos, depois de passar a existir, diz: Eu sou aquele que passou a
existir como Quépri (isto é, aquele que se transformou). Quando eu passei a existir,
todos os seres passaram a existir depois que eu vim a ser, (...).
Assim começa a narrativa tirada do Livro da Subjugação de Apófis, uma das mais
remotas obras do Egito Antigo de que se tem notícia, segundo Eliade (1995, p. 73).
Do enredo básico dos mitos cosmogônicos é possível entender, ainda, uma
segunda conclusão: um gesto extra-Mundo criou o intra-Mundo, do qual dependeu a
existência do que existe no Mundo, ou seja, a própria realidade, na concepção arcaica. Logo,
a realidade como o gesto que, propriamente, criou o Mundo é fruto da ação de seres
sobrenaturais. A paternidade do mito cosmogônico se justifica também pelo fato de que
muitas narrativas míticas, para explicar a existência de alguma realidade”, ligam o aspecto
particular ao grande gesto sagrado que criou o Mundo. Eliade (2002) afirma que os mitos de
origem mostram muito bem esta ligação. Ele cita, por exemplo, aqueles que eram recitados
para produzirem a cura de alguma doença. Diz que no Oriente Primitivo, assim como em
todas as tradições médicas “populares”, “um remédio torna-se eficaz somente se sua origem
for conhecida”. Como prova, toma um encantamento assírio contra a dor de dente, extraído do
livro Assyrian Medical, de Campbell Thompson, que diz:
Depois que Anu fez os céus, os céus fizeram a terra, a terra fez os rios, os rios
fizeram os canais, os canais fizeram as lagoas, as lagoas fizeram a Larva. E a Larva
vai chorando falar com Shamash e Ea e lhes pede algo para comer, para destruir”.
Os deuses lhes oferecem frutas, mas a Larva pede por dentes humanos. Como vós
pedistes isso, ó Larva, que Ea vos destrua com sua poderosa mão. (THOMPSON,
apud ELIADE, 1992, p. 76).
22
1.1.2 – Caos
O que sustentava a prática citada acima, conforme Eliade (1992), era a crença de
que, para que algo realmente fosse renovado, não bastava apenas “reformulá-lo”, era preciso
“criá-lo” de novo. Isso serve, igualmente, para o Mundo, de acordo com as crenças dos povos
antigos. Eis o motivo pelo qual os mitos escatológicos, que contam como será o Fim do
Mundo, também possuem uma estreita ligação com os mitos cosmogônicos.
As narrativas arcaicas tratam a questão deduzindo uma espécie de “lógica” que diz
respeito à concepção de que o Mundo foi criado por um gesto “fora” dele. Para mostrar que
antes de ser criado essa “entidade”, o Mundo, existia apenas como possibilidade, os relatos
míticos falam de uma outra noção importante para enquadrar a concepção de realidade no
sentido arcaico: a noção de caos.
Ao contrário do interpretação atual, caos uma das palavras mais usadas pelo
jornalismo contemporâneo para descrever uma situação “sem ordem”, como mostra Ricardo
Noblat (2003)
6
para os homens das sociedades primitivas não é algo “sem ordem”, pois
possui um ordenamento próprio que não “classifica” nem “separa” os elementos. O que
caracteriza a noção de caos é “mistura”, que, porém, não deve ser associada à “confusão”,
mas, como dissemos anteriormente, à possibilidade de composição, de recriação. Por isso a
metáfora mais usada para representar o caos, no sentido arcaico, é a de uma “boca aberta”,
como confirma Vernant (1990, p.352) ao falar sobre a Teogonia de Hesíodo
7
, assunto que
veremos mais adiante.
Assim, as narrativas escatológicas tradicionais criam um enredo que, mostrando o
desgaste do Mundo, no transcorrer de um período e neste caso, o tempo que passa é como
6
“Há determinadas palavrinhas que viraram cacoetes de tanto que são usadas. Uma delas é ‘caos’. Tudo no
jornal é caos. Há caos em títulos e rara é a notícia que não tem um caos pelo meio”. (NOBLAT, 2003, p. 86)
7
“Na origem, acha-se o Caos, sorvedouro sombrio, vácuo aéreo onde nada é distinto. É preciso que Caos se abra
como uma goela (caos está etimologicamente associado a boqueirão: abrir-se, ter a boca aberta, escancarar-se)”.
23
um caminho que se distancia cada vez mais da origem –, representa a necessidade de
renovação, a qual, porém, pode ser feita por uma recriação. Ou seja, prega-se uma nova
cosmogonia. Mas, para isso, o Mundo deve voltar ao “lugar” de onde veio. Como foi uma
ação de “fora” que o criou, é para lá, para “fora” de si mesmo, que o Mundo deve retornar.
