A Universidade atual comporta, comparada com a Universidade tradicional,
uma
multiplicação de funções
[grifo do autor]. Pode dedicar-se ao ideal
humanístico, como na Idade Média, tornar-se centro e guardiã das tradições e da
cultura, como no início da Idade Moderna, instituição de pesquisa, como queria
Humboldt, e promotora do bem social, como se espera hoje (1980, p.18).
Por todas estas funções, definições, missões, finalidades e por muitas outras que
não foram elencadas e pela importância desta instituição para a humanidade, é que se
propôs a realização desta pesquisa. O estudo do processo histórico da universidade trouxe
infinitas descobertas, inclusive sobre a história da educação e da Civilização Ocidental.
Não se pode deixar de assumir que, um estudo estritamente teórico, em um campo
de conhecimento alheio à formação na graduação, tornou-se um grande desafio para a
mestranda que é licenciada em Química, curso das Ciências Naturais, com forte caráter
positivista. A justificativa pela escolha do tema de pesquisa deu-se porque ainda na
graduação, a ausência da formação humana, da discussão acerca dos valores e das relações
humanas e que, a universidade como local de formação, pecava tanto no trato do humano
quanto em relação à técnica. Sucintamente, pode-se afirmar, que havia uma angústia por
conta de perceber que a formação técnica e profissional, do curso era colocada acima da
formação humana. Acredita-se que o pensar no humano antes de pensar no profissional
técnico, foi o motivo que levou a realizar o Mestrado em Ciências Humanas.
Assim, com uma temática complexa como a desenvolvida na presente dissertação,
levou-se a muitos questionamentos. Inicialmente procurou-se encontrar respostas para as
inquietações. Em seguida, estas foram descobertas, percebeu-se que a conclusão não
existe, pois novos apontamentos se fizeram ao longo da pesquisa, mas isto em momento
algum se tornou frustrante, desanimador, incômodo, pois se notou que a inquietação ajuda
a pensar e refletir sobre o papel dos profissionais da educação. A pesquisa trouxe o
entendimento, o conhecimento, as respostas, mas também abriu os olhos para outras
questões, e houve um convite a repensar/refletir sobre o já dito, escrito, comprovado,
indagado ou mesmo sentido. É a partir disto tudo, das dúvidas, respostas, questionamentos,
que se apresentaram, que se está inserido e sendo participante da história social. Foi sob
esta perspectiva de realizar perguntas e buscar respostas é que a pesquisa se fez.
O referencial teórico construído sobre o processo histórico da universidade foi
conduzido buscando destacar o papel das humanidades e do Humanismo. No que tange sua
definição, é lembrado que
humanidades
como sinônimo de
Humanismo
,
corresponde a um
movimento de retorno mais efetivo às fontes da cultura clássica (sobretudo Latina e Grega)