131
tem que ser o jacaré. “Então você acha que é masculino, feminino ou os dois?” Masculino. “Por quê?”
Oh, eu penso assim que é o animal. Não importa se é masculino ou feminino, é o jacaré. “E
LIBERDADE, como você classificou? Como você foi pensando?” Liberdade é pros dois,
assim...(pensa) “Como que você pensou?” A, a liberdade. “Você classificou em qual quadro?” No
feminino. “Por quê?” Tipo é... os escravos... eles comemoravam falando a liberdade. Então, pensei
assim e coloquei no feminino. A palavra, a liberdade. Eu penso assim. “E DIAMANTE, como que você
pensou?” Eu penso que é masculino mas, a outra eu também penso que é feminino. A diamante, o
diamante. Assim. “Você classificou nos dois?” É. “Por quê?” (Pensa) Não sei explicar. “Teve um aluno
que me disse que diamante era masculino porque a palavra termina em e. Você concorda ou
discorda?” Eu concordo. “Você tinha me dito que podia ser masculino e feminino...” É, mas... eu não
sei direito... eu coloquei no masculino. “Por quê?” Não, igual o menino falou... termina em e. “E
porque você concorda com isso?” É que eu estava indeciso entre diamante... em colocar ou
masculino ou feminino. Daí eu resolvi colocar em masculino. “Por quê?” Porque eu nunca ouvi falar
em a diamante, eu só, que nem falei pra você, falo... tipo masculino pra mim, começa com o, igual
minha mãe fala... que nem eu falo que é o beija-flor, ela fala, ela já sabe, é a beija-flor, por que ela
fala que é no feminino. Eu falo assim também. “E EMBAIXADOR, como você pensou pra classificar?”
Embaixador é masculino. “Por quê?” Porque sim, é... embaixador... “O que você pensou, em etapas,
pra classificar?” Pensei que... assim, que nem na prova é... pensei que era homem, aí eu fiz a
embaixador. Assim. “Você acha que teria como essa palavra ser classificada com feminino?” Acho
que não. “Por quê?” Porque ó ... embaixador... eu acho que... assim... esse r classifica para o
masculino, e não para o feminino. Que ia ficar a embaixador, aí não ia ficar certo. “E PASSAGEIRO?”
Passageiro... a passageiro, o passageiro. Eu acho que eu tinha que colocar nos dois o... passageiro.
“Em qual quadro você colocou?” Coloquei só no masculino. “Por que você acha que você deveria ter
colocado nos dois?” Porque... não... o passageiro, a passageiro... acho que é só no masculino só.
“Por quê? O que você está pensando?” Porque o passageiro, termina com o, masculino. Passageira,
feminino. “Você se lembra do momento em que você foi classificar, em que você pensou?” Pensei
que era masculino, mas...não sei explicar assim. “Você pode tentar?” (Pensa) Não sei mesmo. “E
para classificar MOTORISTA, como você pensou?” Ah, eu sei que tem motorista mulher também, a
motorista, o motorista. Acho que motorista tinha que ser nos dois, masculino e feminino, acho que eu
só coloquei é... masculino. “Por quê?” É porque... porque o que eu vejo mais é o motorista. A
motorista eu velo assim, muito raro, aí eu coloquei o motorista, mas eu acho que eu tinha que ter
colocado nos dois, a motorista, o motorista... assim. “Teve um aluno que disse que motorista é um
substantivo feminino porque termina com a letra a. Você concorda ou discorda?” Concordo. Ele pode
ser os dois. “O aluno disse que é só feminino, porque termina em a. Você disse que concorda, mas
depois disse que pode ser os dois. O que você pensa sobre isso?” (Pensa bastante) Não sei explicar.
Mais eu coloquei no masculino, mas pode ser os dois. “E CANDELABRO, como você classificou?”
Candelabro?... o candelabro. Eu coloquei no masculino, porque eu acho que é masculino. “Como
você pensou pra colocar no masculino?” (Pensa) Não sei falar assim o que eu penso... “Mas por que
você colocou no masculino?” Porque eu acho que termina com o também, né, e o candelabro...
porque a candelabro?... acho que, acho que é masculino. “A candelabro?...” Acho que não é
feminino. “E NUVEM? O que você pensou?” Nuvem eu pensei... é... a nuvem... acho que é feminino
porque... todo mundo fala, a nuvem. É feminino. Não fala o nuvem, fala a nuvem. “E INTÉRPRETE,
como você classificou?” Intérprete?... aqui eu acho que tá errado. Tinha que colocar nos dois. Eu
acho que é masculino e feminino... intérprete. A intérprete, o intérprete... “Como que você colocou?”
Coloquei no masculino, mas... tinha que colocar também em... feminino. “Por quê?” Porque é... tipo
tem essas pessoas, intérprete, mas não tem só o homem intérprete, também tem as mulheres
também né... é assim.
Nesse exemplo, de um aluno da 8ª série, apesar de as justificativas seguirem
praticamente todas por uma linha de concordância com o artigo, o que pode ser
verificado em verbalizações como “Porque a mulher ela é feminina. Já vem a mulher,
não tem o, o mulher. A mulher” ou ainda “Jacaré... pensei... o jacaré” e “A
diamante, o diamante. Assim”, em alguns momentos o aluno também utiliza-se de
AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.