É nessa idéia de “sair de si” que se sustenta a noção de “destruição” da qual falam
as narrativas do Fim do Mundo, segundo Eliade (2002). Assim, se o Mundo não for
“destruído”, não volta ao caos, à condição necessária para que o gesto que o criou aconteça
novamente.
O elemento água, muitas vezes, é usado nas narrativas míticas como metáfora para
falar desse princípio que gera a vida e renova a criação. Como não existe vida sem água, o
caos primordial é representado, em certos mitos, por um lugar onde água., como em
uma narrativa mítica dos índios yokuts, da Califórnia, citada por Eliade (1995): “No princípio
existia água por toda parte”. Em narrativas diversas, o caos é também representado por um
lugar descrito como o útero materno, como mostra Verônica Íons (1999, p. 18), ao analisar
mitos da Índia, Egito, Japão, América do Norte e Central, Escandinávia, entre outros: “Como
um bebê humano, o universo repousa aguardando o seu nascimento em um local aquoso,
escuro e misterioso”. Por conseqüência, não é possível entender o fim se esse não estiver
associado ao começo. Em outras palavras, o que está “dentro” (o Mundo, ou a realidade) deve
retornar para “fora”, para a origem.
A idéia de retorno à origem é, conforme Eliade (1992), a noção que sustenta o que
ele convencionou chamar de “regeneração do tempo”. A questão está presente em vários dos
seus estudos, mas aparece, de maneira bem clara, no livro Mito do eterno retorno, que vamos
tomar como referência para entender porque o ritual que representa o fim de um período está
associado diretamente ao início de um novo tempo.
24
As celebrações do Ano Novo servem de modelo para Eliade teorizar que o
importante não é tanto o período do ano no qual os povos antigos celebravam esse
acontecimento, o qual sempre estava sujeito a variadas mudanças de data – para os egípcios, por
exemplo, acontecia na primavera, em março-abril e para os persas era no verão e assim por
diante. “O fato essencial é que, em toda parte, existe uma concepção de final e de começo de
um período de tempo, baseada na observação dos ritmos cósmicos” (ELIADE, 1992, p. 56).
No referido texto, o autor defende que, no observar o processo de germinação e os
ciclos da lua, o homem primitivo entendeu que tudo se renova, mas reconheceu igualmente
que, para isso ocorrer, era necessário que a semente se misturasse com a terra e que a lua
desaparecesse. Essa “morte”, porém, era vista como uma “possibilidade” para recomeçar o
ciclo. E, entrar no caos (na possibilidade) é condição para que isso aconteça, segundo a lógica
deduzida por Eliade (2002) a partir da análise de narrativas arcaicas.
Assim, em muitas sociedades arcaicas havia celebrações para marcar o início de
um período, que passou a ser dividido em “ano”. Eliade entende que nessas celebrações não
se tratava somente de um “ano” que começava, mas de um Mundo que se recriava. O
estudioso demonstra sua hipótese em fragmentos de textos encontrados na Pérsia antiga nos
quais o rei proclamava: “Aqui está um novo dia, de um novo mês, de um novo ano; o que o
tempo desperdiçou precisa ser renovado” (ELIADE, 1992, p.64). Tal costume, segundo o
historiador romeno, é ainda mantido pelos tártaros que, no começo do ano, plantam sementes
em vasos em memória da Criação. Em algumas tribos indígenas da Califórnia, o Ano Novo
leva o nome de “restauração do Mundo” ou “retorno”.
Dessa forma, em muitos lugares, no começo de um ano, eram recitadas as narrativas
que lembravam como o Mundo foi criado. Parece ser o caso das celebrações dos povos da
antiga Mesopotâmia, cujo ponto alto era o momento em que dois grupos de atores encenavam a
luta de Marduque e Tiamat, que separou o Céu da Terra e deu origem ao Mundo. Ora, reviver o
25
gesto que gerou o Mundo, no qual aconteceu a criação da própria Realidade, é a base de todos
os rituais importantes das sociedades antigas, de acordo com Eliade (1992). Ele sustenta ainda
que tais celebrações não serviam para lembrar que o Mundo é uma criação dos deuses, mas
tamm que os homens podem reatualizar o gesto primordial e assim participar efetivamente
dele. Por isso o ritual, como aquele que marca o Ano Novo, é um momento sagrado, pois, por
meio desta festa, os homens tornavam-se contemponeos do momento em que a Realidade foi
criada. E, quando isso acontecia era como se fosse interrompido o fluxo do tempo dito histórico,
para que o homem, entrando no tempo que pertencia aos seres sobrenaturais, participasse ele,
também, da (re) criação da Realidade. Nas narrativas míticas este tempo é descrito como “no
princípio”, ou “era uma vez” ou “naqueles dias”, etc.
1.1.3 – Situação-limite.
