RESUMO
O comércio eletrônico (CE) está transformando o mundo dos negócios, ao
impor novas maneiras de promover e vender os produtos para os consumidores,
exigindo uma adaptação dos processos empresariais ao contexto para que as
organizações possam manter-se competitivas. Observa-se uma forte tendência de
que o CE se consolide como um modelo de negócios para os próximos anos
(TURBAN e KING, 2004; ALBERTIN, 2005; OCDE,2005). Pesquisas no âmbito
nacional revelam que o comércio eletrônico no mercado brasileiro está em processo
de consolidação, com as empresas direcionando esforços para a inserção no
ambiente de negócios formado pelas comunidades virtuais. A presente pesquisa
teve por objetivo conhecer o estágio de evolução do comércio eletrônico das maiores
empresas do mercado do Rio Grande do Norte, possibilitando uma análise
comparativa com o cenário nacional. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada
descritiva, de natureza quantitativa, proporcionando uma medição objetiva e
quantificada dos resultados. Para esta pesquisa, a população compreendeu as 200
maiores empresas sediadas no Estado do Rio Grande do Norte. Nesta pesquisa, foi
utilizado o procedimento técnico de levantamento de dados – survey –, aplicando-se
um questionário eletrônico preenchidos pela empresas participantes. Os resultados
apresentados neste estudo permitem concluir que as maiores empresas potiguares
estão utilizando o comércio eletrônico ainda de forma tímida, quando comparadas às
empresas nacionais, focando quase que exclusivamente os processos de negócio
referentes ao relacionamento externo com seus clientes, mais precisamente o
processo de divulgação de produtos e serviços. Tanto no CE com fornecedores
quanto no CE com clientes, há uma grande discrepância entre a utilização destas
modalidades em relação ao mercado brasileiro. O Rio Grande do Norte aparece com
menos da metade do índice de utilização de CE com fornecedores na edição
nacional da pesquisa – 26% no RN contra 60% no Brasil – e cerca de 60% no RN
contra 92% no CE com clientes. Entre as principais limitações e recomendações da
pesquisa, destacam-se: ampliação do universo de empresas de forma a obter-se
maior representatividade das empresas sediadas no Estado do Rio Grande do Norte;
ampliar o prazo de coleta de dados para que possa obter maior taxa de respostas e,
por conseguinte, resultados estatísticos com menores índices de erro; reavaliar o
questionário eletrônico quanto à sua usabilidade, para que possa torná-lo mais
intuitivo e mais fácil de preencher, de forma a minimizar as desvantagens de sua
aplicação, além de consolidar os benefícios do uso deste modelo de formulário;
realizar análise bivariada dos dados, envolvendo tabulações cruzadas a partir das
características das empresas selecionadas, tais como tempo de atividade, porte e
faturamento das empresas.
PALAVRAS-CHAVE: Comércio eletrônico, negócios eletrônicos, internet, Rio
Grande do Norte.