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como base e revestimento. Devido à rigidez e espessura da placa, as pressões
transmitidas ao solo de fundação são de menores intensidades e mais
uniformes e se distribuem em áreas muito maiores quando comparadas a um
pavimento flexível. Um parâmetro importante para o projeto deste pavimento é
a resistência do concreto à tração na flexão. A camada de concreto apoia
geralmente numa camada de sub-base que não possui uma função estrutural
específica de resistir e distribuir esforços oriundos do tráfego. As suas
principais finalidades são: garantir uniformidade ao apoio da placa no solo de
fundação, evitar o bombeamento de finos e aumentar o coeficiente de recalque
a ser considerado no dimensionamento do pavimento.
Quanto à camada de revestimento, Silva (2005) classifica os pavimentos
em dois grandes grupos, ou seja, de asfalto e de concreto. Os de revestimento
asfáltico podem possuir a seguinte divisão: pavimentos flexível, semi-rígido,
invertido, deep-strength e full depth-strength. Já os de revestimento de
concreto de cimento são divididos em: pavimentos de concreto simples, de
concreto armado e de concreto protendido.
Neste trabalho, trata-se dos pavimentos com revestimentos asfálticos,
nos quais a atuação das cargas impostas pelo tráfego de veículos comerciais
gera maiores intensidades de tensões nas camadas subjacentes ao
revestimento, principalmente no subleito, quando comparados aos pavimentos
rígidos. Assim, este tipo de pavimento é mais susceptível ao surgimento de
defeitos, sendo necessário uma ação mais precoce de manutenção, quando
comparados à pavimentos rígidos. Essa necessidade de manutenção deve-se
ao surgimento de degradações que são geradas principalmente pelas tensões
oriundas do tráfego; dependendo de suas intensidades podem gerar defeitos
em toda a estrutura do pavimento, desde os mais simples aos mais graves.
Não se deve com isso pressupor que os pavimentos rígidos, devido a sua
capacidade de ficar maiores períodos de tempo sem a necessidade de
restauração ou manutenções preventivas, sejam alternativas melhores do que
os pavimentos com revestimentos asfálticos. Até hoje, o custo de construção
de revestimentos de concreto betuminoso é menor do que o de concreto de
cimento Portland. Porém, somente após um acurado estudo das várias