Até aqui, procuramos mostrar que, pela noção de caos e cosmo, as narrativas
arcaicas tematizam a existência do Grande Tempo, que é como chamam os mitos indianos
para falar da situação na qual ocorreu o gesto primordial, em um “lugar” além do tempo dito
histórico. Essa, então, é uma forma de falar dos seres sobrenaturais que, primeiramente,
criaram a realidade par excellence o Mundo assim como outras realidades fundamentais
como o homem, por exemplo. Tais narrativas míticas representam, portanto, a concepção que
o homem arcaico tinha de si próprio como sendo parte integrante do cosmo e este, fruto do
gesto de seres divinos. Assim, para se lembrar das suas origens sagradas, esse mesmo homem
criou espaços temporais no qual se transportava para um “lá” aquele instante em que o
Mundo foi criado e, assim, “saía” do tempo, sem deixar, contudo, de ser humano.
Não era outra a função dos rituais de renovação, segundo Eliade (2002), a não ser
promover o encontro entre o tempo humano e o tempo sagrado, no qual o homem atinge o
limite da sua condição. Condição essa que entra no princípio que criou o Mundo, dialoga com
26
os deuses e torna-se protagonista da construção da Realidade. É a isto que o autor romeno
chama de situação-limite, aquela na qual “o homem descobre tomando consciência da sua
posição no Universo” (ELIADE, 2002, p.30).
1.2 – Mito e Narrativa
Nesta parte queremos enfatizar algumas singularidades no modo grego de narrar o
mito, o que, segundo Genette (1977, p. 23), pode ser chamado de “narrativa como discurso”.
Assim, faremos, primeiramente, a distinção entre história ou mito propriamente dito e
discurso, a forma como o acontecimento e as seqüências de ação o apresentados no relato.
O que nos ajudará a marcar a diferença e a relação entre os dois termos será a distinção que
Eliade (2002) faz entre mito e mitologia.
No segundo momento da nossa exposição, queremos exemplificar essa distinção
acentuando alguns aspectos da narrativa do mito, assim como é apresentada nas tragédias
gregas, conforme a interpretação de Vernant (1977) Uma questão que irá se completar
quando, no terceiro capítulo, usarmos a peça Édipo-Rei, de Sófocles, como parâmetro para
entender algumas estratégias retóricas que o relato do 11 Setembro apresenta na construção do
efeito de objetividade.
1.2.1 – Mito e mitologia
Genette (1977, p. 23) chama a nossa atenção para a “ambigüidade” da palavra
narrativa. Para ele, a maneira de equacionar a questão é definir o uso do vocábulo, o que faz a
partir de três noções distintas: narrativa como discurso, narrativa como história e narrativa
como ato de narrar. O autor explica que o primeiro designa o enunciado narrativo; o segundo,
27
a sucessão de acontecimentos, reais ou fictícios, que constituem o objeto desse enunciado; e, o
terceiro focaliza o narrador. Desse modo, temos o discurso narrativo, a narrativa propriamente
dita e a narração.
Todorov, por sua vez, usa com mais freqüência apenas dois termos, a saber:
história e discurso. Falando da obra literária, ele diz que esta é uma história, no sentido que
“evoca certa realidade, acontecimentos que teriam ocorrido, personagens que, deste ponto de
vista, se confundem com os da vida real” (TODOROV, 1973, p.221). Mas, considera que a
obra é, ao mesmo tempo, um discurso que implica um narrador que conta a história, para um
leitor que a percebe. “Neste nível não são os acontecimentos relatados que contam, mas a
maneira pela qual o narrador nos fez conhecê-los” (idem, ibdem).
Reuter (2002) concentra no termo enredo os elementos que dizem respeito à história
(ações, seqüências, intrigas, personagens, cenários, etc.) e no termo modo os que se referem ao
discurso (fala dos personagens, escolhas de perspectivas, funções do narrador, etc.).
As explicações de Genette, Todorov e Reuter nos ajudarão a fazer a distinção entre
mito e mitologia, que será importante quando formos tratar da maneira grega de narrar o mito.
Para tanto, vale retomar o conceito de mito-vivo e a concepção das sociedades arcaicas do
mito como modelo de conduta.
Vimos no tópico anterior que a noção de realidade, no sentido arcaico, justificava
a recitação dos mitos cosmogônicos nos rituais do Ano Novo praticada na antiga
Mesopotâmia. Para os povos dessa região, viver o mito era reatualizar os acontecimentos que
deram origem ao Mundo. Esse acontecimento sustenta o enredo do ritual e origem à forma
como as celebrações deveriam ser realizadas, como vimos anteriormente.
