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Resumo
Lopes G. Estudo da Audição e da Auto-percepção do Handicap Auditivo em
Motoristas de Caminhão [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; 2006.
Introdução: Toda sociedade depende direta ou indiretamente da eficiência do
transporte rodoviário, que é executado principalmente pelos motoristas de
caminhão. No desempenho de sua função, estes profissionais podem apresentar
diversos problemas de saúde e dentre eles, a deficiência auditiva. Objetivo: Este
trabalho visou estudar a audição e a auto-percepção do handicap auditivo de
motoristas de caminhão. Método: Foram avaliados 75 motoristas de caminhão, do
sexo masculino, com idades entre 27 a 61 anos e com tempo de profissão entre
cinco e 40 anos. Os sujeitos responderam a uma anamnese, realizaram avaliação
audiométrica e preencheram um questionário de auto-percepção do handicap
auditivo - Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). A Perda Auditiva Induzida
por Ruído (PAIR) foi classificada segundo o critério de Grupos utilizado por Fiorini
(1994). A avaliação audiométrica também foi classificada de acordo com Parrado-
Moran, Fiorini (2003), considerando os resultados de ambas as orelhas
separadamente. Resultados: Do total, 50 (66,7%) apresentaram resultados
dentro dos padrões de normalidade (Grupo 1) e 20 (26,7%) foram classificados
como sugestivos de PAIR (Grupo 2) e cinco como Outros (6,6%). Dentre os 50
audiogramas do Grupo 1 (71,4%), 31 foram dentro dos padrões de normalidade,
com entalhe bilateral (62,0%) e dos 20 audiogramas do Grupo 2 (28,6%), 16
(80,0%) foram sugestivos de PAIR bilateral. O maior comprometimento foi
encontrado na faixa de freqüências de 4 kHz, 6 kHz e 8 kHz. As variáveis
qualitativas: anos de profissão (p=0,049) e idade (p=0,007) influenciaram
estatisticamente os resultados da avaliação audiométrica. Do total de 50
motoristas de caminhão (71,4%) que apresentaram audição dentro dos padrões
de normalidade (Grupo 1), 43 sujeitos (86,0%) não apresentaram auto-percepção
do handicap auditivo, seis (12,0%) apresentaram auto-percepção leve/moderada
do handicap auditivo e um (2,0%) demonstrou auto-percepção severa/significativa
do handicap auditivo. Dos 20 motoristas (28,6%) que apresentaram perdas
auditivas sugestivas de PAIR (Grupo 2), 16 sujeitos (80,0%) não apresentaram
auto-percepção do handicap auditivo, três (15,0%) apresentaram auto-percepção
leve/moderada do handicap auditivo e um (5,0%) demonstrou auto-percepção
severa/significativa do handicap auditivo. Com isso, foi observado que nem todos
os sujeitos com alterações auditivas sugestivas de PAIR demonstraram auto-
percepção do handicap auditivo, porém, aqueles com audição dentro dos padrões
de normalidade puderam apresentá-la. Conclusões: A prevalência de alterações
auditivas na população estudada foi de 28,6%. Além disso, não houve associação
entre os resultados da avaliação audiométrica e a auto-percepção do
handicap
auditivo.
Palavras chave: Perda Auditiva Induzida por Ruído, Saúde Ocupacional, Ruído
Ocupacional, Audiometria, Audiologia.