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codificar uma quantidade tão grande de dados em sua maioria não variáveis. Assim sendo,
codifiquei todos os inquéritos (um total de 13) de uma das crianças da faixa etária a partir
de 4 anos (Camila) e o primeiro inquérito do menino menor (Artur), o que perfez um total
de 1047 ocorrências.
O envelope de variação continha quinze variáveis, tal como descritas no
capítulo 5:
1) Realização da forma verbal:
para P1: (c) marca; (a) ausência de marca; (g) supergeneralização;
para P2: (v) marca não padrão; (p) marca padrão; (n) ausência de marca;
para P3: (h) marca; (i) marca de P6;
para P4: (u) –mo; (s) –mos; (z) ausência de marca;
para P5: (k) marca; (y) ausência de marca;
para P6: (m) marca; (x) ausência de marca.
2) Tempo verbal: (P) presente do indicativo; (M) pretérito imperfeito do indicativo; (T)
pretérito perfeito do indicativo; (F) futuro do pretérito do indicativo; (E) futuro do
presente do indicativo; (S) presente do subjuntivo; (R) pretérito imperfeito do subjuntivo;
(U) futuro do subjuntivo; (V) infinitivo; (I) imperativo; (Y) ir + infinitivo; (@)locução.
3) Paralelismo formal: (I) verbo em construção isolada; (P) primeiro verbo de uma série;
(M) mistura de marcas em que o elemento anterior ao elemento analisado é marcado; (N)
mistura de marcas em que o elemento anterior ao elemento analisado é não marcado; (T)
verbo em uma seqüência com todas as marcas de concordância; (S) verbo de uma
seqüência sem marcas de concordância.
4) Discurso reportado: (H) discurso reportado direto de histórias; (D) discurso reportado
direto de outra pessoa; (S) discurso reportado de si mesmo; (N) discurso não reportado.
5) Contexto seguinte: vogais: (a) /a/ átono; (1) /a/ tônico; (e) /e/ átono; (2) /e/ tônico; (i) /i/
átono; (3) /i/ tônico; (o) /o/ átono; (4) /o/ tônico; (u) /u/ átono; (5) /u/ tônico; e as
consoantes correspondentes aos códigos: (b); (c); (d); (f); (g); (j); (l); (m); (n); (o); (p);
(q); (r); (s); (t); (v); (x); (z), e também (0) pausa.
6) Saliência fônica: (0) não se aplica; 0 – não se aplica; (A) (falava/falávamos); (B)
(fala/falamos, trouxe/trouxemos); (C) (está/estamos, tem/temos); (D) (comeu/comemos,
partiu/partimos, vai/vamos, foi/fomos); (E) (falou/falamos); (F) caso único: é/somos;(1)
come/comem, fale/falem; (2) fala/falam, ia/iam; (3) faz/fazem, quer/querem; (4) dá/dão,
está/estão, falará/falarão; (5) sumiu/sumiram, comeu/comeram, falou/falaram; (6)
fez/fizeram, teve/tiveram; (7) caso único: é/são; (8) caso único: foi/foram; (9) caso único:
veio/vieram.
7) Tonicidade: (M) monossílabo tônico; (O) oxítona, (P) paroxítona; (R) proparoxítona.
8) Tipo de verbo: (T) transitivo; (I) intransitivo e reflexivo; (E) ergativo; (C) cópula; (H)
ter/haver com função apresentativa; (V) vamos.
9) Tipo de sujeito: (s) SN pleno; (p) pronome reto; (i) pronome indefinido; (n) nulo
expletivo; (z) nulo de pronome; (g) a gente; (y) nulo de a gente; (d) pronome
demonstrativo; (j) pronome de uso genérico.
10) Posição do sujeito em relação ao verbo: (A) anterior adjacente; (D) anterior distante;
(F) posterior distante; (P) posterior adjacente; (Z) não se aplica (casos de sujeito nulo).
11) Tipo de coleta: (r) relato pessoal; (n) narrativa; (h) história em seqüência; (l) leitura; (c)
conversa informal; (d) leitura de desenho; (m) música.
12) Animacidade do sujeito: (A) sujeito [+] animado; (M) sujeito [-] animado; (N) não se
aplica.
13) Focalização: (f) foreground; (b) background.