No mito grego, porém, a maneira da qual falava Torodov (1973) como condição
para contar uma história é um elemento fundamental tanto quanto o acontecimento. A
narrativa como discurso assume, portanto, uma importância considerável. Assim, os gregos
28
criaram o que Eliade (2002) considera uma “mitologia” de fato, não somente no sentido de
sistematizar racionalmente as narrativas míticas, mas também de formular uma reflexão a
respeito do mito. Deve-se isso, segundo Vernant (1990), ao movimento que começou com a
sistematização dos mitos nos poemas de Homero e Hesíodo, entre outros, e que culminou com
o nascimento da Filosofia no século V, a.C.
Nessa perspectiva, Vernant, no Mito e Pensamento na Grécia Antiga, toma
Hesíodo para falar da inevitável relação entre viver o mito e discursar sobre esta vivência. A
despeito de partir da pergunta da qual partem os mitos, no sentido que aludimos
anteriormente, (“como do caos pode emergir algo ordenado?”), no relato da Teogonia,
aparece uma lei da causalidade, como mostrou Vernant (1990), recorrendo aos estudos de
Jaeger sobre os primeiros filósofos gregos. Conforme Vernant:
No começo um estado de indistinção onde nada aparece; desta unidade
primordial, emergem, por segregação, pares de opostos, quente e frio, seco e úmido,
que vão diferenciar no espaço quatro províncias: o céu de fogo, o ar frio, a terra
seca, o mar úmido; os opostos unem e interferem, cada um triunfando, por sua vez,
sobre os outros, segundo ciclo indefinidamente renovado nos fenômenos meteóricos,
na sucessão das estações, no nascimento e na morte de tudo o que vive, plantas,
animais e homens (VERNANT, 1990, p. 353)
Por isso, o helenista enfatiza que é o Caos o primeiro a aparecer, na origem dos
deuses, no relato da Teogonia, de Hesíodo (VERNANT, 1990, p. 352). Ele aproveita para
marcar que, nesta utilização da idéia arcaica de caos como “boca aberta”, existe uma
acentuação fortemente grega no fato de que agora a “cavidade” se abre para receber a “Luz”.
O movimento de Caos, portanto, é de um escancaramento “para que a Luz e o Dia,
sucedendo-se à Noite, se introduzam, iluminando o espaço entre a Terra e o Céu doravante
desunidos” (VERNANT, 1990, p. 352).
29
Nessa expressão, parece ficar claro também um outro aspecto para o qual o
estudioso francês chama atenção, como uma das particularidades do mito grego: para ordenar,
é preciso separar; e completa salientando que, para separar, é preciso “ver”.
Dessa forma, as metáforas da luz e da separação indicam uma maneira nova de
encarar o mito, na qual não basta apenas recitá-lo ou ouvi-lo: é preciso também refletir sobre
ele. Eis, segundo Vernant (1990, p. 354), a novidade que vai desembocar no pensamento
racional: o mito, na Grécia, tomou a forma de um problema explicitamente formulado, de uma
teoria.
Seguindo esse raciocínio, vários estudos comprovam que, por meio da análise do
mito grego é possível encontrar algumas chaves que explicitam o porquê do surgimento das
teorias literárias na Grécia, como vieram a ser sistematizadas por Platão e Aristóteles. Um
bom exemplo do aprofundamento desse tema é o livro de Jacyntho Lins Brandão
8
, no qual o
autor, a partir do conceito de “poéticas implícitas”
9
, mostra que os temas que foram se
constituir na base das teorias da literatura, referentes ao lugar do poeta, do poema e do seu
público, já estão presentes, de certa forma, nas narrativas gregas antigas. Por isso, para fazer a
sua “arqueologia da ficção”, Brandão (2005) situa os primórdios da reflexão poética nas obras
de Homero e Hesíodo, entre outros, pois ele considera que se trata da procura de algumas
imagens arquetípicas, por meio das quais se pode fazer a arqueologia de alguns conceitos que,
“a partir de Platão, serão elaborados para permitir que se pensem e se compreendam os
processos de composição, transmissão e recepção da literatura conceitos que encontram a
sua motivação última na necessidade de julgar-se qual é, afinal, o estatuto da ficção”.
(BRANDÃO, 2005, p. 19)
8
Antiga Musa: arqueologia da ficção (Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005)
.
9
“O objetivo deste livro é examinar as condições que motivaram o surgimento das teorias sobre literatura na
Grécia, concentrando-se em seus princípios ou seja, no que Mines denomina poéticas implícitas (reflexões
metalingüísticas ou meta-literária contidas nos próprios textos, cf. Poética Comparada)”. (BRANDÃO, 2005, p.
18).
