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A gente tinha um problema sério com elevador. Chegam todos os alunos
num prazo muito curto. Chegam aqui de uma vez, e era uma loucura isso
aqui. Não tinha solução. Sempre tinha reclamação. A gente tentou fazer
rodízio, tentou resolver. E assim que nós implantamos as bolsas e os
acessoristas passaram a estudar conosco, acabou o problema dos
elevadores. Então, uma coisa que a gente nunca imaginaria que iria
acontecer, aconteceu. O acessorista passou a ser aluno, passou a ver o
outro lado da coisa, e com isso conseguiu ver onde estavam os problemas e
a solução veio. Hoje, nós não temos problemas com os elevadores. A gente
ia ficar igual a um louco achando que vai resolver com tecnologia, bota mais
um elevador, faz mais um rodízio, troca o acessorista [...] A gente colocou
biometria nas catracas. Trouxemos a solução de biometria da tecnologia
americana que é usada nos aeroportos. Fomos a primeira Instituição a fazer
vestibular com biometria. E passamos até em todos os campus controle
integrado de biometria, nas bibliotecas, etc. E aí era uma loucura na catraca.
Todo mundo chegava de uma vez na catraca pra entrar e pra sair também
era a mesma coisa. E um porteiro falou: “Poxa, por que vocês não deixam a
saída livre, e não precisa controlar a saída, só a entrada do aluno?” É uma
coisa que no modelo convencional a gente nunca iria dar liberdade para que
essas pessoas se manifestem (Diretor e Sócio).
Um segundo ponto á a valorização do ambiente organizacional pela alta administração
da UNA. Esse é outro ponto chave: melhorar o ambiente para que as pessoas se
sintam estimuladas a trabalhar na Instituição:
A UNA é uma Instituição que além da excelência acadêmica, ela quer se
tornar, na verdade, um espaço, um local interessante para as pessoas
trabalharem a para as pessoas viverem. Então, ela tem que ter um projeto
acadêmico, mas mais do que isso. O que todos nós queremos, eu, Padre
Magela, o pessoal lá, o Maurício, o que a gente coloca: a UNA tem que ser
um lugar estimulante para as pessoas trabalharem e para as pessoas
viverem [...] Nós estamos falando que a UNA quer ser um local agradável
para chegar ao ponto de ser uma das primeiras Instituições de Ensino a
figurar no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil [...]
(Dirigente Acadêmico 2).
Um terceiro traço é a valorização do trabalho em equipe e do ser humano:
A gente tem um sonho aqui, um objetivo de fazer a UNA uma empresa
diferente. Para isso, eu tenho procurado atuar em várias frentes, ou seja,
desde o modelo descentralizado, confiança, trabalho em equipe, valorização
do ser humano, que é o grande diferencial em si, foco no aluno, foco no
cliente (Diretor e Sócio).
Um quarto traço é a promoção das pessoas em termos de qualidade de vida:
Alguns programas, como a Qualidade de Vida, tem mais de 300 já inscritos
fazendo algumas atividades culturais, físicas, academia, cinema, teatro,