14
de Diversidade Cultural (Unesco, 2001) parece confirmar a impressão de Caws (1994) de
que o conceito antropológico de cultura é o mais utilizado hoje em dia. No preâmbulo,
encontra-se cultura definida como “o conjunto de aspectos distintivos espirituais, materiais,
intelectuais e emocionais de uma sociedade ou grupo social, (...) que engloba além das
artes e literatura, o estilo de vida, as formas de convívio, os sistemas de valores, as
tradições e as crenças” (tradução minha)
18
. A opção por uma definição bem geral visa não
restringir a área, pois acredito que, de saída, um tradutor deve ter a visão mais ampla
possível, que será posteriormente delimitada por outros fatores no processo da tradução,
como, por exemplo, a finalidade da tradução, o texto e cultura-fonte, a cultura-alvo e o
leitor-alvo entre outros, ou, como vimos anteriormente, pela própria delimitação de um
estudo.
Ao nosso ver, esses conceitos englobam definições de vários outros estudiosos,
como, por exemplo, Kramsch (1996b, p. 1), que informa haver duas maneiras de definir o
termo cultura. A primeira, vinda das ciências humanas, é a “forma com que um grupo
social representa a si mesmo e a outros através da produção material, seja por trabalhos
artísticos, literatura, instituições sociais ou por artefatos do dia-a-dia, e os mecanismos para
sua reprodução e preservação através da história” (tradução minha)
19
. A outra, vinda das
ciências sociais, é “as atitudes e crenças, maneira de pensar, comportamento e memória
compartilhados por membros de uma comunidade” (tradução minha)
20
. Ou engloba, ainda,
a definição criativa e poética de Brown (2002, p. 176) que considera cultura como “a ‘cola’
que une todas as pessoas pertencentes a um grupo. (...) Cultura é o nosso continente, é a
nossa identidade coletiva” (tradução minha)
21
.
Podemos ainda mencionar a distinção de Bennett (1996) entre Cultura com “C”
maiúsculo e “c” minúsculo. A primeira refere-se às instituições culturais: música, dança,
literatura, artes, arquitetura, sistema político, sistema econômico. Alguns referem-se a este
tipo de cultura como sendo a alta cultura, ou a cultura erudita. Estudar esse tipo de cultura
aumenta nosso conhecimento, mas não necessariamente a competência intercultural. A
cultura com “c” minúsculo, ou comportamento cultural, refere-se a como as pessoas agem
18
... the set of distinctive spiritual, material, intellectual and emotional features of society or a social group,
(...) it encompasses, in addition to art and literature, lifestyles, ways of living together, value systems,
traditions and beliefs.
19
…way a social group represents itself and others through its material productions, be they work of art,
literature, social institutions, or artifacts of everyday life, and the mechanisms for their reproduction and
preservation through history.
20
… the attitudes and beliefs, ways of thinking, behaving and remembering shared by members of that
community …
21
It is the ‘glue’ that binds a group of people together. (…) Culture is our continent, our collective identity.