30
1.2.2 – Agon
Antes, porém, de concluir essa rápida passagem pela “novidade” introduzida pelos
gregos queremos destacar um período que, embora não tenha sido objeto de estudo das
“poéticas implícitas” de Brandão (2005), ocupa boa parte do interesse daqueles que procuram
entender a relação entre mito e pensamento na Grécia antiga. Trata-se de um outro momento,
o qual também acontece no alvorecer do pensamento racional, que viu aparecer e morrer a
tragédia grega, que nos interessa para entender quais as categorias do lugar do narrador e do
espaço da narração que o texto trágico coloca para narrar o mito.
É na posição ambígua, em que não consegue se livrar da presença dos deuses, nem
tampouco está situado à margem dela, que as palavras contidas nas tragédias registram um
aspecto, o qual estamos querendo acentuar para reforçar a noção de situação-limite de Eliade.
A existência de uma quantidade considerável de termos com duplo sentido não
parece ser apenas uma estratégia poética, como mostrou Vernant (1977) ao analisar o Édipo
Rei. Tampouco, trata-se de expressar a personalidade de um personagem perturbado. “Não é
uma questão de caráter”, enfatiza Vernant (1977, p. 85). Para ele, o que está em jogo é uma
maneira de conceber uma questão vital para os gregos, que pode se traduzir pela palavra
“ser”, e que os filósofos irão privilegiar como objeto de indagação. “Édipo é duplo”, enfatiza
Vernant (1977, p. 85), acrescentando:
O homem não é um ser que se possa descrever ou definir, é um problema, um
enigma cujos duplos sentidos jamais chegou a decifrar. A significação da obra não
pertence nem à psicologia nem à moral; ela é de ordem especificamente trágica. O
parricídio, o incesto, não correspondem nem ao caráter de Édipo, ao seu ethos, nem
a uma falta moral, adikia, que ele teria cometido. Se ele mata seu pai, se dorme com
sua mãe, não é porque, mais ou menos obscuramente, odeie o primeiro e esteja
apaixonado pela segunda [...].Quando mata Laio é em situação de legítima defesa
contra um estrangeiro que o atingiu primeiro; quando desposa Jocasta, é um
casamento sem inclinação que a cidade de Tebas lhe impõe com uma estrangeira
para fazê-lo aceder ao trono, como recompensa de seu feito [...]. Ou, antes, enquanto
cometia um ato, o sentido de sua ação, sem que ele soubesse e sem que ele
compreendesse, se invertia. A legítima defesa se fez parricídio; o casamento,
31
consagrando a sua glória, incesto. Inocente e puro do ponto de vista do direito
humano, é culpado e impuro do ponto de vista religioso. O que ele realizou, sem o
saber, sem intenção nem vontade delituosa, foi o mais terrível insulto à ordem
sagrada que governa a vida humana. (VERNANT, 1977, p. 89)
E continua: “O domínio próprio da tragédia situa-se nessa zona fronteiriça, onde os
atos humanos vêm articular-se com as potências divinas, onde eles assumem seu verdadeiro
sentido, ignorando do agente, integrando-se numa ordem que ultrapassa o homem e a ele
escapa” (VERNAT, 1977 p. 29). Não saberíamos apontar melhor situação-limite do que como
veio retratada nessa citação de Vernant.
No entanto, é preciso dizer ainda que a maneira como o texto trágico ecoa o drama
do homem que se descobre capaz de “soprar o seu bafo no rosto do Destino”, como diz Kitto
(1972, p.9) sobre a concepção antropológica que move os poemas trágicos, é fazer da obra
não apenas uma história sobre um determinado mito ou variação dele, mas o mito nela
própria. E quando isso acontece, a linguagem é imprescindível para criar uma narrativa desse
tipo, pois ela própria é testemunha do “inexplicável pânico” do qual fala o coro no
Agamêmnon de Esquilo
10
.
Como salientou Vernant, as expressões e situações de duplo sentido, como as que
aparecem, de maneira particular, no Édipo Rei (isso veremos com mais detalhe no terceiro
capítulo) não querem apenas falar do enigma, mas “elas próprias querem ser o enigma”
(VERNANT, 1977, p. 85). O estudioso francês salienta, ainda, que essa tensão pretende
traduzir, não somente valores sentidos como inconciliáveis, mas também que é a própria
linguagem humana fonte de opacidade e incomunicabilidade.
E isso, não somente no que diz respeito ao lugar da enunciação, que muda o
sentido das palavras, mas, sobretudo, no que se refere ao fato de que, diante de certas questões
como, por exemplo, aquela de Édipo, que agindo de maneira correta, acaba cometendo o
10
“Por que não vem a desejada paz confortadora e não ocupa logo o trono vacilante de meu ânimo, livrando-o
desse inexplicável pânico” (vv 1126-1129).
