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ANEXO B - CONSENTIMENTO INFORMADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEL
As informações contidas neste documento foram fornecidas pela aluna do curso de
mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana, Mirna Dorneles Moreira, sob
supervisão/orientação da Profª Fgª Drª Helena Bolli Mota, com o objetivo de autorizar por
escrito, minha participação, com pleno conhecimento dos procedimentos aos quais serei
submetido, com livre arbítrio e sem coação. O projeto para o qual fui convidado a participar
tem o título “Orientação Fonoaudiológica direcionada a um grupo de pais e/ou responsáveis
por crianças com alterações na fala e/ou na linguagem”. O objetivo do projeto é verificar a
eficácia da informação sobre desenvolvimento de linguagem e fala direcionada a grupos de
pais e/ou responsáveis pelas crianças que encontram-se na lista de espera do setor de
Fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Rosário do Sul-RS,
comparando os resultados obtidos nas avaliações realizadas antes e depois das oito reuniões
informativas programadas, confrontando os resultados obtidos no grupo estudo com os
resultados obtidos no grupo controle. A justificativa é que pretendo demonstrar que se estas
famílias forem instruídas a respeito de como se desenvolve a linguagem e a fala destas
crianças, os próprios familiares poderão intervir auxiliando neste desenvolvimento. O
procedimento será baseado em uma seleção de crianças com idade entre 4 a 8 anos, que
aguardam na lista de espera para atendimento no setor de Fonoaudiologia. Farão parte deste
estudo somente as crianças com alterações na fala e/ou linguagem. Para realizar esta seleção
será aplicada uma anamnese detalhada com os pais das crianças e estes serão convidados a
participarem desta pesquisa. Logo após haverá um sorteio para estabelecer quem fará parte do
grupo estudo e quem fará parte do grupo controle. Estas crianças serão submetidas a uma
avaliação auditiva, que consta de um exame para verificar a acuidade auditiva, a uma
avaliação de linguagem e a uma avaliação de fala. Inicialmente a linguagem e a fala da
criança serão observadas através de conversa informal e brincadeiras. Para avaliação
fonológica será utilizada a figura do “circo” proposta por Hernandorena e Lamprecht (1997)
onde a criança deverá falar a respeito da figura observada e será aplicado o exame
articulatório, que enfoca a repetição de uma lista de palavras. Para a avaliação da linguagem
será aplicada a Escala Beta para Avaliação de Linguagem em Crianças de três a dezessete
anos, elaborada por Feldman, Pinasco, Feldman & Canepa (1992) que consta da avaliação das
habilidades de compreensão, conceituação e expressão de linguagem, através da apresentação
de gravuras, perguntas e respostas. Todos estes dados serão gravados em fita cassette da
marca Sony EF-X e após será feita a transcrição fonética. Após o estudo, estas fitas gravadas
serão armazenadas em um banco de dados do Centro de Estudos de Linguagem e Fala (CELF)
do curso de Fonoaudiologia, da Universidade Federal de Santa Maria.Durante os encontros
com o grupo de pais serão transmitidas informações, através de projeção de lâminas, a
respeito do desenvolvimento normal da linguagem e da fala. Também serão abordados fatores
que influenciam este desenvolvimento. Logo após serão sugeridas atividades para que os pais
trabalhem em casa com seus filhos, como olhar gravuras e falar a respeito delas, leitura de
listas de palavras, leitura de histórias. Será reservado um espaço de tempo para
questionamentos à respeito de dúvidas dos pais e trocas de experiências. São apontados como
benefícios aos participantes deste projeto a redução no tempo de espera por um atendimento
fonoaudiológico, conscientização da família a respeito da importância da sua participação no
processo terapêutico assim como troca de informações a respeito do desenvolvimento da
linguagem e da fala das crianças. Este projeto é realizado sem fins lucrativos. Será mantido
sigilo quanto à identidade das pessoas avaliadas, ficando isto sob responsabilidade da
orientadora/supervisora do projeto.