MAIA, I. M. M. R. L. S; O desenvolvimento da Ciência em Thomas Kuhn. Consciência.
ORG. saite mantido por Miguel Lobato Duclós. desde agosto 1997.disponível em
http://www.consciencia.org/contemporanea/kuhnisabel.shtml#PARADIGMA > Acesso em 22 de
janeiro de 2006.
MATTHEWS, M. R.; “HISTÓRIA, FILOSOFIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: A TENDÊNCIA
ATUAL DE REAPROXIMAÇÃO”. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.12,
n.3, pp.164-214, dezembro de 1995.
MIZUKAMI, M. G. N.; Ensino: As abordagens do processo.– São Paulo: EPU, 1986. 119 p.
MONTEIRO, I. C. de C.; ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE DEMONSTRAÇÃO EM SALA DE
AULA – Uma análise segundo o referencial da Teoria de Vigotski. Dissertação (Mestrado em
Educação Para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Bauru, 2002.
MORTIMER, E. F.; “Uma agenda para pesquisa em educação em ciências”, Revista Brasileira
de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, v.2, n.1, 2002a.
MORTIMER, E. F.; SANTOS, W. L. P.; “Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem
C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação Brasileira”. Ensaio –
Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dez., 2002b.
PAPINEAU, D.; O falsificacionismo de Karl Popper. A arte de Pensar. Filosofia 10
o
e 11
o
anos. Didáctica Editora e autores. 2003. disponível em
http://www.didacticaeditora.pt/arte_de_pensar/leit_falsificacionismo.html> Acesso em 22 de
janeiro de 2006.
PEDUZZI, L. O. Q.; “Sobre a utilização didática da História da Ciência”. In:PIETROCOLA, M.
(Org). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integrada.
2. ed. – Florianópolis: Ed. Da UFSC, pp. 151-170, 2005.
PENHA, S. P.; Um modelo alternativo de proposições de questões/desafios dentro de uma
perspectiva viogotskyana, Monografia (Especialização em Ensino de Ciências), Universidade
Federal Fluminense, Niterói, 2004.
REGO, T. C. Vygotsky:uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes,
1995. 138 p.
REGO, T. C. R. A origem da singularidade do ser humano. Análise das hipóteses de
educadores à luz da perspectiva de Vygotsky. Educação On-line. Desde 1996. Disponível
em http://www.educacaoonline.pro.br/a_origem_da_singularidade.asp?f_id_artigo=296 >
acesso em 24 de Janeiro de 2006.
VANNUCCHI, A. I.; História e Filosofia da Ciência: da teoria par a sala de aula. Dissertação de
Mestrado – Instituto de Física e de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
VYGOTSKY, L. S.; Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 135 p.
VOGT, C. A evolução do homem e a criação de Deus. Com ciência. Revista eletrônica de
Jornalismo Científico. SBPC. N.72, dez.2005/jan2006. disponível em
http://www.comciencia.br/200407/reportagens/03.shtml > acesso em 24 de Janeiro de 2006.