91
LIMA, S. N. de. A decisão de ensinar (ou não) a gramática teórica: depoimentos de
professores da rede pública. 2006. . Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-
Universidade de Taubaté, Taubaté, 2006.
LIPMAN, M. O pensar na educação. Trad. PÉRPETUO, A. M. F. Petrópolis: Vozes, 2001.
LOUSADA, Eliane. O texto como produção social: diferentes gêneros textuais e utilizações
possíveis no ensino aprendizagem de LE.São Paulo, (no prelo).
LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade.São Paulo: Ática, 2001. (Série Fundamentos).
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. trad. Cecília P. de Souza –e- Silva,
Décio Rocha. – São Paulo: Cortez, 2001.
MARCUSHI, L.A. Anáfora indireta: o barco textual e suas âncoras. In: KOCH, I. V;
MORATO, E.M; BENTES, A.C. (orgs) Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
MOLL, L. C. O desenvolvimento do discurso e dos conceitos científicos. In: MOLL, L. C.
Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. 2.ed. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 245 –260.
MONDADA, L; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma
abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M. et al. (orgs).
Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003 (Clássicos da Lingüística). (p. 17 –52)
MOURA, D. O caráter variável da regra de concordância no português do Brasil. Revista de
Letras, Ceará, v.1/2, n. 21, p. 78-84, jan/dez. 1999.
NEVES, M. H. de M. A vertente grega da gramática tradicional. São Paulo: HUCITEC;
[Brasília]: Editora Universidade de Brasília, 1987.
______.Que gramática estudar na escola? 2.ed. São Paulo: Contexto, 2004.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In LA TAILLE, Y
et al. Piaget, Vygotsky, Wallon: terias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Sumus, 1992.
______. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo:
Scipione, 1997 (Pensamento e ação no magistério).
_____ Pensar a educação. Contribuições de Vygotsky. In: CASTORINA, J.A. et al. Piaget –
Vygotsky: Novas contribuições para debate. 6 ed. 5 imp. São Paulo: Ática, 2003 (p. 51-83).
PERINI, M. A. Para uma nova gramática do português. São Paulo: Ática, 2004. (Série
Princípios).
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar Gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras,
1996. (Coleção leituras no Brasil).