87
Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina,
2005.
NCTM - National Council of Teachers of Mathematics. Normas para o
Currículo e a Avaliação em Matemática Escolar. Lisboa: Associação de
Professores de Matemática e Instituto de Inovação Educacional, 1991.
NEGRÃO DE LIMA, R. C. Avaliação em Matemática: análise da produção
escrita de alunos da 4ª. série do Ensino Fundamental em questões
discursivas. 2006. 201 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e
Educação Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade
Estadual de Londrina, Londrina, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Programa de Avaliação do
Sistema Educacional do Paraná. Curitiba, 1995. Projeto Qualidade no
Ensino Público do Paraná – 1995 a 1998.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resumo Informativo do PQE:
Atividades Previstas Inicialmente e Realizadas até Junho. Curitiba, 1997.
PARO, V. H. Educação para a Democracia: o elemento que falta na
discussão da qualidade do ensino. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 23.,
2000, Caxambu. Anais... Caxambú: Associação Nacional de Pesquisa em
Educação, 2000. Disponível em:
http://www.uol.com.br/novaescola/ed/138_dez00/html/paro_educ.doc .
Acesso em 18 maio 2002.
PEREGO, F. O que a Produção Escrita Pode Revelar? Uma análise de
questões de matemática. 2006. 127 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de
Ciências e Educação Matemática) - Departamento de Matemática,
Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006.
PEREGO, S. C. Questões Abertas de Matemática: um estudo de registros
escritos. 2005. 105 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e
Educação Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade
Estadual de Londrina, Londrina, 2005.
PIRES, C. M. C.. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia
de rede. São Paulo: FTD, 2000.
RADATZ, H. Students’ Errors in the Mathematical Learning Process: a
Survey. For the Learning of Mathematics, v. 1, n.1, p. 16-19, 1980.
RICO, L. Errores em el aprendizaje de las matemáticas. In: KILPATRICK, J.;
GOMES, P.: RICO, L. Educación Matemática. Colômbia: Grupo Editorial
Iberoamericana, 1995. p.69-108.
SACRISTÁN, J. Gimeno. A avaliação no ensino. In: Sacristán, J. G; PÉREZ
GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre:
Artmed, 1998. cap.10, p. 295-351.