32
maior erro que o homem pode fazer
11
a única maneira de expressá-las é construindo um
texto que apresenta o próprio agon
12
das palavras diante de uma situação-limite. Ao querer se
manifestar, elas se negam, ou, negando-se, se afirmam, como o gesto emblemático de Édipo
que, assim que toma consciência do que cometeu, pretende acabar com tudo, vazando os
próprios olhos. Mas, como deixa entender Sófocles, é ali que ele começa a ver, pelo simples
fato de perceber que antes era cego; ou melhor: que é cego.
1.3 – Mito e Imagem
A imagem do mito é “aquela que-não-se-vê”, define Eliade (2002, p. 11). Para ele,
o que se é o imaginário, ou seja, o conjunto de imagens que formam a seqüência de ação
do enredo mítico. O historiador faz a diferença, portanto, entre imagem do mito e imaginário
do mito.
Nessa parte, queremos desenvolver a diferença entre imagem do mito e imaginário
do mito para chegar a um conceito de “estrutura”
13
que vai nos ajudar a entender o relato do
11 de Setembro como narrativa de uma situação-limite.
11
Cf. a citação de Vernant sobre o ser duplo de Édipo
12
O sentido grego de agón, como especificado no dicionário grego-português, português-grego (PEREIRA
1990), é disputa, conflito, debate, jogo.
13
Este é um termo ambivalente como se pode conferir no livro de R. Bastide Usos e sentidos do termo
“estrutura” nas ciências humanas e sociais. Vamos adotar a noção de estrutura desenvolvida nos livros Mito e
Realidade, de Eliade, e Estruturas Antropológicas do Imaginário, de Durand. Neste último, Durand pede para
não ser confundido com “a velha guarda do estruturalismo formal”. Acrescenta: “Para nós a estrutura
fundamental, ‘arquetípica’ nunca deixou de considerar os materias axiomáticos- logo as ‘forças’ do imaginário”
(p. 15).
33
1.3.1 – Imagem que-não-se-vê
O tema “estrutura do mito”, desenvolvido no início de Mito e Realidade, é
importante para explicar o que Eliade chama de imagem-que-não-se-vê. Para explicar, o
historiador volta às sociedades em que o mito da Criação do Mundo é o modelo para todos os
mitos. Como dissemos, na primeira parte deste capítulo, muitos dessas narrativas começam
com expressões como era uma vez”, no princípio”, antigamenteetc em alusão ao Grande
Tempo, que está “fora” do tempo dito histórico, que pertence ao seres sobrenaturais, aqueles
que, por um gesto situado antes do Mundo, tornaram possível a existência do próprio Mundo.
Eliade (2002) defende que a “estrutura do mito” é a imagem associado ao gesto
primordial que cria a Realidade. Como nas narrativas arcaicas esta imagem está “fora” ela é
opaca, não explicada, mas da qual deriva a sequência de ação que define o enredo mítico.
Como exemplo, cita um mito dos Upanixades (ELIADE, 1995, p. 84) que começa assim: “No
princípio não existia absolutamente nada”. Tanto o “no princípio” quanto o “absolutamente
nada” é, na interpretação do historiador, uma referência ao que veio antes da criação do
Mundo e que, no caso dos Upanixades, estava apenas “no pensamento” do “Ser” do qual
derivou a mente”, que começou a andar de um lado para outro em adoração; “e dele, em
adoração, produziu-se a água” e assim por diante. Nessa narrativa, o “absolutamente nada”
pode ser um outro nome para o que Eliade chama de imagem-que-não-se-vê e que, no entanto,
gera o conjunto de imagens (imaginário) que formam o mito propriamente dito.
Essa dialética é desenvolvida por Eliade (2002) nos estudos que faz a respeito do
mito no mundo contemporâneo. Ele considera que, em um contexto como a nosso, onde as
relações do homem com o sagrado se deterioraram, o mito que recorre aos seres
sobrenaturais para falar de um tempo que está antes ou depois do Mundo – camufla-se para se
manifestar. É um paradoxo que se tornou ainda mais acentuado com as críticas que, ainda no
34
século V a.C. os gregos empreenderam contra seus mitos, o que acabou por contribuir para a
concepção do mito como algo que não é real, passando a ser a maneira mais comum do
homem contemporâneo entender as narrativas míticas arcaicas. Mas, o paradoxo da
camuflagem do mito é também da própria natureza da imagem-que-não-se-vê, segundo Eliade
(2002).
O tema da camuflagem do mito é apaixonante e foi desenvolvido por vários
estudiosos. Interessa-nos mencionar o livro de Cleide Scarlatelli Rohden A camuflagem do
sagrado e o Mundo moderno à luz do pensamento de Mircea Eliade, no qual considera que o
conceito eliadiano de “camuflagem” resgata o sentido original do mito por mostrar que é da
natureza do mito certo estar “fora”, que as narrativas antigas colocam como um evento antes
ou depois da Realidade.
