158
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1914,1991. 2. ed. Tradução
Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. História, política e ensino. In: BITTENCOURT, Circe.
(Org.). O saber histórico na sala de aula. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 42-66.
(Coleção Repensando o ensino).
KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São
Paulo: Contexto, 2003.
KRAMER, Sonia; SOUZA, Solange J. (Org.). Experiência humana, história de vida e
pesquisa: um estudo na narrativa, leitura e escrita dos professores. In: ______ História de
professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 13-42.
KUENZER, Acácia Zeneida. (Org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que
vivem do trabalho. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LE GOFF, Jacques. A história nova. 3. ed. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo:
Martins Fontes, 1995.
LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. A história que se conhece, a história que se ensina.
1997. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia,
Uberlândia, MG, 1997.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. O pensamento curricular no Brasil. In:
______. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. (Série cultura,
memória e currículo, v. 2).
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo: EPU, 1986. (Coleção Temas Básicos de Educação e Ensino).
MACEDO, Roberto Sidnei. A raiz e a flor. A gestão dos saberes para o desenvolvimento
humano: inflexões multirreferenciais em currículo. NOESIS: Revista do Núcleo de Curículo,
Comunicação e Cultura, Salvador, v. 1, n. 1, p. 29-47, 2000.
MARTINS, Maria do Carmo. A história prescrita nos currículos escolares: quem legitima
esses saberes? 2000. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, 2000.
MEIRELES, Cecília. Os melhores poemas de Cecília Meireles. 14. ed. Seleção de Maria
Fernanda. São Paulo: Global, 2002, p. 48-49.
MONTEIRO, Ana Maria F. C. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar.
História & Ensino, Londrina: Eduel, n. 9, p. 9-35, 2003.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Currículo, cultura e
sociedade. 2. ed. Tradução de Maria Aparecida Baptista. São Paulo: Cortez, 1995.