Para sustentar a posição de Eliade, Rohden (1998) usa as categorias de Heidegger
para recuperar o sentido antigo de uma outra palavra, physis, que ao longo do tempo foi
assumindo uma nova interpretação, a ponto de ficar obscurecido por completo o sentido que
os pré-socráticos, por exemplo, davam ao termo. Conforme a pesquisadora, Heidegger, ao
analisar o famoso fragmento 123 de Heráclito, de que “a physis ama se ocultar”, estava dando
uma definição muito importante, o do que é physis como, por extensão, do que é mito.
Se entendermos, com Heidegger, que o sentido aplicado no referido fragmento, mais do que
de “natureza”, palavra latina que quer dizer “nascer”, “nascimento”, se refere ao próprio ato
de “nascer” ou “emergir”, então, parece ficar mais claro que aquele “ocultar” não é no sentido
que geralmente se entende de “camuflar” para não aparecer, mas é exatamente o contrário:
“camuflar” como condição para que o aparecimento de fato aconteça. “O esconder não deve
ser pensado somente como um fechar-se, mas como uma colocação ao abrigo, ficando,
portanto, preservada a possibilidade tanto da emergência, como também é neste mesmo lugar
que a emergência acontece”. (ROHDEN, 1998, p. 87)
35
1.3.2 – Agonia da representação
A abordagem que propomos para incluir o relato do 11 de Setembro no que
estamos chamando de narrativa de uma situação-limite é observar como as primeiras-páginas
encenaram a agonia entre o acontecimento que gera uma imagem que-não-se-vê e o discurso
que representa essa imagem.
Assim, consideramos que a nossa pesquisa se enquadra dentro do tema que se
convencionou chamar de “crise da representação”. Para o vocábulo “agonia” do título desta
dissertação queremos dar duas direções: uma, dada pela própria natureza do acontecimento e
outra, pela agonia do discurso jornalístico para representar o acontecimento. De ambas, se
pode dizer que provocaram um “mal-estar”. “Mal-estar” é uma expressão que está no título de
um dos livros mais conhecidos de Freud
14
, no qual ele defende que a relação do homem com a
sociedade é sempre conflituosa, mas este conflito é inevitável. Com base nesse pressuposto,
alguns comentadores de Freud desenvolveram o que chamam de "princípio do pior”. Para
Dominique Fingermann (2005), o “pior” serve para explicar o conflito inerente à relação
homem-mundo, mas pode também se converter em uma forma de falar “do pior do pior”, ou
seja, a conseqüência que advém do fato de não se aceitar ou se querer evitar o conflito.
1.3.2.1 – O pior
Prestemos atenção nas palavras de Fingermann:
Se no princípio era o trauma, o pior está no princípio do humano: por sua necessária
socialização, isto é, por sua inclusão no mundo do Outro, o homem é privado de
uma parte irrepresentável que, no entanto, persiste e insiste, empurra, pulsa,
impulsiona, compulsiona, está na origem tanto do desejo, portanto, da vida, quanto
da repetição nos seus aspectos mais mortíferos (FINGERMANN, 2005, p. 75)
14
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Trad: José Otávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago,
1996.
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Fingermann (2005) usa o conceito freudiano de “pulsão” para esclarecer ainda
mais o que considera a parte “irrepresentável” do ser humano que, no entanto, move e
promove as suas representações. Explica que pulsão é um termo inventado por Freud para
designar os pontos de inserção do corpo singular e biológico no mundo do Outro, do
simbólico, da cultura. “As zonas do corpo dita erógenas: oral, anal, voz, olhar, são as zonas de
sensibilidade do corpo ao Outro da alteridade, do símbolo” (FINGERMANN, 2005, p. 83).
Ela explica que o “mal-estar” é causado por este princípio de alteridade, por onde o Outro não
marca a sua presença mas também o seu apagamento. “Os destinos da pulsão, os seus
avatares, provêm desta dupla origem: marca da resposta e malogro”, confirma a psicanalista
(2005, p. 83).
Ao tratar do tema “destinos das pulsões”, Fingermann (2005) considera alguns
aspectos importantes para dar um enquadramento mais específico ao “princípio do pior”. Na
sua opinião, os destinos que o ser humano dá para a pulsão vai encaminhá-lo rumo ao
“melhor ou ao “pior”. O recalque, a sublimação e o amor seriam, na leitura de Fingermann
do referido texto de Freud, os destinos do bem, e a perversão, o do mal. Mas, acrescenta:
“Não podemos ser tão maniqueístas, mas podemos dizer que o melhor da pulsão é o seu
malogro, que permite que se cause e renove o desejo [...] que fazem toda a graça do ser
humano” (FINGERMANN, 2005, p. 84).
Aceitar o malogro é, para a psicanalista, sinal de que se está dando um destino
certo às pulsões. Toma como exemplo, o olhar, um dos registros pulsionais. “O olhar como
objeto pulsional não é o visível, é o que não se vê; é a procura desse invisível que faz os
homens produzirem imagens (...)”. Essa, a nosso ver, é uma boa definição do que estamos
considerando como a agonia inerente ao ato de querer representar algo que não pode ser
representado.
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1.3.2.2 – Pior do pior
A crise da representação tem um outro lado que Fingermann (2005) considera
“perverso”. Defende que a perversão da imagem acontece quando ela não quer ser mais
representação, mas a própria coisa. “A imagem tornada objeto fictício, factício que obtura,
desmente, esconde ‘a coisa’ é fetiche”, comenta a psicanalista (2005, p. 86), e esclarece que
fetiche provém do português feitiço, que por sua vez deriva do latim facticio: feito artificial.
Ao ampliar o uso do termo que Guy Debord cunhou nos anos 60 para falar de uma
situação em que as coisas se transformam em imagem e as imagens em coisa, Fingermann
(2005) diz que a “sociedade do espetáculo” não é mais um conjunto de imagens, mas
passou a ser a própria relação social entre as pessoas mediatizadas por imagens. Por isso
considera que dos quatros registros pulsionais (olhar, voz, oral, anal), o olhar é a via
privilegiada de sedução e manipulação pelo poder dominante, motivo pelo qual foi
transformado pelo sistema capitalista em “engodo, que fisga o sujeito e o faz conectar sua
satisfação com os objetos artificiais” (FINGERMANN, 2005, p. 86). Esse é, para ela, o poder
do fetiche, “a imagem que na perversão é usada para tamponar o malogro” (idem ibidem).
1.3.3 – Espanto
Como veremos a partir do próximo capítulo, o agon entre pulsão (o pior) e fetiche
(pior do pior) é visível nas páginas dos jornais que escolhemos para analisar o 11 de
Setembro. Como moldura para entender a questão, vale lembrar o espanto que o
acontecimento provocou. Esse espanto pode ser lido em duas vertentes. Uma tendo referência
a reação das pessoas que, diante da transmissão ao vivo da queda das torres do WTC,
simplesmente não acreditavam no que viam. Alguns chegaram até dizer que podia ser
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filme. De fato, a perplexidade se ampliou depois que muitos reconheceram que o motivo da
própria descrença é que tinham visto várias vezes uma cena parecida em filmes como
Inferno na Torre, Nova York Sitiada, Independece Day e outros.
O jornal O Globo, na sua edição do dia posterior aos atentados, fez uma série de
artigos em uma página assinado por Jaime Biaggio com o título “Cinema antecipou a visão da
tragédia: filmes americanos relataram na tela as cenas a que o mundo assistiu ontem nos
telejornais(Caderno Especial p. 22). Biaggio mostra como a imagem tornou-se simulacro e
criou o efeito contrário, perverso, do que pretendia as cenas mostradas em tempo real: a de
que um fato impensável estava sendo realmente transmitido ao vivo pela tv.
A outra vertente é tomar o espanto como conseqüência da própria natureza
impensável do fato. Mesmo que a sua exploração pelo sistema de imagens que transforma
tudo em coisa tenha sido feita de forma exaustiva, alguns estudiosos chamaram atenção para a
categoria de acontecimento do 11 de Setembro. Com palavras exaltadas em uma crônica que
teve como subítulo o atentado de Osama nos acordou para o mistério”, Arnaldo Jabor
escreve em O Globo, uma semana depois dos ataques, que “a arte revolucionária de Osama
foi ter criado um acontecimento” (p. 8). E acrescenta: “E o Ocidente acorreu para esmagar o
herege, o psicopata que criou um acontecimento num mundo que imaginava ter controle do
destino” (p. 8).
Baudrillard (2003), crítico mordaz da “sociedade do espetáculo”, considerou,
porém, que a imagem do momento em que as torres são atingidas e do posterior
desmoronamento delas é singular, porque escapa da estratégia muito freqüente do
fotojornalismo de fisgar o leitor pelo impacto, o que acaba, contudo, gerando apenas um
“pânico artificial”, refletido na reação de defesa por parte da recepção. Ele considera que a
queda das torres do WTC, além de chocar, abriu também espaço para a imaginação do
espectador e criou um “vazio” no seu olhar. “O acontecimento não foi anulado pela imagem
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porque, por uma vez, a imagem está no cerne do acontecimento [...], faz parte do
acontecimento” (BAUDRILLARD, 2003, p. 3).
Nesse caso, a imagem, sustenta Baudrillard (2003), não quis substituir a coisa, mas
também não evitou a pretensão de representá-la. É este embate entre a imagem e a coisa que,
no nosso entender, produz o agon do acontecimento e do discurso que se observa no relato do
11 de Setembro.
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